Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

CULTURA

Conselho da Cultura encerra atividades de 2012 com avaliação positiva

No último dia 20, O Conselho Municipal de Políticas Culturais de Toledo (CMPC) esteve reunido, no Teatro Municipal, para apresentação do relatório das atividades desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Cultura. Na ocasião, os conselheiros também avaliaram positivamente as atividades realizadas em 2012. A presidente do Conselho, e secretária de Cultura de Toledo, Rosangela Reche de Souza, afirmou durante o encontro que a reativação do CMPC e a elaboração do Regimento Interno foram dois grandes ganhos da sua gestão. “O novo conselho, pela nova lei, agora é deliberativo, consultivo e normativo. Além disso, metade dos conselheiros é representante da sociedade civil e o restante faz parte do poder público”, disse.

28/11/2012 - 16:27


Rosangela também apresentou números sobre todos os investimentos feitos no decorrer do ano de 2012, como a contratação dos professores nas áreas de instrumentos de sopro, teclado, violão, técnica vocal e regência. O Teatro Municipal também teve mais dois técnicos incorporados ao quadro funcional.
Outros assuntos abordados durante a reunião foram a segunda edição da Virada Cultural, os festivais como Festinho e Festin, a compra de instrumentos musicais, as diversas apresentações culturais realizadas no município e, em especial, a eleição de dois toledanos, Dado Guerra e Moema Viezzer, para o Conselho Estadual de Cultura.
Ainda de acordo com a secretária da Cultura, o CMPC desempenhou papel importante neste primeiro ano de trabalho, quando foram escritos dois documentos fundamentais para o futuro andamento das ações na política cultural do município. Um delas, o projeto de lei 132 que cria o Sistema Municipal de Cultura e o Fundo Municipal de Cultura, que se encontra em análise na Câmara Municipal e deverá ser votada ainda este ano.
Em nome do conselho, Edy Braun, agradeceu o trabalho desenvolvido por Rosangela Reche enquanto secretária municipal de Cultura e presidente do CMPC. Além delas, estiveram presentes no encontro os conselheiros Helga Viezzer, Luis Alberto Martins Costa, Paulo Merísio, Jean Michel Bispo, Fabiana Aparecida Pansera, Eliane Cargnelutti Torres, Maria Salete Queiroz, Ivair Ferreira dos Santos e Narciso Muller.

Tombamento da Gruta
Durante a reunião foram apresentados dados sobre o processo de tombamento histórico da Gruta Nossa Senhora de Lourdes, na Vila Becker. A conselheira Helga Viezzer, eleita para representar o conselho na comissão de análise, explicou como foram os trabalhos de pesquisa e visita in loco. Para a decisão disse que a comissão optou por declarar patrimônio histórico por entender que se trata de um bem sentimental e pelo valor afetivo da obra e da imagem de Nossa Senhora de Lourdes.

Da Assessoria - Toledo

Anuncio gene 2