1144x150 %284%29

GERAL

Professores voltam às atividades nesta terça-feira

Professores e demais servidores da rede municipal de ensino retornam às atividades nesta terça-feira, 1º de fevereiro. Eles serão recebidos com uma programação especial no Teatro Municipal, a partir das 8h30.

31/01/2011 - 14:29


Durante todo o dia, os professores e demais servidores da educação participam de palestras com o professor Gabriel Perissè, doutor em Filosofia da Educação pela Universidade de São Paulo. Ele, que tem diversos livros publicados, vai falar aos professores sobre os sete pecados capitais na educação, e à tarde sobre o tema conflito sim, violência não, o bullying. O termo em inglês é utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por indivíduo ou grupo de pessoas, com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupos) incapaz(es) de se defender.

“O tema vem sendo discutido muito mundialmente. Hoje a violência tem um novo conceito, que não é apenas a agressão física. Comportamentos e atitudes também podem caracterizar violência, razão pela qual é importante abordar esta questão”, comenta a secretária municipal de Educação, Janice Salvador. Segundo ela, a programação do período da tarde foi alterada em função de problemas de saúde do professor José Rufino dos Santos, inicialmente programado para falar no período da tarde. O professor deverá vir a Toledo em outra oportunidade e foi refeita a programação, com outro tema bastante importante para os profissionais da educação, no seu dia a dia de trabalho.

Na acolhida aos professores também serão empossados os novos diretores de escolas. Eles foram eleitos no final do ano passado para dois anos de mandato e assumem oficialmente as suas funções no começo deste ano.

De 2 a 4 de fevereiro, professores e demais profissionais de educação estarão nas escolas e centros de educação infantil, preparando os espaços e fazendo o planejamento pedagógico para 2011. As atividades com os alunos começam no dia 7 de fevereiro, nas escolas e creches. “Estamos com tudo pronto para o início das aulas. Os diretores e coordenadores já foram orientados e estamos prontos para o início das atividades letivas de 2011”, frisa a secretária. Segundo ela, ainda será necessária a contratação de alguns professores, aprovados no último concurso, mas isso não deverá atrapalhar o início do ano letivo. As aulas irão iniciar normalmente, com o quadro atual, fazendo posteriormente alguns remanejamentos e adequações no quadro de servidores. A educação aguarda a homologação do último concurso público para novas contratações.

Os pais que ainda não matricularam os seus filhos devem procurar a escola mais próxima. Lá eles serão atendidos de acordo com a demanda de vagas. “Em algumas escolas não tempos mais vagas, mas seguramente em todos os bairros ainda há vagas”, explica a secretária de educação. Neste caso, os pais deverão procurar a escola mais próxima para fazer a matrícula. A maior demanda de alunos em 2011 será para o quarto ano e por conta disso pode haver falta de vagas nesta série. A expectativa é de cerca de 2,6 mil alunos no quarto ano.

 

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29