A turma foi formada pela professora Sandra Regina Boeff, alfabetizadora voluntária do Programa, ela ministrou as aulas na detenção, três vezes por semana, desde maio deste ano. “Essa foi uma experiência que jamais tive, depois de 17 anos de magistério sinto como se tivesse realmente cumprido meu dever”, relata Sandra. Ela comenta que aos poucos foi conhecendo cada aluna e que a maioria aprendeu ali a ler e escrever.
É o caso da aluna Francisca Gomes de Souza, 53 anos. Da infância de trabalho na roça à vida cheia de dificuldades e filhos para criar, pouco tempo sobrou para os estudos. “Aqui eu aprendi bastante, eu não sabia nada, nunca tinha tempo de pegar num lápis, agora eu tô aprendendo a escrever as palavras, fazer as contas”, conta. Se depender de Francisca, esse será o primeiro certificado de muitos, pois ela garante que não vai parar de estudar.
Para a Coordenadora Regional do PPA, Luciléia Sonny Albarello, ver a superação dos alfabetizandos é gratificante. “Efetivar uma turma de alfabetização é com certeza o pagamento de uma pequena parcela da dívida que a educação tem para com essas pessoas que não tiveram a oportunidade de escolarização na idade correta”, opina.
Paraná Alfabetizado
O Programa Paraná Alfabetizado é uma ação do Governo do Estado do Paraná, coordenado pela Secretaria de Estado da Educação, desenvolvido em parceria com o MEC/SECAD/Programa Brasil Alfabetizado, Prefeituras Municipais e demais organizações governamentais e da sociedade civil.
Ele foi constituído para garantir alfabetização de todos, jovens, adultos e idosos residentes no Paraná, por entender a leitura e a escrita como direitos elementares da cidadania. Além disso, busca sensibilizar a população não alfabetizada a ingressar no universo da educação de jovens e adultos.
Da Assessoria
GERAL
Paraná Alfabetizado forma turma de detentas em Toledo
Desde que foi lançado em 2004, o Programa Paraná Alfabetizado (PPA) tem ajudado centenas de pessoas a descobrir um mundo novo, através da leitura e da escrita. Inclusão, cidadania, oportunidade, essas são algumas das palavras que podem ser associadas à turma de cinco alunas que recebeu na terça-feira, 11, o certificado de conclusão da alfabetização. Elas são detentas na Delegacia de Toledo, e viram nas aulas do Paraná Alfabetizado uma oportunidade de recomeçar.
Mais lidas
- 1Primeira Conferência Municipal de Igualdade Racial de Toledo reúne lideranças e fortalece políticas públicas
- 2Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica
- 3Abertura do II Simpósio de Pesquisa da FAG Toledo contará com cinco mesas temáticas
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
Últimas notícias
- 1Eficiência reprodutiva em vacas de corte depende de manejo sanitário e nutricional adequado, defende especialista
- 2"Quem é o Próximo a Morrer pelo Haiti?"
- 3Dia Internacional das Cooperativas: Roberto Rodrigues aponta cooperativismo como solução para desafios globais
- 4Boletim semanal informativo da dengue é divulgado pela Saúde em Toledo
- 5Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”