Com esse conceito, nesta quarta-feira, dia 12, em Santa Helena, será apresentado o Projeto Turismo Criativo, na Câmara de Vereadores, às 15h30, pela equipe da Escola de Criatividade, que passou os últimos meses realizando visitas técnicas em toda região lindeira, entrevistas com representantes do trade turístico, entidades e comunidades. Com as informações e subsídios levantados, o objetivo é criar produtos inovadores e estratégias que gerem perspectivas e oportunidades para a região sob o ponto de vista do marketing, comunicação e criatividade.
Todo trabalho da Escola de Criatividade foi acompanhado por técnicos do Sebrae/PR e, também por representantes da Adetur Cataratas e Caminhos - agência de desenvolvimento do turismo criada a partir da fusão do Fórum de Turismo Cataratas e Caminhos e do Instituto de Turismo e Eventos Caminhos ao Lago de Itaipu - e por membros do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros.
O encontro em Santa Helena reunirá, além dos representantes das entidades, empresários e instituições, que, em parceria, com o poder público, associações comerciais e empresariais da região e órgãos de turismo regionais, estaduais e nacionais, atuam para o desenvolvimento do turismo regional nos 16 municípios lindeiros ao Lago de Itaipu.
O trabalho realizado para criar o Projeto Turismo Criativo buscou respeitar o que é autêntico da região, sem necessariamente criar roteiros ou produtos que não tivessem a ver com as potencialidades e histórias do destino. A ideia é identificar, por meio do marketing e da criatividade, estratégias e produtos que podem ajudar os empresários e entidades do setor a transformar aos poucos a região em um produto turístico competitivo, conforme explica Eloi Zanetti, da Escola de Criatividade.
"É um trabalho que será desenvolvido a curto, médio e longo prazo para que os produtos turísticos se complementem, com criatividade, de acordo com a vocação de cada município. Ao desenvolver estratégias e criar elementos e novos produtos, a região passará a ter novas oportunidades de investimento e desenvolvimento turístico", explica a consultora do Sebrae/PR, Ana Lucia de Sousa, que coordenou as ações do Projeto pela entidade.
O gerente regional do Sebrae/PR no oeste paranaense, Orestes Hotz, observa que o Projeto Turismo Criativo é uma proposta atualizada, que traz o conceito de cidades criativas. "Será apresentado um contexto para que esse processo de transformação seja possível nos municípios lindeiros, o que vai contribuir para consolidar a região como um destino turístico importante. Identificando os pontos fortes de cada localidade se estabelece com mais clareza essa nova etapa, nessa tendência do turismo criativo", avalia Hotz.
Legado
Além da apresentação do Projeto Turismo Criativo, o encontro em Santa Helena também será importante para consolidar as atividades realizadas, desde 2003, com o Projeto Caminhos do Turismo Integrado ao Lago de Itaipu, que passou a se chamar Turismo na Região Cataratas e Caminhos, em 2010.
Ao longo desses anos, o trabalho de entidades como o Sebrae/PR, poder público, empresários e instituições de apoio foi fundamental para fortalecer o turismo como uma alternativa de desenvolvimento econômico para a região, visando o aumento do fluxo turístico e estímulo a investimentos, com a geração de ocupação e renda para as micro e pequenas empresas do setor turístico e empreendedores.
Na avaliação do diretor de Operações do Sebrae/PR, Julio Cezar Agostini, o trabalho realizado, nessa quase uma década, já deixa um legado importante para a região e os empresários do trade turístico, que deverá ser ainda mais competitivo com a iniciativa de planejar o turismo de forma inovadora e criativa.
"Com a realização de consultorias, palestras, orientações e apoio para a participação de feiras e eventos, percebemos uma melhoria na gestão das empresas do setor, bem como aumento no fluxo de turistas. O Projeto Turismo na Região Cataratas e Caminhos também foi importante para consolidar a região como destino turístico, o que contribuiu para a estruturação de produtos turísticos, como o barco catamarã e a construção de um parque aquático, em Itaipulândia", cita Agostini.
De acordo com ele, esses empreendimentos figuram como âncoras do turismo integrado no entorno do Lago de Itaipu.
