“Mais de 440 pessoas, representando 121 municípios do Paraná, receberam a formação”, explica Cléo. Para esta edição, o projeto será aberto para todos os interessados, independente da área de atuação. “Profissionais de diversos setores, que tenham interesse em aprender ou aperfeiçoar as ferramentas de ensino, incentivo e abordagem da leitura, podem participar”, observa a literária. Foram abertas 40 vagas para o curso gratuito, que ocorre no Museu Paranaense (Rua Kellers, 289 - Alto São Francisco).
Sobre o projeto
O curso é gratuito e oferece aos participantes uma reflexão sobre o texto literário. O ensino de como a palavra falada pode servir como forma de interação com as diversas áreas de conhecimento também será abordado. A formação dos mediadores integra as metas do Plano Estadual do Livro, Leitura e Literatura (Pelll), sugerido pela SEEC. A primeira cidade a receber a ação foi Cascavel, no início do mês de agosto. Após, as cidades de Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Maringá, Londrina, Jacarezinho, Campo Mourão, Umuarama, Paranavaí, Ivaiporã, Piraí do Sul, Laranjeiras do Sul, Guarapuava, Ponta Grossa, União da Vitória e Curitiba receberam o projeto. As inscrições são realizadas gratuitamente pelo site www.cultura.pr.gov.br. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3024-7342.
Próximo passo
As oficinas proporcionaram 20 horas presenciais e 20 horas de atividades, onde os participantes elaboraram um relatório de aplicação do que vivenciaram no curso. Para a avaliação destes trabalhos e apresentação dos mesmos, será realizado o “Fórum de Leitura e Literatura 2013”, dividido em três etapas: uma na cidade de Foz do Iguaçu, no dia 1° de março do próximo ano, outra em Maringá, no dia 22 de março e a última em Ponta Grossa, em 19 de abril. Profissionais da área, como escritores, especialistas em leitura e literatura e contadores de histórias – dos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais participarão do Fórum. Profissionais da SEEC, BBP e a escritora farão a escolha de seis trabalhos dos participantes que serão apresentados nessa oportunidade.
Sobre Cléo Busatto
Cléo Busatto é escritora e contadora de histórias. Mestre em Teoria Literária pela UFSC. Pesquisadora transdisciplinar formada pelo Cetrans. Como mediadora em projetos de leitura e literatura formou cerca de 50 mil pessoas e suas histórias foram ouvidas por mais de 75 mil. É autora de 20 obras, entre livros e CD-ROMs. Em 2002 publicou seu primeiro livro infantil, Dorminhoco, e não parou mais. Suas obras fazem parte de programas de leitura e catálogos internacionais, como o Bologna Children’s Book Fair. Autora de quatro livros teóricos que abordam o tema narração oral e oralidade e quatro CD-ROMs sobre narração oral de histórias. Coautora de livros de contos e teóricos. Colaboradora de jornais e revistas dirigidas ao público infantil e juvenil. www.cleobusatto.blogspot.com e www.cleobusatto.com.br.
Da Assessoria
GERAL
Cléo Busatto ministra oficina do projeto “De Caso com a Palavra” aberta ao público em Curitiba
Nos dias 10 e 11 de dezembro, Cléo Busatto, escritora, contadora de histórias e mestre em Teoria Literária, ministra oficinas do projeto “De Caso com a Palavra”, abertas ao público, em Curitiba. O curso é uma parceria entre a Secretaria da Cultura do Paraná (SEEC), Biblioteca Pública do Paraná e a escritora Cléo Busatto, autora do projeto. Viabilizado com recursos da Lei Rouanet e patrocinado pela Copel, a ação – que envolveu 15 cidades do Estado – foi direcionada aos profissionais de bibliotecas e mediadores de leitura.
Mais lidas
- 1Ações da Secretaria da Mulher colocarão Toledo em clima de pré-Carnaval
- 2Maternidades do Paraná iniciam uso de novo medicamento para prevenir vírus sincicial em bebês
- 3Universidades estaduais do Paraná firmam acordos de dupla diplomação em Portugal
- 4Direção da Sicredi Progresso apresenta programa União Faz a Vida
- 5Workshop debate “Priorização das Principais Demandas do Município”
Últimas notícias
- 1Universidades estaduais do Paraná firmam acordos de dupla diplomação em Portugal
- 2Workshop debate “Priorização das Principais Demandas do Município”
- 3Maternidades do Paraná iniciam uso de novo medicamento para prevenir vírus sincicial em bebês
- 4Ações da Secretaria da Mulher colocarão Toledo em clima de pré-Carnaval
- 5Mudanças em semáforos no Centro começam a valer a partir desta terça (3)



