Construída dentro dos padrões internacionais da National Hot Rod Association (NHRA), a pista conta com 402 metros, destinados às arrancadas, mais 20 metros para o aquecimento de pneus e uma área de frenagem de 550 metros, totalizando 972 metros de comprimento. A largura é de 18 metros. Os investimentos totais nesta primeira etapa chegam aos R$ 3,5 milhões.
Feliz com a conquista, o presidente da Associação dos Pilotos de Arrancadas de Toledo (APAT), João Eugênio Pletsch, o Nico, agradeceu as autoridades presentes, dentre elas o prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato, e o deputado federal, Dilceu Sperafico, por terem viabilizado a pista. “Está aqui o nosso sonho, faltam alguns ajustes, mas gradativamente este local será o melhor do Paraná e um dos melhores do Brasil”.
Schiavinato, por sua vez, transferiu os agradecimentos da APAT ao empenho de todos que se dedicaram às obras. Lembrou a participação do vereador Eudes Dallagnol, que realizou, junto com outros membros, uma visita técnica a pista do VeloPark, em Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul, e todos que contribuíram, de alguma forma, com a execução do projeto. “Muitos participaram desta obra, desde a família Paludo, que nos vendeu a área ideal para a construção, a construtora, que trabalhou ininterruptamente para a concretagem da pista, e a Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo (EMDUR), que realizou a pavimentação da área de frenagem. Ninguém mediu esforços para que hoje, todos vocês aqui presentes, tivessem esta primeira etapa do nosso autódromo a disposição”.
Logo após a cerimônia oficial, os motores roncaram. A exibição dos carros de arrancada agradou ao grande público presente. Dois dragsters, tipo de veículo leve com propulsores extremamente potentes, vindos da cidade de Maringá, no Paraná foram os protagonistas da festa. Eles foram pilotados por Pedro Martinhago e o filho Pedro Augusto Martinhago. Outro momento que agradou aos presentes aconteceu quando foram alinhados na pista o Maverick, de Nico Pletsch, e o Chevette 181, de Alex Sander da Silva, ambos pilotos toledanos de destaque no cenário nacional. Alex falou que a pista, a partir do momento em que começar a se usada, se tornará ainda melhor. “Ainda falta emborrachar, mas isto acontecerá com o tempo”, explicou.
Da Assessoria - Toledo
GERAL
Encontro de carros marcou a inauguração da Pista de Arrancadas de Toledo
O último domingo (16) foi de muita festa para os amantes do automobilismo em Toledo. A Pista de Arrancadas de Toledo, primeira etapa do Autódromo Municipal Rafael Sperafico, foi entregue com um grande encontro de jipeiros, carros antigos e de arrancadas, motos e som automotivo. O evento teve início pela manhã e prosseguiu durante todo o dia. Durante a tarde aconteceu a cerimônia oficial e o descerramento da placa que marcou a inauguração do espaço destinado à prática do esporte motor.
Mais lidas
- 1Qualidade da água da microbacia do Rio Marreco passa por monitoramento
- 2Hoesp recebe R$ 35 milhões da Itaipu para construção da nova sede
- 3Endividamento das famílias brasileiras bate recorde e reforça importância da educação financeira
- 4Itaipu aporta R$ 35 milhões para a construção da nova sede do Hospital Bom Jesus
- 5Lançamento do “Bioenergia na Escola” reúne alunos do Clube de Ciências
Últimas notícias
- 1Toledo apresenta modelo de governança e inspira debate sobre empregabilidade
- 2Amop recebe Missão Paraná da Secretaria de Estado de Segurança Pública
- 3Tecpar inicia processo de transferência de tecnologia de vacinas com biofarmacêutica Sinovac
- 4Transcatarina reúne cerca de mil pessoas na edição de 2026 e toledanos estão confirmados
- 5Paraná registra o amanhecer mais gelado de 2026 e novos recordes são esperados



