O Encontro dos Eleitos faz parte do Programa de Estudos Avançados para Líderes Públicos, uma iniciativa que, desde 1998, tem como objetivo transformar gestores públicos paranaenses em estrategistas e articuladores de ações para a melhoria de indicadores socioeconômicos e desenvolvimento sustentável dos municípios.
A programação começa às 14 horas, com a oficina " Aspectos legais para uma gestão sem risco", com técnicos do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). Durante três dias, serão realizados ainda painéis e palestras que servirão de apoio, aos eleitos e as suas equipes, para a elaboração de planos de ação com foco nos 100 primeiros dias de governo e no estabelecimento de alianças estratégicas.
A abertura oficial está marcada para as 19h30, com a presença do governador do Paraná, Beto Richa; do presidente da Assembleia Legislativa, Valdir Rossoni; ministros de Estado, deputados, senadores e do anfitrião do evento, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, Jefferson Nogaroli.
Durante o Encontro dos Eleitos, programas do governo estadual, voltados para o desenvolvimento dos municípios, estarão disponíveis para consulta dos eleitos e suas equipes. Assim como programas oferecidos por entidades empresariais. Governo e secretários de Estado despacharão a partir de Foz. Também está prevista a participação de deputados estaduais no Líderes Públicos. Eles contarão com espaço exclusivo de atendimento.
Visão do todo
O Programa de Estudos Avançados para Líderes Públicos, chamado inicialmente de Homem Público, trabalha, de forma integrada, temas como desenvolvimento local e regional, planejamento e gestão estratégica, liderança e micro e pequenas empresas.
Os eleitos receberão durante o Encontro um guia sobre a importância do empreendedorismo e das pequenas empresas. Elaborado pelo Sebrae/PR, é um raio-x dos pequenos negócios que destaca a necessidade de os gestores públicos investirem em políticas públicas focadas em micro e pequenas empresas.
De acordo com o guia, os pequenos negócios representam 99% dos estabelecimentos formais hoje no Brasil e respondem por 60% dos empregos com carteira assinada.
O Estatuto Nacional da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, conhecido como Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, também estará em pauta. Para o Sebrae/PR, a legislação, em vigor no Brasil desde 2006, melhorou o ambiente e a realidade dos pequenos negócios, sobretudo porque representou menos impostos, menos burocracia e mais oportunidades de negócios e canais de acesso à inovação, tecnologia e novos mercados.
As prefeitas e prefeitos eleitos, no entendimento do Sebrae/PR, têm tudo para ajudar na regulamentação da Lei Geral, facilitando, por meio de programas, projetos e propostas de lei, a abertura e funcionamento de pequenos negócios; a concessão de tratamento tributário favorecido e diferenciado; e promovendo, por exemplo, compras públicas com atenção especial às micro e pequenas empresas, dentre outras ações.
Da Assessoria
GERAL
Prefeitas e prefeitos eleitos do PR traçam, em Foz, plano para 100 primeiros dias de governo
Começa nesta quarta-feira, dia 28, em Foz do Iguaçu, o Encontro das Prefeitas e Prefeitos Eleitos - Gestão 2013/2016. O evento, realização do Sebrae/PR e governo do Paraná, segue até sexta-feira, dia 30, no Rafain Palace, e deve reunir mais de 1,2 mil pessoas, entre prefeitos, vice-prefeitos, assessores e futuros secretários municipais.
Mais lidas
- 1Corpo de Bombeiros orienta como prevenir afogamentos e outros acidentes em piscinas
- 2Acesso à internet na primeira infância mais do que dobrou desde 2015
- 3Ato oficializa abertura de conta da Prefeitura de Toledo no Sicredi Progresso
- 4Brasil amplia presença internacional e abre mais de 500 mercados para produtos agropecuários entre 2023 e 2025
- 5Toledo sedia reunião de secretários de Saúde dos municípios da 20ª RS
Últimas notícias
- 1Empatia não é enfeite de dezembro
- 2Secretaria da Fazenda alerta população sobre dívida ativa
- 3Projeto-piloto na UBS Jardim Maracanã é exposto durante evento em Brasília
- 4Toledo debate implantação do Centro de Treinamento Agropecuário (CTA)
- 5Paraná se destaca na vacinação contra HPV e supera média nacional em 2025


