1144 x 150 anu%cc%81ncio casa de noti%cc%81cias eu garanto o aluguel

GERAL

Centros de Revitalização retomam atendimento depois das férias

Os Centros de Revitalização da Terceira Idade (CERTIS) de Toledo, que atendem cerca de 600 idosos nas unidades instaladas na Vila Pioneiro e no Jardim Coopagro, voltaram às atividades nesta terça-feira (1º), depois de um período de férias.

01/02/2011 - 14:48


Os idosos foram recebidos com um café da manhã e depois participaram de atividades, como exercícios físicos. Nesta semana, gradativamente, serão retomadas todas as atividades. Os Certis contam com uma estrutura ampla para diversas atividades, como cursos, oficinas de artesanato, informática, aulas de alfabetização, hidroterapia, fisioterapia, atendimento médico e odontológico, entre outras atividades. Também foram retomadas na terça-feira as atividades dos programas sociais da Secretaria de Assistência Social.

“Nosso forte é a ginástica e o artesanato. Estas e outras atividades estão sendo retomadas de forma gradativa. Hoje começamos com a ginástica e nesta quarta com aulas de alfabetização”, contou a coordenadora do Certi da Vila Pioneiro, Odete Ravache. “Estamos com uma programação especial já definida ao longo de todo o ano”, acrescenta ela. Serão realizadas oficinas de artesanato em datas comemorativas, alfabetização, ginástica, coral, teatro, dança, bailes temáticos, entre outras atividades ao longo do ano, além de atendimento preventivo médico, odontológico e de fisioterapia.

Para a coordenadora da unidade, o projeto está sendo extremamente positivo e os resultados podem ser vistos na melhoria da qualidade de vida dos idosos que freqüentam. “Muitos reduziram as suas idas aos postos de saúde, diminuíram ou suprimiram os remédios para depressão e outras doenças. Só o fato de se exercitar nas aulas de ginástica, sair de casa, se encontrar com outras pessoas está sendo muito positivo para os idosos”, acrescenta. Ela também destacou a integração entre os diferentes grupos de idosos, que nos finais de semana se visitam, participando das atividades dos grupos.

A diretora do Certi do Jardim Coopagro, Santina Campos, também destacou a importância da integração entre os idosos e do contato com outras pessoas. “Os idosos nos procuravam nas férias, dizendo que estavam com saudades. Vamos retornar aos poucos, mas também estamos com uma programação definida, com diversas atividades ao longo do ano”, destacou ela. Além de oficinas, aulas de alfabetização, ginástica, atendimento médico, odontológico e de fisioterapia, o Certi do Jardim Coopagro disponibiliza um laboratório de informática, tanto para idosos como para a comunidade em geral.

 

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29