Segundo Orestes Hotz, gerente regional do Sebrae/PR no oeste do Estado, a maioria das empresas envolvidas no turismo é formada por micro ou pequenas e, por conta disso, faz parte de um setor estratégico para o Sebrae/PR e para a economia paranaense. "O turismo movimenta a economia dos municípios, atrai recursos e é uma das maneiras de fazer a cidade se desenvolver. Assim, o Sebrae/PR está sempre disposto a incentivar esse crescimento", enfatizou Hotz.
De acordo com o presidente do CCVB, Gunnar Giorgi, a conclusão do planejamento estratégico da entidade é um "norte" para começar o trabalho, efetivamente. "Agora temos uma ‘linha mestra' na qual vamos nos focar daqui para frente. Estamos cumprindo um passo a passo para que o Convention inicie forte, com base. Paralelo a isso também estamos consolidando nossa sede, que será anexa ao Shopping JL, e construindo nosso site e identidade visual", anunciou Gunnar.
Eloi Zanetti, da Escola de Criatividade, empresa contratada pelo Sebrae/PR, foi um dos facilitadores do planejamento estratégico do CCVB. "O mais difícil de um programa de marketing é você encontrar um conceito forte e, para isso, é preciso muita conversa. Nossa equipe conversou muito aqui em Cascavel, com o Convention, com os taxistas, com os empresários. Foi assim que encontramos a ‘brasa' na qual podemos ‘assoprar' e fazer o fogo."
Diante da perspectiva, o planejamento estratégico para o Cascavel Convention & Visitors Bureau não será apenas na criação e fortalecimento de uma entidade ou instituição, reforçou Zanetti. "Estamos falando de um movimento, de uma ideia. Seguindo a nova ‘onda' do mundo, que é a economia criativa, as cidades criativas. Já está na hora de Cascavel caminhar nesse sentido e esse será o modelo com o qual o CCVB pode trabalhar", argumentou.
Vocação
Dentro do planejamento estratégico do Cascavel Convention & Visitors Bureau foi possível verificar o óbvio: que a cidade já tem vocação para o turismo de eventos e, o principal deles, dentro do segmento do agronegócio, estão o Show Rural Coopavel e a Expovel "Mas é preciso ir além disso, quando se fala em turismo criativo. O que mais pode girar em torno desse evento ou desse setor. Não apenas no período em que ele é feito, mas durante o ano todo", indagou Eloi Zanetti.
Além dos eventos focados no setor do agronegócio, aproveitando o reconhecimento que o Show Rural já traz a Cascavel, outros dois segmentos foram levantados como importantes: do automobilismo e da saúde. "No início, a ideia é ampliar o que já é destaque, criando e chamando eventos menores nos setores em que a cidade é reconhecida. Nesses, já tem uma ‘brasinha' para ‘assoprar'. Depois, esses setores ‘pivôs' serão estimuladores de outros setores da economia", enfatizou.
Desafios
A consultora do Sebrae/PR, Danieli Doneda, que gerencia o projeto de turismo da entidade no oeste do Paraná, destacou que a diretoria do CCVB buscou apoio do Sebrae/PR para iniciar a instituição de forma organizada. "Eles queriam um direcionamento para começar o Convention e, então, sugerimos a elaboração do planejamento estratégico. Foram cerca de quatro meses de trabalho, que incluíram encontros com os diretores, visitas aos eventos já consagrados e, até, pesquisa histórica da cidade."
Um trabalho intenso que fecha um ciclo, mas abre outro ainda mais importante, salientou a consultora. "O próximo passo é fazer com que o planejamento saia do papel e seja transformado em ações para fomentar o turismo criativo em Cascavel por intermédio do Cascavel Convention & Visitors Bureau", acrescentou.
Para isso, apontou Eloi Zanetti, todos os envolvidos precisam acreditar na causa. "Um dos papéis do Convention será articular alianças para promover tanto a integração dos diversos setores que envolvem o turismo de eventos, quanto com os parceiros públicos, intermediando por melhorias. Só vai dar certo se houver engajamento", finalizou.
Ademar Schuhli, empresário do setor de alimentação e vice-presidente do CCVB, confirmou a ideia de que juntos todo mundo ganha mais. "O Convention organiza o setor e isso ajuda a promover o município, captar eventos e gerar um fluxo maior de visitantes. Com isso todo mundo ganha. Não só aqueles que estão diretamente ligados ao turismo de eventos como hotéis ou restaurantes, mas também gráficas, postos de gasolina e até o município, com a arrecadação de impostos", relatou.
Da Assessoria
Cascavel planeja turismo criativo para os próximos anos
Cerca de 30 pessoas ligadas ao turismo em Cascavel reuniram-se na terça-feira, dia 20, no escritório do Sebrae/PR no município. O encontro marcou a apresentação do primeiro planejamento estratégico do Cascavel Convention & Visitors Bureau (CCVB), desenvolvido em parceria com o Sebrae/PR nos últimos meses. Com o conceito "Juntos cada um ganha mais", o CCVB vai apostar no turismo criativo para promover a cidade como destino de turismo de eventos.
Mais lidas
- 1Primeira Conferência Municipal de Igualdade Racial de Toledo reúne lideranças e fortalece políticas públicas
- 2Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica
- 3Abertura do II Simpósio de Pesquisa da FAG Toledo contará com cinco mesas temáticas
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
Últimas notícias
- 1Eficiência reprodutiva em vacas de corte depende de manejo sanitário e nutricional adequado, defende especialista
- 2Dia Internacional das Cooperativas: Roberto Rodrigues aponta cooperativismo como solução para desafios globais
- 3Boletim semanal informativo da dengue é divulgado pela Saúde em Toledo
- 4Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
- 5Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo