Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Seminário promovido por Vargas apresenta projetos e debate dificuldades administrativas

O deputado federal André Vargas promoveu na última sexta-feira, 23, em Curitiba, um seminário com prefeitos, vices, vereadores e convidados que reuniu centenas de pessoas no Hotel Bourbon, em Curitiba, para mostrar os projetos federais disponíveis aos municípios, especialmente nas áreas de saúde, educação e saneamento, além de fazer um debate com os prefeitos eleitos pela primeira vez das experiências e dificuldades de uma administração municipal.

26/11/2012 - 13:26


Na abertura o prefeito eleito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT) e sua vice, Miriam Gonçalves (PT), falaram sobre os projetos para a capital e a necessidade de apoio das esferas estadual e federal. Fruet foi bastante aplaudido pela plenária que reuniu cerca de 200 pessoas, entre elas, 60 prefeitos eleitos e reeleitos. Ele parabenizou a iniciativa do deputado André Vargas pela realização do evento destacando que a importância da aproximação de prefeitos com os legisladores e com os outros administradores.
André Vargas ressaltou na abertura a importância da austeridade, da economia e das dificuldades que se encontrarão nas gestões. “É como lidar com um filho, é preciso ser rigoroso”. No entanto, o deputado destacou que existem 78 projetos do Governo Federal disponíveis para os municípios e que muitos deles não apresentam os projetos para obterem recursos. “Esse é o objetivo do seminário, trocar experiências, apresentar projetos disponíveis e me colocar à disposição para atender aos municípios lá em Brasília”, declarou.
Os prefeitos de Pinhais, Luizão Goulart (PT) e de Pitanga, Altair Zampier (PR), reeleitos com mais de mais 90% dos votos, falaram de suas experiências administrativas e também destacaram a importância da austeridade e rigor nas administrações. “É preciso governar pensando na população, é preciso estar bem com a população, somente depois se leva em conta as questões partidárias e funcionais”, declarou Luizão.
Zampier foi mais crítico e destacou que é preciso estar atento a tudo. “A administração, aos recursos humanos, a equipe de licitação - que precisa ser competente - e com as solicitações junto aos governos estadual e federal e deputados”, reforçou.
O coordenador de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Pucca, apresentou um panorama da atuação do Ministério da Saúde junto aos municípios e falou sobre os principais programas como Brasil Sorridente, Saúde Toda Hora, Saúde não Tem Preço, Saúde mais Perto de Você e outros.
José Balalaica, assessor da vice-presidência da Câmara e assessor do Ministério da Educação durante todo o Governo Lula, revelou sua experiência na área de Educação como funcionam os programas nesta área e de que forma as prefeituras podem acessá-las pelo site do MEC. “Mas antes de tudo isso, as prefeituras precisam preencher o PAR [Plano de Ações Articuladas], pois sem ele o município não recebe nenhum recurso do Governo Federal”, alertou especialmente aos prefeitos eleitos pela primeira vez.
O superintendente da Funasa no Paraná, Raul Henrique Ribas Macedo, reforçou que existem muitos projetos na área de saneamento, especialmente pelo PAC – Plano de Aceleração do Crescimento, e que os municípios precisam ficar atentos.
Já Fábio Carnelós, superintendente regional da Caixa em Curitiba, reforçou que a Caixa está presente em todos os municípios, já que é ela que é responsável pelos repasses federais às prefeituras e quem administra a maior parte do programa Minha Casa, Minha Vida. Ele lembrou que todas as superintendências regionais possuem salas voltadas especialmente para as prefeituras e que elas estão disponíveis para auxiliar os prefeitos nos projetos.
Ao final ainda falaram aos prefeitos Carlos Eduardo Hermann do Nascimento, da BR distribuidora, que discursou sobre pavimentação e Roberto Kosso, da Entrelinhas Comunicação que alertou aos administradores sobre a importância da comunicação e marketing nas prefeituras.
Na mesa de abertura: vice-prefeito de Araucária, Rui Souza (PT), prefeito de Ribeirão Claro, Maurício do Laticínio (PV), prefeito reeleito de Pinhais, Luizão Goulart (PT), deputado estadual e presidente do PT, Enio Verri, deputado André Vargas, prefeito eleito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), vice-prefeita eleita de Curitiba, Miriam Gonçalves (PT), prefeito eleito de Palmeira, Edir Havrechaki (PSC), prefeito eleito de Toledo, Beto Lunitti (PMDB), prefeito eleito de Irati, Odilon Burgath (PT) e prefeito reeleito de Pitanga, Altair Zampier (PR).

Da Assessoria

Anuncio gene 2