Na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), durante a seleção de acadêmicos realizada em 2011, seis estudantes de diferentes Campi, foram contemplados com bolsa de estudo, na modalidade graduação sanduíche, em que possuem a oportunidade de desenvolver pesquisas tanto na universidade brasileira quanto no exterior. Estes alunos atualmente estão nos Estados Unidos, Reino Unido, Dinamarca, Holanda e retornam ao Brasil no próximo ano.
Já na seleção do primeiro semestre deste ano mais seis estudantes seguiram ao exterior para desempenhar atividades em suas respectivas áreas, são eles: Evandro Bilha Moro, do curso de Engenharia de Pesca que está na Espanha; Mohamad Salem Ismail Neto, de Engenharia Elétrica em Portugal; Camila Thieme Rosa, de Fisioterapia na Espanha.
Além de Eduardo Moraes Schuch do curso de Engenharia Mecânica na Holanda, Azuaite Aramis Schneider, de Matemática em Portugual e Ernesto Willams Molina Antelo Junior de Engenharia Elétrica na Espanha.
A seleção
Os bolsistas serão selecionados por meio de chamadas públicas, divulgadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Cnpq). As Instituições de Ensino Superior (IES) poderão submeter seus respectivos estudantes que possuam melhor desempenho acadêmico, e que também se enquadrem nos requisitos exigidos para cada tipo de bolsa de estudo.
Os estudantes também deverão comprovar o conhecimento exigido nos idiomas de acordo com o País que irão atuar. A duração da bolsa é de 12 meses, podendo se estender por até 15 meses, quando inclui curso de idiomas.
Alguns benefícios são oferecidos aos selecionados como: mensalidades, auxílio instalação, seguro saúde, auxílio deslocamento e taxas escolares, quando houver. A previsão de início das atividades é 2013.
Inscrições e demais informações poderão ser obtidas pelo site www.cienciasemfronteiras.gov.br.
Conheça o Programa
O Programa Ciência Sem Fronteiras busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio de intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa partiu dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio das instituições de fomento – Cnpq e Capes – e também de Secretarias de Ensino Superior e Ensino Tecnológico do MEC.
O projeto prevê a utilização de até 101 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação.
Além disso, busca atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no Programa, bem como criar oportunidade para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior.
Da Assessoria
EDUCAÇÃO
Ciência sem Fronteiras: Acadêmicos recebem bolsas
Iniciam na próxima terça-feira (dia 27) e seguem até 14 de janeiro, as inscrições aos bolsistas do Programa Ciência Sem Fronteiras, para diversas modalidades de bolsa no exterior. Os alunos que forem selecionados realizarão atividades específicas da área que estudam, na universidade brasileira e na universidade do exterior, que poderá ser num dos seguintes países: Austrália, Alemanha, Canadá, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Hungria, Itália, Japão, Noruega, Portugal, Reino Unido e Suécia.
Mais lidas
- 1Brasil atinge novo recorde com 350 milhões de toneladas de grãos
- 2Mostra e Festival de Circo terá exposição e contação de história nesta quinta
- 3Toledo avança para implantação de Observatório de Indicadores Econômicos e Sociais
- 4Caça e Pesca já vive atmosfera da 52ª Festa Nacional do Porco no Rolete
- 5Prefeitura recebe reitor da Unioeste para tratar da Casa do Estudante
Últimas notícias
- 1Toledo recebe exposição de artista internacional
- 2Seca recua no Oeste e Noroeste do Paraná e se agrava no Norte e RMC, diz monitor da ANA
- 3Prefeitura de Toledo inicia construção de 30 casas populares em Vila Nova
- 4Sicredi apresenta novidades do cartão Mastercard Black com benefícios exclusivos para associados
- 5Capacitação aborda prevenção de doenças para médicos e enfermeiros de Toledo