A oficina "Prioridades/Ações de Governo para o Desenvolvimento Municipal - do discurso à prática", ação do Programa de Estudos Avançados para Líderes Públicos comandada pelo Sebrae/PR, fez a diferença. Os eleitos fizerem uma reflexão, levantando pontos fortes e fracos, sobre a realidade dos municípios que vão administrar e montaram um ‘mapa' dos setores que merecem maior atenção. Onze temas relacionados ao desenvolvimento econômico foram analisados com o auxílio do Sebrae/PR.
Na avaliação da prefeita eleita em Paranacity, no noroeste do Paraná, Ednea Batista, a orientação do Encontro foi útil para delinear e dar um rumo nos primeiros dias de gestão. "A questão do plano dos 100 dias foi fundamental, principalmente no que diz respeito à intenção de tornar o município empreendedor. A união de entidades e o governo do Estado, trazendo força aos novos prefeitos só enriquece. As experiências compartilhadas nas palestras, conversas, oficinas também serão repassadas para os secretários."
No seu primeiro mandato na Prefeitura de Paulo Frontin, Jamil Pech aproveitou a ocasião para fazer contato com outros gestores. "Estamos no extremo-sul do Paraná e eventos como esse ajudam na troca de experiências com outras cidades e, até mesmo, fortalecer os municípios de nosso entorno e recuperar a ideia de que o povo não precisa sair em busca de oportunidades, eles terão o apoio do município para empreender", observou.
"O evento superou minhas expectativas", disse a prefeita Ana Lúcia Mazeto, do município de Califórnia, na região norte do Estado. "A importância que o Sebrae/PR, governo estadual e demais entidades envolvidas com o Líderes Públicos demonstraram para com as prefeituras foi muito significativa. O estímulo ao empreendedorismo, às competências e à capacidade da equipe de trabalho será o desafio de nossa gestão. Para isso, vou pedir auxílio ao Sebrae/PR de Apucarana, assim que minha equipe de secretários estiver formada", prevê a prefeita.
Este foi o segundo ano que Jucerlei Sotoriva, prefeito eleito de Santa Helena, no oeste paranaense, participa do evento. "Em 2009, participei enquanto era vereador no município, mas, agora, no primeiro mandato na prefeitura, minha responsabilidade em assimilar os temas é ainda maior. A questão do planejamento como ponto principal para uma gestão eficaz foi um ótimo recurso para guiar nos primeiro dias de mandato, para que a população não sinta a transição. Depois, nosso foco será a implementação total da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa", ressaltou Sotoriva.
Do sudoeste do Paraná, o prefeito eleito Mário Paulek, de Mariópils, comentou que pretende investir no fortalecimento dos pequenos negócios do município. "70% da nossa economia gira em torno da agricultura familiar, principalmente a produção leiteira. Neste Encontro, percebemos que incentivar os agricultores familiares e formar pequenas agroindústrias podem incentivar, em consequência, o comércio local, ou seja, estimulando que as pessoas façam o dinheiro girar dentro da cidade", destacou.
Da Assessoria
Para eleitos do PR, Líderes Públicos é fundamental para planejar mandato
Planejar os 100 primeiros dias de governo, para construir um mandato de quatro anos com resultados e foco no desenvolvimento. Essa foi a tônica do Encontro de Prefeitas e Prefeitos Eleitos - Gestão 2013/2016, realização do Sebrae/PR e governo do Estado que mobilizou mais de 1,5 mil pessoas entre prefeitos eleitos, vice-prefeitos, assessores e futuros secretários municipais, nesta semana em Foz do Iguaçu.
Mais lidas
- 1Mutirão em Vila Nova levará cuidado integral à população idosa
- 2Prefeitura de Toledo instaura processo administrativo do Hospital Regional
- 3Paraná recebe 332 mil vacinas contra a gripe para início da campanha no próximo sábado
- 4Começa a 4ª Oster Toledo no Parque Ecológico Diva Paim Barth
- 5Educação que transforma: Faculdade Donaduzzi conquista selo nacional inédito no Oeste do Paraná
Últimas notícias
- 1Implantação do Eixão do Desenvolvimento é aprovada em audiência pública
- 2Agro brasileiro exportará via Turquia para contornar Estreito de Ormuz
- 3Dia D: campanha de vacinação contra a gripe começa neste sábado no Paraná
- 4Orquestra Sinfônica e Balé Teatro Guaíra abrem inscrições para músicos e bailarinos
- 5Toledo é destaque no Paraná com experiência inovadora em saúde bucal na Atenção Primária



