Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Sistema Prisional: Unioeste lança projeto nacional nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira (14) a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) estará sediando o lançamento nacional do projeto piloto “Ação para ampliar o atendimento educacional para o sistema prisional: Unioeste, Governo Estadual e Federal”. A convite do reitor, vice-reitor, pró-reitores e docentes da Instituição o evento deve reunir o governador e secretários estaduais; representantes do Governo Federal bem como das instituições envolvidas no projeto que tem como  gestores a Rede  e-Tec Brasil/ Pronatec/Setec/MEC, Unioeste e o IFPR.

13/12/2012 - 12:26


De acordo com coordenadora de Ensino a Distância (EAD) da Unioeste, professora Beatriz Helena Dal Molin, a proposta deste programa responde a organização de um Projeto Piloto de Educação a Distância para o Sistema Prisional/e-SIPRIS atendendo Unidades Prisionais do Estado do Paraná, e a Unidade Prisional de Segurança máxima em Catanduvas (caso haja parceria) com aderência aos princípios da Rede e-Tec Brasil e, atendimento às diversidades  unidades do atendimento penitenciário, e autonomia institucional da gestão educativa da Unioeste e do Instituto Federal do Paraná (IFPR).
Beatriz comenta que com a realização do evento a Universidade dá o passo inicial para abrir espaço no sentido de ampliar seu atendimento sócio-educativo, no que tange a inclusão social e terapêutica, também no que diz respeito a Formação Continuada na modalidade de Educação a Distância (EaD) e todas as suas possibilidades. “Vemos esta ação como uma manifestação aberta à parcerias de abrangência em vários âmbitos e níveis de ensino e atuação.  A Unioeste marca mais uma senda no seu processo de atuação educativa e formativa, enquanto Instituição localizada em uma região de fronteira e, enquanto Universidade multicampi que compreende seu papel de importância no desenvolvimento da região, apresentando cursos de qualidade, que de fato, possam suprir as dificuldades dos cidadãos que não tiveram acesso ao conhecimento” ressalta a coordenadora destacando o apoio da Secretária de Justiça e Cidadania, da Rede e-Tec Brasil. Pronatec; Setec/ Mec, bem como o apoio da direção e equipe pedagógica das Unidades prisionais: PIC/Pec e Unidade Prisional Federal de Segurança Máxima em Catanduvas. Também registrando o apoio da Reitoria e suas instâncias afetas, especialmente a Pró-Reitoria de Graduação, a todos os diretores de Campus, de Centro, Coordenações de Curso, Comissão EaD, colegas professores, e estudantes a Unioeste que apoiam mais esta ação da Unioeste.

Sistema Prisional
Professora Beatriz explica que a proposta trata da excussão de cursos da Rede e-Tec/Brasil de nível técnico profissional a distância para atender aos sentenciados das Unidades Penais de Cascavel e Unidade Penal Industrial de Cascavel e, se acordados, entre parceiros, a Penitenciária Federal de Segurança Máxima em Catanduvas, entre outras que poderão fazer parte deste projeto.
Os objetivos dos cursos são os de preparar os participantes a nível técnico para exercerem uma profissão após o cumprimento de suas penas, visando à sua completa inserção na sociedade. Para tal, opta-se pelos vários eixos do Currículo Referência. Os cursos obedecerão aos princípios da Rede e-Tec/Brasil no que diz respeito à modalidade, à carga horária e ao conteúdo programático e apresentarão sugestões de atividades simuladas e outras que possam apresentar-se pertinentes ao sistema prisional segundo o qual os cursos deverão sofrer a devida adequação.
Para melhor atender à natureza do público alvo, os cursos serão realizados em módulos com certificação de cada um deles que tenha sido concluído a contento, segundo o acordado entre os partícipes.

Cursos
Os cursos técnicos profissionais de nível médio na modalidade EAD da Rede e-Tec/ Brasil contarão com os seguintes recursos de ensino: ambiente virtual de ensino: será utilizada a plataforma Moodle customizada para o curso em foco, contando com: biblioteca virtual, salas de conferências (chats) fóruns, sistema de acompanhamento entre outras possibilidades de uso da plataforma escolhida. Como consequência e resultado desta primeira etapa da proposta, os professores-autores, levando-se em conta a natureza e o interesse dos cursos receberão sugestões para adequações e customizações que julgarem pertinentes para seu material, voltado ao sistema prisional; atividades presenciais: o curso terá duas atividades presenciais compreendidas na fase inicial e final de cada módulo.
O acompanhamento aos participantes envolverá a participação do coordenador do Programa, que acompanhará as atividades juntamente com os coordenadores dos cursos que serão ofertados, estabelecendo registros e relatórios; professor-formador responsável pela seleção dos conteúdos, elaboração e acompanhamento das atividades de ensino-aprendizagem presenciais e on-line; webmaster responsável pela customização da plataforma e apoio técnico que fará o acompanhamento formativo e tutores para cada grupo de 10 participantes, com a função de acompanhar e promover as atividades de estudos presenciais ou a distância, com carga horária de 20 horas semanais;

Capacitação
A coordenadora ainda salienta que este projeto ainda trata da organização de cursos de capacitação de professores-autores e professores ministrantes que atendam ao Currículo Referência, no que diga respeito a cursos e materiais didáticos que atendam a população carcerária nacional com aderência aos princípios da Rede e-Tec Brasil bem como cursos para agentes prisionais em atendimento às diversidades e idiossincrasias do atendimento penitenciário, e autonomia Institucional da Unioeste.
Os cursos propostos objetivam: capacitar professores para operacionalizar cursos e elaborar materiais impressos e digitais, a fim de preparar os sentenciados, em nível técnico, para exercerem uma profissão após o cumprimento de suas penas visando à sua completa inserção na sociedade; capacitar ainda, Agentes Penitenciários, para o exercício de sua profissão e para seu aprimoramento pessoal. Os cursos serão ministrados por módulos temáticos e serão certificados pela Unioeste, em nível de especialização, extensão e formação continuada.

Da Assessoria

Anuncio gene 2