O time e a comissão técnica estão fazendo uma campanha de panetones para quitar as dívidas e participar da competição. O técnico da equipe, Fernando Faria, informa que ofícios foram encaminhados para o gabinete do Prefeito de Toledo, secretários, vereadores, deputados estaduais e federal, porém ninguém respondeu ao documento. Esta resposta teria que ser antes desta sexta-feira, porque neste dia até às 19h tem classificação funcional e nos demais dias (sábado e domingo) acontece a competição. “Nós também podemos receber recursos de empresas privadas. Nós temos resultado, mas falta incentivo da sociedade toledana. A população auxilia o time, porém os empresários – em sua maioria - não”.
Se a equipe não conseguir arrecadar o recurso suficiente, Faria disse a equipe tentará buscar uma solução para participar da partida. “Não sei o que fazer. Se os atletas quiserem disputar, nem que eu tenha que mandar de dois em dois em passe livre e eu pago a minha passagem”.
Incentivo ao esporte
Em Toledo se discute muito ao incentivo ao esporte, mas de repente a ATACAR pode não participar da última competição do ano. Sobre isso, Faria lamenta a situação e afirma que a equipe nunca ficou fora do pódio, porque todas as disputas existentes no HCR o time venceu. “É a única equipe do Brasil e do Mundo que ganha todas as competições no HCR. O PARAJAP’S é a primeira edição e não queremos ficar fora desta competição. A equipe possui resultado para apresentar aos futuros patrocinadores, mas falta apoio”. Ele ainda declara que na área paradesportiva há algumas barreiras se comparado com dita convencional. “Nós conseguimos a Lei de Incentivo ao Esporte. Desenvolvemos um projeto, porém venceu em novembro e somente em 2013 será iniciado um novo projeto com novas competições e outras modalidades que pretendemos atender”.
O técnico relata que a ATACAR está captando recursos para o ano de 2013. “Nós gostaríamos de ter mais o apoio dos empresários da cidade. Nós queremos representar mais Toledo. Acredito que no próximo ano vai continuar com o repasse do recurso da Prefeitura de Toledo para 2013”.
Desafios
Os principais desafios, segundo o técnico, são o meio de locomoção para as competições e, principalmente, porque a maioria dos ônibus possui o adesivo de adaptado, contudo nem sempre o são. “Eu pego nas costas do atleta e o outro pega nas portas e entramos no ônibus. A acessibilidade é a nossa principal dificuldade e claro agora não termos o recurso no final do ano para participar das competições”.
Panetone
Quem quiser adquirir o panetone deve ligar no número 9921-7220 ou acessar o facebook Atacar Toledo e o site www.atacartoledo.com.br ou manter contato com os atletas. Os pedidos dos panetones (gotas de chocolate ou frutas cristalizadas) podem ser feitos até esta quarta-feira, dia 05 de dezembro e na próxima quarta-feira, dia 12 de dezembro, a equipe fará a entrega. “Com as vendas pretendemos quitar as nossas dívidas e participar da competição, mas também se algum empresário ou político quiserem nos auxiliar todo o recurso será bem-vindo”.
**Equipe**
A equipe é composta por atletas de Toledo, Marechal Cândido Rondon, Quatro Pontes, Cascavel. Segundo Faria, todos os jogadores atuam por paixão, porque nem eles ou a comissão técnica possuem salários. “O esporte é um incentivo para todos os jogadores, porque eles não devem ser vistos como coitados, mas eles e a sociedade precisam visualizar as possibilidades em suas vidas”.
Atualmente, o Município de Toledo é considerado referência no Handebol de Cadeira de Rodas (HCR) e a equipe ATACAR já destacou diversos atletas que foram contratados por equipes de outros Estados, como Santa Catarina. Além de receber comissões técnicas e jogadores de outros Países, como Chile ou Portugal.
Em 2013, alguns atletas de Toledo vão representar o Brasil no Mundial. Em 2016, os atletas pretendem participar das paraolimpíadas como esporte em exibição para em 2020 participem como competidores, já que o esporte não foi aceito para esta competição.
ESPORTES
Devido a falta de recursos, equipe da ATACAR pode não participar da última competição de 2012.Comissão técnica e atletas promovem campanha e pedem auxílio a comunidade
A equipe ATACAR recebe – anualmente – o recurso de R$ 12 mil da Prefeitura de Toledo por meio da Lei de Utilidade Pública. Contudo, como 2012 foi um ano eleitoral, a equipe não recebeu o incentivo. Em contrapartida, a Secretaria de Esportes auxiliou com o transporte e o pagamento de taxas para as etapas do Paranaense. Para a competição no Rio de Janeiro, a Secretaria informou que não conseguiria o transporte. Com isso, a equipe utilizou recursos próprios, o qual não foi suficiente para quitar as despesas do ônibus, gerando um déficit de em média R$ 3,5 mil. Na sequência, em Curitiba, foi realizada a etapa do Sul-Americano, o time novamente solicitou transporte a Secretaria, porém foi negado. No entanto, os jogadores e a comissão técnica decidiram participar da competição e bancaram as despesas. Nesta semana, a equipe vive novamente um novo dilema, porque no período de 8 a 9 de dezembro é realizado pela primeira vez os Jogos Abertos Paradesportivo do Paraná (PARAJAP’S) em Londrina. Nesta competição, a equipe representa a cidade de Toledo, porém não tem recursos para o deslocamento.
Mais lidas
- 1Primeira Conferência Municipal de Igualdade Racial de Toledo reúne lideranças e fortalece políticas públicas
- 2Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica
- 3Abertura do II Simpósio de Pesquisa da FAG Toledo contará com cinco mesas temáticas
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
Últimas notícias
- 1Eficiência reprodutiva em vacas de corte depende de manejo sanitário e nutricional adequado, defende especialista
- 2"Quem é o Próximo a Morrer pelo Haiti?"
- 3Dia Internacional das Cooperativas: Roberto Rodrigues aponta cooperativismo como solução para desafios globais
- 4Boletim semanal informativo da dengue é divulgado pela Saúde em Toledo
- 5Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”