Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Época de vestibular: estudar para dormir ou dormir para estudar?

A época de vestibulares chegou e as Universidades dão início à maratona de exames pelo país. A preocupação com as provas, escolha profissional e pressão dos familiares resultam em noites mal dormidas por parte dos vestibulandos.

04/12/2012 - 14:49


Segundo uma pesquisa divulgada pela revista científica americana “Nature Neuroscience”, uma boa noite de sono auxilia o cérebro a armazenar na memória o que foi estudado e adquirido ao longo do dia. Para o neurocirurgião, Carlos Rocha, uma das regiões afetadas pela falta de sono é o Hipocampo, diretamente ligado à formação de memórias no cérebro. “O que você aprendeu durante as aulas e as horas de estudo daquele dia podem passar pela sua cabeça, mas não permanecem. As cinco horas seguidas de descanso dentro um período de aprendizagem são fundamentais para o armazenamento das informações”.
Danos
Além de não conseguir armazenar o que foi estudado, ao deixar de dormir, o vestibulando sofre com a falta de atenção e concentração, fadiga mental e física e sonolência em horas inapropriadas. O estresse também aumenta, devido ao acréscimo dos níveis de Corticosterona no organismo, causado pela ausência do sono. “O período de pré-vestibular já é uma fase que envolve mais estresse pela pressão recebida de todos os lados. Preservar as horas de sono para o relaxamento é fundamental”, afirma Rocha.
Dicas para uma boa noite de sono
Para melhorar ou recuperar a qualidade do sono o ideal é estabelecer uma regularidade, dormir e acordar nos mesmo horários. Evitar o consumo de estimulantes - principalmente os produzidos à base de cafeína – após às 14h. Esses produtos provocam insônia e ansiedade. Praticar exercícios físicos aumenta a quantidade do sono profundo e oferece uma sensação de descanso ao acordar. “Pequenas mudanças de hábitos transformam a hora de dormir em um momento prazeroso, melhora a qualidade do aprendizado e deixa o vestibulando melhor preparado para o grande dia”, finaliza o médico.

Da Assessoria

Anuncio gene 2