Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Catedral recebe fieis para despedida de D. Francisco

A Catedral Cristo Rei recebe na noite desta terça-feira (4), a comunidade católica da região de 19 municípios para a celebração eucarística de despedida de Dom Francisco Carlos Bach. A missa, em Ação de Graças, terá início às 19h30, e contará com a participação do clero, religiosos, representações das pastorais e movimentos eclesiais, entidades assistenciais, colégios católicos, dos conselhos de pastoral e autoridades civis.

03/12/2012 - 15:05


Para o povo cristão, a acolhida e a despedida são momentos de celebrar. Foi assim com Dom Francisco quando tomou posse na Diocese de Toledo e agora será quando ele se despede para assumir no dia 15 deste mês de dezembro, às 10h, a Diocese de São José dos Pinhais. A transferência foi determinada pelo Papa Bento XVI, no último dia 3 de outubro.
A presença de Dom Francisco na Diocese de Toledo foi marcada pela simpatia, disposição e alegria que animaram a fé do povo desta região. “A fé, que atua pelo amor, torna-se um novo critério de entendimento e de ação, que muda toda a vida do homem”, afirma o Papa Bento XVI na Carta Apostólica Porta Fidei.
Por meio de sua ação pastoral, Dom Francisco mostrou-se zeloso pela comunidade que lhe foi confiada há sete anos, quando recebeu a ordem episcopal, em Ponta Grossa. Na celebração realizada na Catedral Sant’Ana, deixou de ser Pe. Chico para se chamar Dom Francisco, alcançando o terceiro grau do Sacramento da Ordem.
Dedicou-se a organizar administrativamente a Diocese, assim como não deixou em momento algum de realizar seu serviço pastoral junto às comunidades, realizando visitas pastorais, participando de encontros, reuniões, palestras e celebrações jubilares, desde a capela até a paróquia. Recebeu reconhecimento da sociedade civil ao ser agraciado com o título de Cidadão Honorário do Município de Toledo.
Dom Francisco é o quinto bispo diocesano de Toledo e a partir do dia 15, a Diocese entrará na condição “Sede vacante”, ou seja, estará no aguardo da eleição ou transferência de um novo bispo, o que poderá levar cerca de um ano. O Colégio de Consultores, formado por sete padres diocesanos, será responsável por escolher o administrador diocesano até a posse do novo bispo. A escolha deverá ser realizada no dia 17 deste mês de dezembro.

Da Assessoria

Anuncio gene 2