De acordo com coordenadora de Ensino a Distância (EAD) da Unioeste, professora Beatriz Helena Dal Molin, a proposta deste programa responde a organização de um Projeto Piloto de Educação a Distância para o Sistema Prisional/e-SIPRIS atendendo Unidades Prisionais do Estado do Paraná, e a Unidade Prisional de Segurança máxima em Catanduvas (caso haja parceria) com aderência aos princípios da Rede e-Tec Brasil e, atendimento às diversidades unidades do atendimento penitenciário, e autonomia institucional da gestão educativa da Unioeste e do Instituto Federal do Paraná (IFPR).
Sistema Prisional
Professora Beatriz explica que a proposta trata da excussão de cursos da Rede e-Tec/Brasil de nível técnico profissional a distância para atender aos sentenciados das Unidades Penais de Cascavel e Unidade Penal Industrial de Cascavel e, se acordados, entre parceiros, a Penitenciária Federal de Segurança Máxima em Catanduvas, entre outras que poderão fazer parte deste projeto.
Os objetivos dos cursos são os de preparar os participantes a nível técnico para exercerem uma profissão após o cumprimento de suas penas, visando à sua completa inserção na sociedade. Para tal, opta-se pelos vários eixos do Currículo Referência. Os cursos obedecerão aos princípios da Rede e-Tec/Brasil no que diz respeito à modalidade, à carga horária e ao conteúdo programático e apresentarão sugestões de atividades simuladas e outras que possam apresentar-se pertinentes ao sistema prisional segundo o qual os cursos deverão sofrer a devida adequação.
Para melhor atender à natureza do público alvo, os cursos serão realizados em módulos com certificação de cada um deles que tenha sido concluído a contento, segundo o acordado entre os partícipes.
Cursos
Os cursos técnicos profissionais de nível médio na modalidade EAD da Rede e-Tec/ Brasil contarão com os seguintes recursos de ensino: ambiente virtual de ensino: será utilizada a plataforma Moodle customizada para o curso em foco, contando com: biblioteca virtual, salas de conferências (chats) fóruns, sistema de acompanhamento entre outras possibilidades de uso da plataforma escolhida. Como consequência e resultado desta primeira etapa da proposta, os professores-autores, levando-se em conta a natureza e o interesse dos cursos receberão sugestões para adequações e customizações que julgarem pertinentes para seu material, voltado ao sistema prisional; atividades presenciais: o curso terá duas atividades presenciais compreendidas na fase inicial e final de cada módulo.
O acompanhamento aos participantes envolverá a participação do coordenador do Programa, que acompanhará as atividades juntamente com os coordenadores dos cursos que serão ofertados, estabelecendo registros e relatórios; professor-formador responsável pela seleção dos conteúdos, elaboração e acompanhamento das atividades de ensino-aprendizagem presenciais e on-line; webmaster responsável pela customização da plataforma e apoio técnico que fará o acompanhamento formativo e tutores para cada grupo de 10 participantes, com a função de acompanhar e promover as atividades de estudos presenciais ou a distância, com carga horária de 20 horas semanais;
Capacitação
A coordenadora ainda salienta que este projeto ainda trata da organização de cursos de capacitação de professores-autores e professores ministrantes que atendam ao Currículo Referência, no que diga respeito a cursos e materiais didáticos que atendam a população carcerária nacional com aderência aos princípios da Rede e-Tec Brasil bem como cursos para agentes prisionais em atendimento às diversidades e idiossincrasias do atendimento penitenciário, e autonomia Institucional da Unioeste.
Os cursos propostos objetivam: capacitar professores para operacionalizar cursos e elaborar materiais impressos e digitais, a fim de preparar os sentenciados, em nível técnico, para exercerem uma profissão após o cumprimento de suas penas visando à sua completa inserção na sociedade; capacitar ainda, Agentes Penitenciários, para o exercício de sua profissão e para seu aprimoramento pessoal. Os cursos serão ministrados por módulos temáticos e serão certificados pela Unioeste, em nível de especialização, extensão e formação continuada.
Da Assessoria
GERAL
Unioeste lança projeto nacional para Sistema Prisional
Nesta sexta-feira (14) a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) estará sediando o lançamento nacional do projeto piloto “Ação para ampliar o atendimento educacional para o sistema prisional: Unioeste, Governo Estadual e Federal”. A convite do reitor, vice-reitor, pró-reitores e docentes da Instituição o evento deve reunir o governador e secretários estaduais; representantes do Governo Federal bem como das instituições envolvidas no projeto que tem como gestores a Rede e-Tec Brasil/ Pronatec/Setec/MEC, Unioeste e o IFPR.
Mais lidas
- 1Corpo de Bombeiros orienta como prevenir afogamentos e outros acidentes em piscinas
- 2Acesso à internet na primeira infância mais do que dobrou desde 2015
- 3Ato oficializa abertura de conta da Prefeitura de Toledo no Sicredi Progresso
- 4Brasil amplia presença internacional e abre mais de 500 mercados para produtos agropecuários entre 2023 e 2025
- 5Toledo sedia reunião de secretários de Saúde dos municípios da 20ª RS
Últimas notícias
- 1Empatia não é enfeite de dezembro
- 2Secretaria da Fazenda alerta população sobre dívida ativa
- 3Projeto-piloto na UBS Jardim Maracanã é exposto durante evento em Brasília
- 4Toledo debate implantação do Centro de Treinamento Agropecuário (CTA)
- 5Paraná se destaca na vacinação contra HPV e supera média nacional em 2025


