“Esta é uma medida muito importante, que integra a política de formação continuada dos profissionais da educação do Paraná. Estamos cumprindo o compromisso assumido pelo atual governo com a sociedade paranaense, de oferecer educação pública de qualidade”, afirma o secretário da Educação e vice-governador Flávio Arns.
O processo seletivo é regulamentado pela resolução nº 7282, também publicada esta semana. De acordo com a resolução, para participar do processo seletivo o profissional deve ser integrante efetivo do Quadro Próprio do Magistério (QPM) e do Quadro de Funcionários da Educação Básica (QFEB); possuir licenciatura plena e estar em exercício das funções na rede pública estadual de ensino ou entidades conveniadas com a Secretaria da Educação.
Também é preciso ter sido admitido em programa de pós-draduação, em nível de mestrado ou doutorado, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), desde que relevante para a Rede Pública de Educação Básica, entre outros critérios, que estão disponíveis no edital do processo seletivo interno.
Os interessados deverão protocolar o pedido de inscrição no Núcleo Regional de Educação e encaminhá-lo à Coordenação Estadual do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE). Uma comissão interna será responsável pelo processo seletivo.
A política de afastamento para esses estudos vem sendo adotada pela Secretaria da Educação desde o início de 2012. Atualmente, 320 professores e funcionários já estão usufruindo deste benefício.
PDE - Além do processo de afastamento para cursos de mestrado e doutorado, a Secretaria da Educação mantém o Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e com as 14 instituições públicas de ensino superior do Estado.
O PDE propõe um conjunto de atividades organicamente articuladas, definidas a partir das necessidades da Educação Básica. O programa é desenvolvido em dois anos. No primeiro ano o professor afasta-se de suas atividades de docência e pode dedicar 100% do tempo aos estudos teóricos. No segundo ano, o profissional volta para a sala de aula, podendo dedicar 25% da carga horária para aplicação prática de sua pesquisa na rede de ensino e o restante do tempo aos estudos.
De 2007 a 2011 passaram pelo PDE 7.200 professores. Atualmente a turma 2012 possui 1.786 professores e o Processo Seletivo para a Turma 2013 também foi concluído, com a oferta de 2.000 vagas para o próximo ano.
Da AE Notícias
EDUCAÇÃO
Aberta seleção para profissionais da educação que desejam se afastar para mestrado ou doutorado
A Secretaria de Estado da Educação publicou nesta terça-feira (4) edital que oferta 300 vagas para professores e funcionários da rede estadual de ensino que desejem se afastar para fazer cursos de mestrado e doutorado. Os profissionais serão selecionados por meio de processo interno. As inscrições devem ser feitas de 10 a 14 de dezembro e o afastamento poderá ser de até dois anos, a partir de fevereiro de 2013.
Mais lidas
- 1Corpo de Bombeiros orienta como prevenir afogamentos e outros acidentes em piscinas
- 2Acesso à internet na primeira infância mais do que dobrou desde 2015
- 3Ato oficializa abertura de conta da Prefeitura de Toledo no Sicredi Progresso
- 4Brasil amplia presença internacional e abre mais de 500 mercados para produtos agropecuários entre 2023 e 2025
- 5Toledo sedia reunião de secretários de Saúde dos municípios da 20ª RS
Últimas notícias
- 1Empatia não é enfeite de dezembro
- 2Secretaria da Fazenda alerta população sobre dívida ativa
- 3Projeto-piloto na UBS Jardim Maracanã é exposto durante evento em Brasília
- 4Toledo debate implantação do Centro de Treinamento Agropecuário (CTA)
- 5Paraná se destaca na vacinação contra HPV e supera média nacional em 2025



