O encontro entre supermercadistas e representantes de pequenas agroindústrias, promovido pelo Sebrae/PR, acontece a partir das 9 horas, no escritório da entidade do município. "Essa pode ser a primeira ação de uma parceria comercial. O resultado poderá ser mais opções de produtos ao consumidor, além da ampliação de mercado para as agroindústrias", explica o consultor do Sebrae/PR, Emerson Durso.
Estão confirmadas 14 agroindústrias para a rodada de negócios com representantes de dez supermercados da Superama. "No encontro, os empreendedores deverão mostrar seus produtos para compradores e empresários dos supermercados", assinala Durso.
O consultor salienta que as agroindústrias expositoras participaram, no ano passado, por seis meses, de intensas capacitações no Programa de Implantação de Boas Práticas de Fabricação em Agroindústrias e foram aprovadas para a segunda fase de ações de incentivo do Sebrae/PR, que trata de pontos para a melhor comercialização do produtos.
"Foram mais de 100 agroindústrias no Boas Práticas de Fabricação. Dessas, apenas 40 obtiveram 80% de aprovação nos cinco requisitos do Programa. Neste ano, essas aprovadas tiveram a oportunidade de ir além e melhorar a visibilidade de suas marcas e produtos, montando um catálogo online e, agora, participando da rodada de negócio", acrescenta.
Desenvolvimento
A avaliação do gerente da Regional Oeste do Sebrae/PR, Orestes Hotz, a rodada de negócio vai possibilitar não só o aumento de mercado, mas, principalmente, o desenvolvimento regional. "Nesse encontro, vamos possibilitar que agroindústrias da região possam vender seus produtos para supermercados da região. Desta maneira, o recurso continua girando na região e ajuda no desenvolvimento."
Daniel Carminati é sócio-proprietário de um dos supermercados filiados à Rede Superama, em Céu Azul, e acredita que esta será uma ótima oportunidade tanto para os supermercadistas quanto para os produtores. "Nossa expectativa é fazer bons negócios, conhecendo novos produtos e, quem sabe, com uma tabela de preços mais atrativa que os convencionais", relata o empresário.
Já Karyn Dayane Vacari, representante de agroindústria de Marechal Cândido Rondon, a abertura de mercado e novas possibilidades de venda é o que atrai na rodada de negócio. "Hoje temos uma demanda de mercado de cerca de 7 mil bandejas de pão de alho e no período de férias e festas, aumentamos para 10 mil ao mês. Com essa nova possibilidade, podemos aumentar nossa capacidade produtiva, vender em novos mercados e aumentar nossa estrutura física", analisa.
Para o gerente regional do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Carlos Roberto Strapasson, o encontro é interessante para estimular os produtores e agroindústrias a mostrar que têm qualidade nos produtos. "Em termos de qualidade eles estão prontos para o mercado. Com novos compradores precisarão se organizar em grupos para atender a demanda ou, até, investir para o aumento da produção", aconselha.
Da Assessoria
Rodada de negócios reúne agroindústrias e rede supermercadista, no Oeste do PR
Os produtos da agricultura familiar do oeste do Paraná podem ter acesso a novos mercados. Panificados, geleias, embutidos, polpa de frutas, massas e salgados, entre outros, antes vendidos de porta em porta, para merenda escolar ou para minimercados, serão apresentados aos representantes da Rede Superama, em Cascavel, nesta terça-feira, dia 27.
Mais lidas
- 1Corpo de Bombeiros orienta como prevenir afogamentos e outros acidentes em piscinas
- 2Acesso à internet na primeira infância mais do que dobrou desde 2015
- 3Ato oficializa abertura de conta da Prefeitura de Toledo no Sicredi Progresso
- 4Brasil amplia presença internacional e abre mais de 500 mercados para produtos agropecuários entre 2023 e 2025
- 5Toledo sedia reunião de secretários de Saúde dos municípios da 20ª RS
Últimas notícias
- 1Empatia não é enfeite de dezembro
- 2Secretaria da Fazenda alerta população sobre dívida ativa
- 3Projeto-piloto na UBS Jardim Maracanã é exposto durante evento em Brasília
- 4Toledo debate implantação do Centro de Treinamento Agropecuário (CTA)
- 5Paraná se destaca na vacinação contra HPV e supera média nacional em 2025


