Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Emoção marca solenidade de Cidadania Honorária e Medalha Willy Barth

A emoção dos homenageados e dos familiares era visível durante a solenidade oficial da entrega da Medalha Willy Barth e o Título de Cidadania Honorária do município de Toledo, realizada na noite de quinta-feira (13), no Teatro Municipal. Na edição deste ano, receberam o título de Cidadão Honorário: Manoel José Inácio, Ademir Alves Teixeira, Hélio José Bamberg e Ramassés Mascarello. A medalha Willy Barth foi para Adalberto José Bordignon, Flávio Vendelino Scherer, Hélio Lulu, Henrique Pedro Nesello, Nelson Silvio Bresolin, Pedro Ari da Silva e Zeno Hartmann.

14/12/2012 - 10:41


O título de Cidadania Honorária é um reconhecimento público de personalidades não toledanas que contribuíram para a promoção e desenvolvimento da cidade e das pessoas que aqui moram. A medalha Willy Barth é oferecida a cidadãos que tiveram destaque em suas atuações. O presidente da Câmara de Vereadores, Adelar Holsbach, afirma que cada vereador apresenta o nome de cidadão que possa ser homenageado. “Aquele que recebe a homenagem demonstra que tem moral e conduta. Todos os homenageados estão de parabéns e merecem o nosso respeito”.
O empresário, Manoel José Inácio chegou a Toledo em 1971. Ele foi sub-prefeito de São Francisco, distrito de Toledo. Também atuou na Câmara de Vereadores em duas legislaturas. Inácio conta que sempre procurou dedicar-se a ações em prol da comunidade. “Eu larguei os meus afazeres e fui atuar com a comunidade. Eu e o padre Hélio construímos uma Igreja em um ano”.
O homenageado ainda conta que sua família está sempre ao seu lado, apoiando suas decisões. “Hoje estão aqui comigo todos os meus filhos: são cinco homens e duas mulheres. Também vieram os meus netos. Nesta noite (quinta-feira) eles estão quase mais felizes do que eu”.
Para o padre, Hélio José Bamberg, é uma honra, alegria e satisfação em receber o Título de Cidadania Honorária. “A homenagem é para todos e não somente para mim”. Bamberg atua como sacerdote há 26 anos e 23 atuando em Toledo.
Para o padre, Ademir Alves Teixeira, o Título significa uma identificação com a cidade. Desde 1971 reside em Toledo e cresceu com o povo. “Durante um período fiquei longe daqui para concluir os cursos na faculdade, mas retornei. Como sacerdote tive a oportunidade de contribuir com a sociedade e comunidade cristã”.
Ele disse que o momento significa engrandecimento de vida. “A homenagem coroa os meus 25 anos de vida sacerdotal. Tenho a consciência de que devo anunciar o evangelho, falar da palavra de Deus. Sinto que durante os 25 anos de vida sacerdotal cumpri a minha missão de santificar a vida do meu povo de Toledo, por meio de realizações de batismo, crismas, comunhão, unção e pioneiros que abençoei na passagem deste mundo para o outro. Eu lutei para que a comunidade se organizasse e enfrentasse as novas fronteiras, com otimismo e entusiasmo”.
O empresário, Ramassés Mascarello, nasceu em Santa Catarina e está em Toledo há 15 anos. Ele disse que ficou surpreso com a escolha do seu nome e afirmou que nunca realizou suas ações buscando o seu reconhecimento. “Quando soube da notícia foi muito emocionante e ainda não caí na real. Isto representa que a colheita veio da forma que plantamos. Isto representa a gratidão”.
O policial, Nelson Silvio Bresolin, completa 25 anos na Polícia Militar e nos últimos dez anos atua integralmente no Proerd, ensinando para as crianças educadamente a dizerem não as drogas e a violência. “É um mérito meu e, principalmente, da PM, a qual sirvo com muito brio e vocação a profissão. A comunidade está me dando este elogio, neste momento tão grandioso, mas quem ganha é a comunidade de Toledo”.
Bresolin salienta que a homenagem significa muito para a sua família e para ele. “Vejo a homenagem como uma grande alegria. São conquistas que realizamos em nossas vidas”.
Para o educador, Flávio Vendelino Scherer, a homenagem é o reconhecimento do Poder Público pelo trabalho realizado em Toledo. “Retornei para Toledo em 1980 e auxiliei na organização do Ensino Superior na cidade, como exemplos, na consolidação e transformação da Unioeste, na vinda da PUC e UTFPR. Também auxiliei na organização do sistema do Conselho Municipal de Educação, onde fui presidente. Na década de 90 fui integrante do Conselho Estadual de Educação e pude ajudar muito a educação de Toledo e da região Oeste”.
Scherer relata que o reconhecimento dignifica o homem “Eu pude fazer o meu trabalho sem medir esforços ou abrindo mão de regalias, me dediquei e o resultado é este”.

Anuncio gene 2