“Estamos debatendo os desafios que existem no Brasil na área da educação básica. Este é um espaço de diálogo permanente para que, juntos, busquemos alternativas para a educação nacional”, afirmou o vice-governador e secretário estadual da Educação, Flávio Arns.
Em relação ao ensino médio, o secretário afirmou que as mudanças necessárias devem acontecer com o trabalho conjunto entre o governo e a sociedade. “O Paraná precisa trabalhar muito, com toda a sociedade, para enfrentar a evasão e a repetência. Temos que oferecer profissionalização concomitante, estágios, atividades de contraturno e infraestrutura adequada. E isso depende da soma do trabalho de todos”, comentou.
O documento com a proposta consta de um diagnóstico do ensino médio de todas as regiões do Brasil. Além disso, durante os dois dias serão apresentadas sugestões de mudança para esta modalidade de ensino. “Temos que fortalecer a parceria com o Ministério da Educação, para colocar em prática o que estamos propondo. Alguns estados já têm condições de fazê-lo em 2013. Essa reunião permite que um estado passe para o outro aquilo que está fazendo de bom”, comentou a presidente do Consed, Maria Nilene Badeca da Costa.
Entre algumas sugestões em análise estão a mudança do currículo em algumas áreas do conhecimento, como o aplicado ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e novos investimentos na formação de professores e na infraestrutura das escolas que oferecem essa modalidade, ampliação da jornada de ensino e ações para incentivar o protagonismo juvenil, para que o aluno tenha mais interesse em permanecer na escola.
POLÍTICAS – Além da troca de experiências entre os participantes, o evento serve para que o Ministério da Educação informe sobre as políticas educacionais que estão sendo elaboradas para o país. “A reunião é uma oportunidade fundamental para que o MEC possa ter uma interação bem próxima com as secretarias estaduais, no sentido de promover melhorias da política educacional’, comentou o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), José Carlos Wanderley Dias de Freitas, que está representando no encontro o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.
A proposta de democratização para a compra de ingressos para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, os desafios da educação profissional e tecnológica, alinhamento dos planos estaduais de Educação ao Plano Nacional de Educação (PNE), além de apresentações sobre projetos de arquitetura escolar e da educação indígena também são temas do encontro.
CULTURAL – Durante a abertura da reunião foi apresentado um momento cultural para os participantes. Alunos do Curso de formação de Docentes do Instituto de Educação Dr. Caetano Munhoz da Rocha, em Paranaguá, fizeram uma apresentação de fandango, dança típica do Litoral do Paraná. A atividade é desenvolvida em contraturno na escola e, além da aprendizagem, tem como objetivo resgatar e difundir a cultura caiçara (referente ao litoral paranaense).
Da AE Notícias
EDUCAÇÃO
Conselho Nacional de Secretários da Educação discute ensino médio
Secretários estaduais de educação de todo o Brasil elaboram uma proposta para melhoria do ensino médio no país. A finalização do documento é um dos principais temas da 4.ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), iniciada nesta quinta-feira (29), em Curitiba. As discussões prosseguem na sexta-feira (30).
Mais lidas
- 1Corpo de Bombeiros orienta como prevenir afogamentos e outros acidentes em piscinas
- 2Acesso à internet na primeira infância mais do que dobrou desde 2015
- 3Ato oficializa abertura de conta da Prefeitura de Toledo no Sicredi Progresso
- 4Brasil amplia presença internacional e abre mais de 500 mercados para produtos agropecuários entre 2023 e 2025
- 5Toledo sedia reunião de secretários de Saúde dos municípios da 20ª RS
Últimas notícias
- 1Empatia não é enfeite de dezembro
- 2Secretaria da Fazenda alerta população sobre dívida ativa
- 3Projeto-piloto na UBS Jardim Maracanã é exposto durante evento em Brasília
- 4Toledo debate implantação do Centro de Treinamento Agropecuário (CTA)
- 5Paraná se destaca na vacinação contra HPV e supera média nacional em 2025


