Com presença de mais de 200 convidados, o desfile apresentou 18 peças de roupas e teve como modelos as próprias estudantes do projeto que receberam instruções profissionais sobre passarela. A preparação da maquiagem e cabelo foi por conta das alunas do curso de cabeleireiro do Senac. O resultado não podia ser outro: Um belo desfile, aprovado pelos presentes.
Patrícia Karina Turetta, do 1º ano do Colégio Estadual Jardim Porto Alegre, comenta que o desfile foi “o dia”. Para ela, a ansiedade foi maior que o nervosismo. No final, lamentou o fim do Contraturno deste ano. Já para a sua colega de classe, Andreza Paola Ferraz, este dia foi especial, explicando que se sentiu tão nervosa quanto uma modelo.
A confecção das roupas foi de maneira artesanal e teve como matérias-primas lacres de latinhas, sacolas plásticas, jornais, embalagens de amaciante, palitos de picolé, placas de raio-x, sacos de lixo, copos descartáveis, embalagens tetra-pak, filtros de café e papéis de diversos tipos. Destes materiais, alguns podem levar mais de 100 anos para se decompor na natureza, ressaltando a importância de reciclar. Na ocasião a decoração do espaço teve como base os mesmos materiais.
A proposta da confecção das roupas não teve pretensão para uso ou comercialização, mas um trabalho de complemento sobre o consumo e o descarte dos materiais que podem ser reciclados. Mostrar como muitos resíduos considerados lixo na verdade não o são e podem sim ser reaproveitados de forma consciente.
Além da confecção das roupas os alunos produziram sacolas presenteáveis, feitas a partir de folhas de revistas e pesquisas sobre a origem e a decomposição de diversos materiais recicláveis, levantamento estatístico sobre a quantidade média de lixo produzido pelas pessoas e uma projeção desse resultado baseado na população do município de Toledo.
Do ano letivo do Projeto Contraturno, três meses foram com foco principal na reciclagem. Neste período, os orientadores notaram significativa mudança de hábito nos alunos. No início, muitos estudantes não tinham a preocupação em jogar papel no chão ou em separar lixo de forma seletiva, mas ao decorrer do projeto, muitos perceberam os atos incorretos produzidos por eles e foram mudando positivamente de postura, chegando ao ponto de corrigir uns aos outros e mesmo seus familiares. Tanto que a maioria dos materiais utilizados para confeccionar as roupas do desfile, muitos foram coletados na própria casa dos alunos. “Para mim foi ótimo trabalhar com os materiais recicláveis. Agora tudo tem outra função. Estou separando tudo aqui em casa”, exalta Patrícia Turetta.
O evento marcou o encerramento das atividades do Projeto Contraturno, que em 2012 atendeu nas atividades sistemáticas mais de 100 alunos divididos entre o 1º e 2º ano do ensino médio do Colégio Estadual Jardim Europa, 1º ano do Colégio Estadual Senador Attílio Fontana e 1º ano do Colégio Estadual Jardim Porto Alegre, além de oficinas de automaquiagem e desenho em grafite, ofertadas para os demais alunos das escolas e comunidade local.
Da Assessoria
GERAL
Contraturno promove encerramento do ano com desfile de moda
O Sistema Fecomércio Sesc Senac PR realizou, em Toledo, no dia 30 de novembro, a festa de encerramento das turmas do Projeto Contraturno 2012, no Centro da Juventude Márcio Bombardelli. Foram realizados Desfiles Ecológicos, com mostra de roupas confeccionadas com materiais recicláveis, produzidas pelos alunos do projeto, estudantes dos colégios estaduais Jardim Porto Alegre, Jardim Europa e Senador Atílio Fontana.
Mais lidas
- 1Primeira Conferência Municipal de Igualdade Racial de Toledo reúne lideranças e fortalece políticas públicas
- 2Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica
- 3Abertura do II Simpósio de Pesquisa da FAG Toledo contará com cinco mesas temáticas
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
Últimas notícias
- 1Eficiência reprodutiva em vacas de corte depende de manejo sanitário e nutricional adequado, defende especialista
- 2"Quem é o Próximo a Morrer pelo Haiti?"
- 3Dia Internacional das Cooperativas: Roberto Rodrigues aponta cooperativismo como solução para desafios globais
- 4Boletim semanal informativo da dengue é divulgado pela Saúde em Toledo
- 5Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”