Leoni ainda afirmou que o programa também desenvolve a auto-estima, noções de cidadania, respeito e educação. “Acreditamos neste programa, porque as crianças têm esse primeiro contato, com olhar positivo. Em relação, principalmente, em poder tomar as próprias decisões e estas terão consequências”, comenta a coordenadora. “O programa vem para mostrar para elas as consequências destas decisões e elas têm o poder de decidir o que virão para elas”, disse.
O projeto foi implantado no município em 2002, através de parceria entre o município e a Patrulha Escolar, sendo que as aulas são ministradas pelo policial militar e instrutor do Proerd, Nelson Bresolin, do 19º Batalhão de Policia Militar com sede em Toledo.
Proerd
O conteúdo do Programa é direcionado aos alunos das quintas séries da rede municipal de ensino e particulares. A finalidade é orientar as crianças, preventivamente, contra o uso de drogas.
O trabalho é resultado de uma ação conjunta que conta com o envolvimento do policial militar, devidamente capacitado (Policial Proerd), professores, especialistas, estudantes, pais e a comunidade. A meta é reduzir o uso indevido de drogas e a violência entre estudantes, ajudando os educandos a reconhecerem as pressões diárias para usarem drogas e praticarem a violência.
Da Assessoria - Toledo
GERAL
Proerd em Toledo atendeu mais de 12 mil crianças
Acontece neste sábado, 15, a formatura da 23ª turma do Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (Proerd). A cerimônia de entrega de certificados acontece no Teatro Municipal, a partir das 14h. Os alunos em formação são crianças dos quintos anos das escolas da rede municipal de ensino. Em Toledo, o programa funciona há dez anos e atendeu cerca de treze mil crianças. Neste ano, formaram-se no programa mais de dois mil estudantes. O objetivo, de acordo com a coordenadora da Educação Infantil de Toledo, Leoni Inês de Marchi, é manter as crianças, orientando-as a respeito das drogas. “Além disso, oferecer conhecimento e habilidades para resistir às pressões ao oferecimento de álcool, cigarro e droga”, explicou.
Mais lidas
- 1Corpo de Bombeiros orienta como prevenir afogamentos e outros acidentes em piscinas
- 2Acesso à internet na primeira infância mais do que dobrou desde 2015
- 3Ato oficializa abertura de conta da Prefeitura de Toledo no Sicredi Progresso
- 4Brasil amplia presença internacional e abre mais de 500 mercados para produtos agropecuários entre 2023 e 2025
- 5Toledo sedia reunião de secretários de Saúde dos municípios da 20ª RS
Últimas notícias
- 1Empatia não é enfeite de dezembro
- 2Secretaria da Fazenda alerta população sobre dívida ativa
- 3Projeto-piloto na UBS Jardim Maracanã é exposto durante evento em Brasília
- 4Toledo debate implantação do Centro de Treinamento Agropecuário (CTA)
- 5Paraná se destaca na vacinação contra HPV e supera média nacional em 2025


