Fernando Lucas Pinto, do Interlegis, agradeceu à assistente legislativa Tere Dal Bosco pela turma organizada para a oficina e lembrou que o Legislativo é diferente dos outros poderes, pois não tem hierarquia e todos trabalham “ombro a ombro”. Assim, destacou, o Interlegis trabalha com a parceria e as câmaras aderem ou não aos projetos, com custo zero ou praticamente zero. “A contrapartida é o empenho” destacou ele na abertura da oficina, que reúne participantes de várias câmaras municipais do Oeste do Paraná. Na abertura confirmaram participação representantes de Toledo, Marechal Rondon, Formosa do Oeste, Ouro Verde do Oeste, Vera Cruz do Oeste, Maripá, Tupãssi e São Miguel do Iguaçu. A oficina é ministrada por equipe do Senado Federal integrada por Fernando Lucas Pinto, com apoio de José Bonifácio de Góis Júnior e Patrícia Boureau Álvares da Silva.
GERAL
Interlegis realiza curso regional na Câmara de Toledo
Foi aberta na quarta-feira, dia 5, prosseguindo até a sexta-feira, dia 7, a oficina Portal Modelo, promovida pela Escola do Legislativo em parceria com o Interlegis. A oficina aborda a ferramenta criada pelo Interlegis para as câmaras municipais visando o apoio ao trabalho legislativo e que também faz a hospedagem do projeto.
Na abertura o presidente da Escola do Legislativo, Rogério Massing, disse que quando o vereador eleito chega à Câmara precisa debruçar-se sobre a questão legislativa e verifica que não pode criar despesas e nem reduzir ou cortar impostos porque o Município também não pode ter renúncia de receita. Para o vereador tem faltado o trabalho em cima do orçamento, da LDO e do PPA para fazer um trabalho que coloque o Legislativo em evidência no município. Ele destacou ainda que as melhores assessoras da Câmara são mulheres, mas isso não se reflete na composição do Legislativo pois para pedir votos elas ainda são “um tanto acanhadas”. Ele defendeu um trabalho voltado para juventude e a família e anunciou a implantação do Parlamento Jovem em Toledo visando mostrar como o projeto é criado, como chega à Câmara, como é montada a proposta, a LDO, o PPA para que ao ver a sessão a pessoas possa entender o espetáculo da sessão e porque ela é como é, além de destacar o cuidado com o dinheiro público, “que é de todos e tem que ser mais cuidado que o nosso próprio”.
Mais lidas
- 1Brasil atinge novo recorde com 350 milhões de toneladas de grãos
- 2Mostra e Festival de Circo terá exposição e contação de história nesta quinta
- 3Toledo avança para implantação de Observatório de Indicadores Econômicos e Sociais
- 4Caça e Pesca já vive atmosfera da 52ª Festa Nacional do Porco no Rolete
- 5Prefeitura recebe reitor da Unioeste para tratar da Casa do Estudante
Últimas notícias
- 1Toledo recebe exposição de artista internacional
- 2Seca recua no Oeste e Noroeste do Paraná e se agrava no Norte e RMC, diz monitor da ANA
- 3Prefeitura de Toledo inicia construção de 30 casas populares em Vila Nova
- 4Sicredi apresenta novidades do cartão Mastercard Black com benefícios exclusivos para associados
- 5Capacitação aborda prevenção de doenças para médicos e enfermeiros de Toledo