Ele relata que apesar do assunto se arrastar a algum tempo, representantes das associações de moradores, escolas, igrejas, comerciantes, entre outras instituições estão se mobilizando para constituir a primeira comissão. Gaspar explica que os núcleos – ao serem acionados – realizam um trabalho de defesa civil na comunidade. “A princípio, o foco do projeto é desenvolver a defesa civil, mas em segundo plano, câmaras técnicas serão formadas para discutirem segurança pública e trânsito de cada local da região Sul. Por enquanto, não há a compreensão da totalidade em torno da região, mas se forem feitos pequenos grupos de discussão para cada um receber a demanda de cada local é possível fazer uma filtragem dos assuntos e agregá-las para apresentar no Conseg”.
Gaspar salienta que com a formação do núcleo e, posteriormente, de pequenos grupos será possível ter subsídios para discutir segurança pública com a participação de diversos representantes das entidades daquela região.
Segundo o conselheiro, os integrantes do núcleo formarão equipes multiplicadoras para discutir a defesa civil nas associações, sindicatos, escolas, igrejas, estabelecimentos industriais e empresariais. Ele relata que o núcleo também irá qualificar voluntários, visando o atendimento preventivo, emergencial e mobilizador quando houver a necessidade de intervenção da defesa civil. “O núcleo ainda realizará o mapeamento de áreas de risco ou que necessite de intervenção de defesa civil e elaborará o plano de defesa civil para a região de abragência, da mesma maneira que auxiliará na elaboração do plano de defesa civil para cada um dos espaços compreendidos na região sul”.
Gaspar afirma que as principais estratégias do NUDEC na região são: mobilizar uma equipe que auxilie na instalação do núcleo; propor e viabilizar os cursos de defesa civil, sejam eles on line ou presencial; realizar simulados com crianças ou adolescentes na formação cidadã sobre a defesa civil e elaborar sugestões que ordenem a convivência comunitária da região de combate a criminalidade e seus efeitos sociais.
Implantação
Conforme Gaspar, nas próximas semanas, os representantes da comissão provisória serão indicados. “Será realizada uma reunião preparatória para explicar o projeto, a qual será registrada em ata. Também será preciso eleger um responsável para organizar as reuniões ordinárias e extraordinárias. Além de prever um local de equipamentos e materiais de expediente, entre outros fatores”.
Em reuniões anteriores da defesa civil, o secretário de segurança e trânsito, João Crespão, disse que a estrutura municipal da defesa civil é ideal, porém é preciso dar continuidade no incentivo de criar os núcleos. “As comunidades devem se organizar e criar os núcleos e trabalhar em ações preventivas quando verificarem algum problema, devem se antecipar e trabalhar em conjunto com a Secretaria. Pretendemos motivar ainda mais as comunidades já que a defesa civil é um trabalho voluntário. Além de disponibilizar mecanismos e ideias”.
GERAL
Primeira NUDEC será criada na região Sul de Toledo
A defesa civil é o conjunto de medidas permanentes que visam evitar, prevenir ou minimizar as consequências dos eventos desastrosos, a socorrer e assistir as populações atingidas, preservando seu moral, limitando os riscos e perdas materiais e restabelecendo o bem-estar social. Para ampliar a atuação da defesa civil, ela é composta de Núcleos Comunitários de Defesa Civil (NUDEC), os quais desenvolvem ações em bairros ou regiões de cada cidade. Em Toledo, em anos anteriores, o Corpo de Bombeiros de Toledo – durante o Fórum de Segurança Pública – abordou a criação dos núcleos na cidade. E finalmente, um grupo de lideranças da região Sul do Município está se mobilizando para desenvolver o projeto piloto da primeira NUDEC em Toledo. O projeto foi apresentado pelo conselheiro, Oscar Gaspar, durante a última reunião do Conselho Comunitário de Segurança de Toledo (Conseg), na noite de quarta-feira (05), na central dos conselhos.
Mais lidas
- 1Primeira Conferência Municipal de Igualdade Racial de Toledo reúne lideranças e fortalece políticas públicas
- 2Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica
- 3Abertura do II Simpósio de Pesquisa da FAG Toledo contará com cinco mesas temáticas
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
Últimas notícias
- 1Eficiência reprodutiva em vacas de corte depende de manejo sanitário e nutricional adequado, defende especialista
- 2"Quem é o Próximo a Morrer pelo Haiti?"
- 3Dia Internacional das Cooperativas: Roberto Rodrigues aponta cooperativismo como solução para desafios globais
- 4Boletim semanal informativo da dengue é divulgado pela Saúde em Toledo
- 5Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”