Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Segurança Alimentar de Nutricional de Toledo é destaque em Brasília

O diretor de Segurança Alimentar e Nutricional de Toledo, Luiz Bazei, é o representante toledano no “Colóquio Sobre a Gestão dos Equipamentos Públicos de Segurança Alimentar e Nutricional”. O evento acontece na Esplanada dos Ministérios, nos dias 6 e 7 de dezembro, em Brasília, Distrito Federal.

04/12/2012 - 14:14


Promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o evento tem como objetivo promover consulta aos processos de normatização, monitoramento e avaliação dos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional, e também aprofundar a discussão sobre falhas, potencialidades e dificuldades existentes na gestão do Programa Restaurantes Populares.
De acordo com Bazei, Toledo, por seu modelo de logística na administração dos seus cinco restaurantes populares, vai ocupar um espaço de destaque no encontro. “Funcionamos com uma cozinha única, centralizada, que abastece aos cinco refeitórios. Somos o único município que implantou esse sistema de trabalho”. Toledo também é a única cidade da Região Sul convidada para o evento.
Outro fator relevante apontado por Bazei diz respeito ao número de refeições servidas nos restaurantes toledanos. Ao todo, 2.500 almoços são preparados diariamente. “Além destes, ainda temos em torno de 15.000 refeições destinadas às escolas e aos centros de educação infantil da rede municipal. Cidades maiores não concentram este grande número de atendimentos”.
Todos estes dados serão apresentados por Luiz Bazei no evento. “Somos um modelo nacional no que diz respeito ao Programa Restaurantes Populares e ser convidado para falar da nossa sistemática para representantes de todas as esferas governamentais me orgulha. Meu dever, enquanto gestor deste trabalho, está cumprido”, finalizou.

Cozinha Social e Restaurantes Populares

Os restaurantes populares estão presentes em 89 municípios brasileiros sendo que cinco destes estão instalados em Toledo. O primeiro a atender os munícipes toledanos foi o do Jardim Coopagro, inaugurado junto com a Cozinha Social, no dia 6 de dezembro de 2006. Após, foram entregues a população o da Vila Boa Esperança, em 27 de março de 2007; do Jardim Europa, em 30 de março de 2007; do São Francisco, em quatro de julho de 2008; e por fim, o da Vila Paulista, em 29 de abril de 2011. As refeições são subsidiadas pelo município e pelo governo federal e custam ao cidadão R$ 1,50.
Além dos restaurantes, a Cozinha Social atende a Secretaria de Educação, somando 26 escolas, com aproximadamente 10.400 alunos, sendo que três delas tem o regime de contraturno escolar, somando mais 300 estudantes. São distribuídos também pães em 20 centros municipais de educação infantil. Na Secretaria de Assistência Social são disponibilizados lanches para 25 grupos da Pastoral da Criança, 38 Grupos de Idosos, nove projetos sociais e duas casas de acolhimento institucional.
Além destes, são entregues, através das Unidades Básicas de Saúde, suco e leite de soja para as famílias toledanas. Outros atendimentos são realizados em eventos especiais como cursos e reuniões. Os produtos, utilizados no preparo dos alimentos, são adquiridos através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que conta hoje com 330 produtores associados, e do Programa Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA), com mais 140 fornecedores.
Atualmente, o departamento de Segurança Alimentar e Nutricional de Toledo conta, de acordo com informações repassadas por Luiz Bazei, com uma equipe de aproximadamente 100 colaboradores.

Da Assessoria - Toledo

Anuncio gene 2