Quando a mobilização para consolidar o turismo nos municípios lindeiros teve início, o diretor de Operações do Sebrae/PR esteve envolvido com o planejamento e articulação das ações do Projeto, já que atuava como consultor da entidade, na região. Agostini, ainda destaca como um legado o Ñandeva - Programa Trinacional de Artesanato, que integra atividades de artesãos do Brasil, Paraguai e Argentina.
A Adetur Cataratas e Caminhos, agência de desenvolvimento do turismo criada a partir da unificação do Fórum de Turismo Cataratas e Caminhos e do Instituto de Turismo e Eventos Caminhos ao Lago de Itaipu, também se caracteriza como um marco importante da articulação e realização do Projeto Turismo na Região Cataratas e Caminhos.
Criada em maio de 2012, a Adetur é uma entidade sem fins lucrativos, formada por representantes do poder público, iniciativa privada e terceiro setor, que representa a Instância de Governança do Turismo Regional, e tem o Sebrae/PR como entidade que apoia a iniciativa.
Para o presidente da Adetur, Jaime Nelson Nascimento, o turismo regional tem um potencial ainda inexplorado e que o turismo nos municípios lindeiros apresenta características diferentes de Foz do Iguaçu.
"Muitas vezes, os empresários da região olham para Foz e enxergam o potencial turístico da cidade. Porém, precisamos avaliar que a região tem um perfil diferente de mercado. É possível aproveitar a baixa temporada, temos um potencial grande no turismo rural, o próprio turismo de compras, que hoje está concentrado em Foz do Iguaçu, também tem espaço em Guaíra", observa Jaime Nelson Nascimento.
Sobre a realização do Projeto Turismo Criativo, o presidente da Adetur observa que a iniciativa será uma importante estratégia para as cidades se desenvolverem com criatividade, o que envolve trabalhar com tecnologia, talento e tolerância.
Para a diretora administrativa da Adetur e diretora do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Sandra Finkler, a construção de um parque aquático em Itaipulândia terá um reflexo positivo no aumento de turistas na região.
"Vai gerar emprego e renda, bem como vai contribuir para o desenvolvimento de pequenos negócios, como restaurantes, cafés, lojas de biquínis e hotéis. E o empreendimento vai funcionar o ano inteiro. Acreditamos que vai movimentar a região", diz Sandra Finkler.
Criativo
A apresentação do Projeto Turismo Criativo pela equipe da Escola de Criatividade será nesta quarta-feira, dia 12, na Câmara de Vereadores de Santa Helena, que fica na Avenida Paraná, nº 1.400, a partir das 15h30. Informações, os interessados devem entrar em contato no telefone (45) 3268-1006 ou secretaria@adeturcataratasecaminhos.org.br.
Da Assessoria
GERAL
Com criatividade, entidades visam dinamizar turismo na região lindeira ao Lago de Itaipu
O turismo na região lindeira ao Lago de Itaipu, no oeste do Paraná, trecho que reúne atrativos naturais, história, cultura e belas paisagens, desde Foz do Iguaçu à Guaíra, ganhará um novo dinamismo a partir dos próximos anos. Com o conceito de turismo criativo, novas ideias e estratégias já começaram a ser avaliadas por entidades de apoio, com o objetivo de pensar o setor de forma inovadora, partindo da premissa que cidades e regiões mais criativas atraem mais turistas.
Mais lidas
- 1Primeira Conferência Municipal de Igualdade Racial de Toledo reúne lideranças e fortalece políticas públicas
- 2Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica
- 3Abertura do II Simpósio de Pesquisa da FAG Toledo contará com cinco mesas temáticas
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
Últimas notícias
- 1Eficiência reprodutiva em vacas de corte depende de manejo sanitário e nutricional adequado, defende especialista
- 2"Quem é o Próximo a Morrer pelo Haiti?"
- 3Dia Internacional das Cooperativas: Roberto Rodrigues aponta cooperativismo como solução para desafios globais
- 4Boletim semanal informativo da dengue é divulgado pela Saúde em Toledo
- 5Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”