Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Marta Suplicy inaugura CEU e afirma que, o desafio é fazer a comunidade se apropriar das obras

Buscando valorizar o intercâmbio entre a arte e o esporte, o Governo Federal pretende construir 360 Centros Educacionais Unificados (CEU’s) das Artes e do Esporte no Brasil. Nesta sexta-feira (14) – durante as comemorações do aniversário de Toledo (60 anos), a Ministra da Cultura, Marta Suplicy, esteve na cidade para entregar a população o primeiro espaço concluído no país. Os usuários contarão com um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), quadra de esportes coberta, parque infantil, mini-auditório, biblioteca, telecentro e sala de múltiplo-uso. Na área externa, haverá local para caminhadas e pista de skate. A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito José Carlos Schiavinato, do prefeito eleito, Beto Lunitti, deputado estadual Elton Welter e os deputados federais, Zeca Dirceu e Dilceu Sperafico, entre outras autoridades.

15/12/2012 - 11:58


A ministra da cultura, Marta Suplicy, disse que o Município de Toledo não pode ser comparado com as demais cidades do interior existentes no Brasil. “Quem já foi prefeita de um município sempre observa a limpeza do Município e em Toledo tudo e muito organizado. Há piscinas, parques, entre outros equipamentos. A cidade é muito bem cuidada. Esta cidade tem muito céu e este é mais um”. Marta já foi prefeita de São Paulo, capital.

A ministra lembra que este é o primeiro CEU do Brasil e no Paraná, mas outros dois devem ser inaugurados ainda este ano: um em Pato Branco (PR) e outro em Sorriso (MT). Ela salienta que conclusão deve acontecer ainda no primeiro semestre de 2013, o Governo Federal deve inaugurar mais 50 CEU’s. O Paraná terá 23 estabelecimentos semelhantes ao de Toledo. “O Município deve ter o recurso, mas principalmente a prioridade social, porque o CEU visa o desenvolvimento do potencial criativo das pessoas. Ele vai focar nas artes plásticas, na música, na dança, no circo, literatura e tudo isso fará com que talentos que não seriam descobertos possam brotar e gerar novos artistas”.

Marta Suplicy destaca que a parceria entre o Governo Federal e Municipal é importante e ela declara que a postura do governo Dilma é republicana. “O Governo Federal irá investir na construção de 360 CEU’s no Brasil independente de quem seja o prefeito”.

A ministra enfatiza que a contribuição cultural do Governo Federal é uma contribuição para o desenvolvimento econômico do Brasil. “O CEU tem uma preocupação de inclusão social e percebe-se que a cultura é um instrumento de desenvolvimento econômico. Espero que o CEU cumpra a sua função, porque o Brasil tem o Bolsa Família criado pelo então presidente Lula que conseguiu alimentar as famílias mais carentes do país e a presidenta Dilma dará o alimento da alma, o poder de se expressar e ter uma possibilidade de cultura”.

O prefeito, José Carlos Schiavinato, disse que a ministra ficou encantada com a cidade e, principalmente, com a conclusão da obra. “Ela conhecia o projeto na maquete eletrônica ou no papel e agora observa na prática a realização de um sonho da presidenta do Brasil, Dilma. Vê na prática um projeto real em um bairro que recebeu 700 casas do Programa Minha Casa Minha Vida. A Ministra sai de Toledo entusiasmada em acelerar o programa para poder levar mais qualidade de vida para o povo que mora no interior do Brasil”.

Schiavinato acrescenta que a vinda da ministra a Toledo demonstra o empenho do Governo Federal em procurar auxiliar no desenvolvimento dos municípios do interior. “Também teve o empenho da administração pública em buscar os recursos e fazer o necessário para consegui-los. O carinho da nossa gente em receber a ministra e participar de um momento como este que é único em nossa cidade. Depois de 60 anos, a Ministra da Cultura visita Toledo e entrega um empreendimento tão importante para o desenvolvimento da cidade”.

Durante o evento Schiavinato destacou as diversas obras realizadas no município com recursos do governo federal e disse ao prefeito eleito, Beto Lunitti: “Fizemos a parte mais fácil: construímos! A mais difícil que é administrar ficará para você”. Lunitti sinalizou positivamente ao atual prefeito, num gesto de desafio aceito. A ministra Marta Suplicy concordou com Schiavinato que construir é a parte mais fácil. “Schiavinato foi feliz na sua afirmação. Construir é fácil o mais difícil é fazer com que a comunidade se aproprie das obras, e faça com que estas obras possam transformar a vida das pessoas”.

O prefeito eleito, Beto Lunitti disse que a obra do CEU é mais uma manifestação da visão política do governo federal. “Este Centro é mais uma mostra que o projeto do governo federal é de inclusão das pessoas. Compreendemos que este espaço como todos os outros precisam ser cuidados com carinho, mas principalmente, garantir o acesso da comunidade aos instrumentos públicos. Precisamos fazer com que todas as estruturas públicas estejam a disposição da cidadania”.

Recursos

No total, foram investidos na construção, aproximadamente R$ 2 milhões em recursos federais sendo que, R$ 1.667.769,78 na execução das obras físicas e o restante na compra dos materiais e equipamentos.

 

Anuncio gene 2