De acordo com o agente de combate às endemias, João Maria da Cunha, o bloqueio acontece em duas etapas: primeira busca ativa, vistoria detalhada em todos os imóveis, terrenos baldios, buscando focos e mosquitos. A segunda é a bomba pulverizando, que irá matar o mosquito em fase adulta. “O inseticida funciona para matar o mosquito e evitar que ele pique a pessoa infectada com a dengue e que se espalhe no bairro”, esclarece o agente. Ele explica que o inseticida é pulverizado em quarteirões onde há algum caso ou suspeita. “Esse bloqueio é feito num raio de 150 metros onde há casos ou suspeitas de dengue. Não é por índices de bairros, como muita gente pensa”, explicou João Maria.
As orientações do agente são para que as pessoas, quando verem os agentes com o pulverizador, que abram suas portas e janelas. O horário de aplicação é feito pela manhã, justamente num período mais tranquilo do dia.
A coordenadora de endemias do departamento de Vigilância em Saúde, Luciane Gromowski, também lembra que, para que esta ação aconteça, é preciso respeitar alguns horários e cuidados especiais com os cidadãos e também dos agentes. “Podemos fazer a aplicação de inseticida quando o sol ainda não é muito forte, nas primeiras horas da manhã, e também fora dos horários de manipulação de alimentos, próximo ao almoço”, explicou. Além disso, a eliminação de 100% dos focos acontece em todo o município.
Da Assessoria
SAÚDE
Agentes fazem “bloqueios” em bairros com suspeita de dengue
Os agentes da dengue de Toledo estão intensificando as ações no município para prevenir o surgimento de casos. Nesta terça-feira, 11, na Vila Becker foi realizado um “bloqueio”. Foi feita uma pulverização com o objetivo de matar o mosquito adulto. Os dados do Levantamento de Índice Rápido de Infestação de Aedes Aegypti (Liraa) em Toledo apontaram um número bem superior ao considerado estável pelo Ministério da Saúde (MS). Realizado nos primeiros dias do mês de dezembro, o Liraa registrou o índice de 5,8% de infestação do mosquito. Conforme MS, este percentual é considerado como de alto risco de epidemia.
Mais lidas
- 1Ações da Secretaria da Mulher colocarão Toledo em clima de pré-Carnaval
- 2Maternidades do Paraná iniciam uso de novo medicamento para prevenir vírus sincicial em bebês
- 3Universidades estaduais do Paraná firmam acordos de dupla diplomação em Portugal
- 4Direção da Sicredi Progresso apresenta programa União Faz a Vida
- 5Workshop debate “Priorização das Principais Demandas do Município”
Últimas notícias
- 1Universidades estaduais do Paraná firmam acordos de dupla diplomação em Portugal
- 2Workshop debate “Priorização das Principais Demandas do Município”
- 3Maternidades do Paraná iniciam uso de novo medicamento para prevenir vírus sincicial em bebês
- 4Ações da Secretaria da Mulher colocarão Toledo em clima de pré-Carnaval
- 5Mudanças em semáforos no Centro começam a valer a partir desta terça (3)



