A turma foi formada pela professora Sandra Regina Boeff, alfabetizadora voluntária do Programa, ela ministrou as aulas na detenção, três vezes por semana, desde maio deste ano. “Essa foi uma experiência que jamais tive, depois de 17 anos de magistério sinto como se tivesse realmente cumprido meu dever”, relata Sandra. Ela comenta que aos poucos foi conhecendo cada aluna e que a maioria aprendeu ali a ler e escrever.
É o caso da aluna Francisca Gomes de Souza, 53 anos. Da infância de trabalho na roça à vida cheia de dificuldades e filhos para criar, pouco tempo sobrou para os estudos. “Aqui eu aprendi bastante, eu não sabia nada, nunca tinha tempo de pegar num lápis, agora eu tô aprendendo a escrever as palavras, fazer as contas”, conta. Se depender de Francisca, esse será o primeiro certificado de muitos, pois ela garante que não vai parar de estudar.
Para a Coordenadora Regional do PPA, Luciléia Sonny Albarello, ver a superação dos alfabetizandos é gratificante. “Efetivar uma turma de alfabetização é com certeza o pagamento de uma pequena parcela da dívida que a educação tem para com essas pessoas que não tiveram a oportunidade de escolarização na idade correta”, opina.
Paraná Alfabetizado
O Programa Paraná Alfabetizado é uma ação do Governo do Estado do Paraná, coordenado pela Secretaria de Estado da Educação, desenvolvido em parceria com o MEC/SECAD/Programa Brasil Alfabetizado, Prefeituras Municipais e demais organizações governamentais e da sociedade civil.
Ele foi constituído para garantir alfabetização de todos, jovens, adultos e idosos residentes no Paraná, por entender a leitura e a escrita como direitos elementares da cidadania. Além disso, busca sensibilizar a população não alfabetizada a ingressar no universo da educação de jovens e adultos.
Da Assessoria
GERAL
Paraná Alfabetizado forma turma de detentas em Toledo
Desde que foi lançado em 2004, o Programa Paraná Alfabetizado (PPA) tem ajudado centenas de pessoas a descobrir um mundo novo, através da leitura e da escrita. Inclusão, cidadania, oportunidade, essas são algumas das palavras que podem ser associadas à turma de cinco alunas que recebeu na terça-feira, 11, o certificado de conclusão da alfabetização. Elas são detentas na Delegacia de Toledo, e viram nas aulas do Paraná Alfabetizado uma oportunidade de recomeçar.
Mais lidas
- 1Corpo de Bombeiros orienta como prevenir afogamentos e outros acidentes em piscinas
- 2Acesso à internet na primeira infância mais do que dobrou desde 2015
- 3Ato oficializa abertura de conta da Prefeitura de Toledo no Sicredi Progresso
- 4Brasil amplia presença internacional e abre mais de 500 mercados para produtos agropecuários entre 2023 e 2025
- 5Toledo sedia reunião de secretários de Saúde dos municípios da 20ª RS
Últimas notícias
- 1Empatia não é enfeite de dezembro
- 2Secretaria da Fazenda alerta população sobre dívida ativa
- 3Projeto-piloto na UBS Jardim Maracanã é exposto durante evento em Brasília
- 4Toledo debate implantação do Centro de Treinamento Agropecuário (CTA)
- 5Paraná se destaca na vacinação contra HPV e supera média nacional em 2025



