Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Comunidade comemora bons resultados da Festa do Peru

Cerca de 2 mil pessoas participaram no domingo (30), da 10ª Festa do Peru, em Cerro da Lola, a primeira do calendário de eventos do município de Toledo. A programação começou logo cedo, com missa na comunidade, e prosseguiu com o almoço, ponto alto da festa, e matinê e mati-baile, estendendo-se até o início da madrugada.

31/01/2011 - 14:26


Para o evento foram assados 162 perus, equivalente a cerca de 550 quilos de carne, além de 650 quilos de gado e 250 quilos de porco. O peru é recheado com carne moída, entre outros ingredientes e temperos, e assado no forno. Acompanham a carne saladas, cuca e pão.

“A festa foi extremamente positiva”, segundo avaliou o presidente da comissão organizadora, Dinarte Bortolli, satisfeito com os resultados. Ele atribuiu a participação intensa da comunidade à expectativa positiva da safra. “A soja está muito bonita e a tendência de uma boa safra motiva os produtores”, diz ele, que neste ano enfrentou dificuldades para conseguir o peru, algo inédito nos anos anteriores. “Todo o ano a gente conseguia peru em promoção. Neste ano faltou a ave nos mercados”, acrescentou ele. “Tivemos que limitar a venda de kits. Se tivéssemos mais perus, poderíamos ter vendido mais”, informa.

Para ele, o empenho dos moradores em preparar o prato com muito esmero e a atenção no atendimento fazem da festa um sucesso. A isso se soma a facilidade de acesso. Há dez anos, quando foi realizada a primeira festa, o acesso à comunidade era de estrada de chão. Hoje o asfalto permite o deslocamento com qualquer clima, independente do sol ou da chuva.

A festa vem crescendo a cada ano. Na primeira edição foram preparados 60 perus. Hoje, dez anos depois, a quantidade quase triplicou, além da carne de gado e de porco que acompanham. “Foi um crescimento muito grande ao longo dos anos. A festa hoje está praticamente consolidada”, diz Bortolli, ressaltando a importância do evento, não só como opção de lazer e confraternização dos moradores, como também de melhorias para a comunidade. Os recursos arrecadados na festa são investidos em benfeitorias no clube e a prefeitura, todo ano, por conta do evento, faz alguns investimentos na sede da comunidade. “Neste ano vamos investir no clube. Todo o ano a gente compra alguma coisa, pensando na próxima edição da festa, para que não tenhamos que pedir emprestado”, conta Dinarte.

 

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29