1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Comissão começa a discutir critérios para levantamento de pioneiros

Uma comissão especial vai estabelecer critérios e elaborar a relação nominal dos pioneiros do município de Toledo para a implantação de um memorial em sua homenagem. A comissão, nomeada através da portaria 44, de 25 de janeiro de 2011, é formada por pioneiros e seus filhos, além de integrantes do Museu Histórico Willy Barth.

02/02/2011 - 14:37


Fazem parte da comissão Lourdes Maria de Souza Barbieri, Maria Bernardete Paim Barth Calleya, Ondy Hélio Niederauer, Raulino Cavaglieri, Horts Léo Isernhagen, Arnoldo Bohnen e Ana Beatriz Costamilan.

A comissão esteve com o prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato, na semana passada e realizou nas dependências do museu, a primeira reunião de trabalho. “A reunião com o prefeito foi um primeiro contato para ele expor aos integrantes o trabalho que pretende desenvolver, através do Memorial, prestando uma homenagem aos pioneiros de Toledo. Agora, a comissão vai fazer estudos e definir critérios para a elaboração da relação nominal dos pioneiros de Toledo”, explica Lourdes Barbieri.

Segundo ela, o trabalho deverá ser longo e minucioso, visando fazer um resgate histórico do município e a participação dos pioneiros neste processo. Atualmente, o Museu Histórico tem um cadastro de cerca de 500 famílias, que vieram a Toledo no período de 1946, data da chegada dos primeiros desbravadores, até 1956. “Este trabalho deverá contribuir para resgatar muitos pioneiros anônimos, que por aqui residiriam e também deram a sua contribuição para o desenvolvimento de Toledo”, avalia ela.

Na primeira reunião, os participantes da comissão já receberam sugestões de critérios a serem adotados para a relação nominal dos pioneiros, apresentada por Ondy Niederauer. A próxima reunião está marcada para quinta-feira (3), às 14h, quando deverão ser discutidos novos critérios.

O prefeito pretende implantar o memorial ainda neste ano por ocasião dos festejos do dia do pioneiro, em 27 de março. A data é marcada todos os anos com uma programação especial, reunindo pioneiros e seus familiares.

 

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29