Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Municípios lindeiros ao Lago de Itaipu apostam em criatividade para dar novo rumo ao turismo

De Foz do Iguaçu a Guaíra, 16 cidades próximas ao Lago de Itaipu começam a pensar o turismo de maneira criativa, como estratégia para atrair visitantes. Nesta semana, em Santa Helena, no oeste do Paraná, representantes do trade turístico, empreendedores e entidades de fomento ao setor conheceram o Projeto Turismo Criativo, um trabalho desenvolvido por meio de parceria entre Adetur Cataratas e Caminhos, Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e Sebrae/PR.

14/12/2012 - 15:34


O Projeto foi alinhado nos últimos meses pela equipe da Escola de Criatividade, que realizou visitas técnicas na região lindeira e entrevistas com representantes do trade, entidades e comunidades. O levantamento resultou em ideias criativas para o desenvolvimento da região, aproveitando a extensão e potencialidades do Lago de Itaipu.
"A proposta do Projeto foi buscar elementos que estavam adormecidos para que o trade de turismo pudesse aproveitá-los de maneira criativa", enfatizou o coordenador estadual do setor de Turismo e Artesanato do Sebrae/PR, Aldo Cesar Carvalho. Segundo ele, o turismo na região vem sendo acompanhado pelas entidades há quase dez anos, por meio do Projeto Turismo na Região Cataratas e Caminhos e, com o Turismo Criativo, os lindeiros passam a assumir nova fase de desenvolvimento.
"Entendemos que algumas das etapas já foram cumpridas: construção do projeto, articulação com os parceiros, levantamento de potenciais, capacitações, entre outras. A região alcançou novo patamar no que diz respeito ao turismo e vê-lo com criatividade, realizando ações criativas, potencializa as atuações feitas até aqui. O momento é extremamente positivo e o Sebrae/PR, mesmo tendo finalizado esta etapa com os lindeiros, continuará de mãos dadas com a região", salientou Aldo Carvalho.
Para Orestes Hotz, gerente regional do Sebrae/PR no oeste, a região dá um passo seguinte no desenvolvimento do turismo local. "O Projeto Turismo Criativo foi um estudo, que levou em consideração a região e os aspectos locais dos municípios, suas histórias, potencialidades e possibilidades. Já existe uma história de turismo aqui, mas a ideia é repensar, transformar e acelerar processos, agregar o estudo àquilo que já vem sendo feito e não ficar só no papel."
Na visão do vice-presidente da Adetur Cataratas e Caminhos, Flávio Degasperi, uma iniciativa que veio para nortear os próximos anos. "As novas ideias apresentadas foram criadas com base em movimentos locais, na história local. O Projeto veio para nortear e identificar os novos rumos da Adetur para consolidar e desenvolver as ações propostas", indicou.
Jucerlei Sotoriva, representando o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros, aproveitou a oportunidade do evento para refletir sobre integração. "Ninguém consegue fazer o turismo, de uma cidade ou de uma região, se desenvolver sozinho. Nesse projeto, percebemos a importância da integração de entidades, empresários e comunidade. Agora, uma das missões do Conselho será convencer os gestores municipais do quanto o turismo é importante para a região", sinalizou.
Novas ideias
De acordo com Eloi Zanetti, da equipe da Escola de Criatividade, foram cerca de três meses de estudo na região lindeira buscando criar conceitos, ideias, práticas e possíveis intervenções no turismo, de maneira criativa. "Não conhecíamos a região e, conversando com pessoas, visitando lugares, descobrimos coisas fantásticas, muita história e produtos que podem se tornar grandes atrativos turísticos", assinalou.
Jean Sigel, também da Escola de Criatividade, acrescentou, no entanto, que o turismo é um setor extremamente conservador. "Poucos destinos inovam e, por conta disso, a ideia de trazer para a região uma proposta focada na criatividade", disse. Um dos desafios, sinalizou a equipe, é promover o turismo na região e não em municípios isolados. Outros são quebrar a sazonalidade do turismo regional; e deixar a região mais independente do fluxo de turistas de Foz do Iguaçu.
Diante dos levantamentos, o turismo de pesca foi identificado como grande potencial regional, mas, para que ele aconteça, serão necessários alguns passos, como a sensibilização da população, do trade, das empresas, entidades e poder público; criar calendário de eventos; buscar referências de fora no mesmo segmento; conscientização ambiental; e como comunicar a região como polo de pesca.
"Você vê muito brasileiro praticando o ‘pesque e solte', a pesca esportiva, na Venezuela, no México, na Argentina. É um público que gasta 3 mil dólares em uma vara de pescar. A região tem potencial para pensar num turismo de pesca mais sofisticado, com atrativos diferenciados, basta criar a estrutura para atender à demanda. O principal, que é o Lago de Itaipu, já existe", explanou Eloi Zanetti.
As empresárias do setor hoteleiro de Missal, Julia Susana Michels e Catarina Everling, acreditam que o turismo de pesca pode ser efetivado na região. "Em Missal temos dois festivais de pesca. Um deles reuniu mais de 350 lanchas participantes. É um evento marcante e outras cidades também têm. Unificar essas ‘festas' poderia favorecer muito", exemplificaram.
Exemplos
O Projeto Turismo Criativo direciona algumas sugestões de ações, ou intervenções, que podem ser criadas para dinamizar o turismo regional, como a criação da "Liga da Pesca do Lago de Itaipu e do Rio Paraná", aproveitando o "Guia de Pesca" que já existe na região e inovando com um PescaTour, por exemplo; do "Festival do Lago de Itaipu", com atrativos para jovens, como modalidades esportivas mais radicais no lago; ou da "Maquete do Lago", para que as pessoas possam conhecer sua extensão.
Ainda figuram como iniciativas sugeridas pelo Projeto o "Museu da Pesca de Água Doce"; o "Festival de Luz do Lago de Itaipu", fazendo menção à energia produzida pela Usina de Itaipu; a "Árvore do Vento Divino", inspirada em uma estrutura de tubos construída sobre uma montanha irlandesa na qual o vento faz soar acordes musicais; e atividades esportivas como "Natação à Longa Distância", ou o "Tour do Lago de Itaipu", inspirado no "Tour de France".
Outro fator importante, na avaliação da equipe da Escola de Criatividade, é manter vivos os registros históricos da região como o resgate da história das Sete Quedas e posterior construção da Usina de Itaipu; ou a antiga rota fluvial, que ligava, pelo lago, quem vinha de São Paulo para o oeste do Paraná. "As histórias são muito ricas, mas muito caiu no esquecimento ou poucos conhecem, como a Cuidad Real Del Guayrá, que é uma das primeiras cidades da América do Sul', lembrou Eloi Zanetti.
"Existem inúmeras possibilidades quando se fala em turismo criativo e muita coisa é possível fazer com recursos vindos de leis de incentivo. Basta ter um bom projeto", ressaltou.
Para Thaisa de Oliveira, gerente do Programa de Turismo Sustentável do Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), a inovação e a criatividade fazem parte do processo de desenvolvimento do turismo. "O PTI, enquanto integrante da Adetur, quer ser protagonista do desenvolvimento da região, pois é propósito do Parque apoiar processos com base em estudos e dados científicos. Ainda mais levando em consideração um setor tão complexo quanto o turismo", observou.

Da Assessoria

Anuncio gene 2