Porém, em alguns domicílios, os agentes de combate às endemias têm encontrado resistência por parte dos moradores. “Temos casos onde tentam dificultar e até mesmo barrar a entrada dos agentes. Eles também têm sofrido desacato por parte dos moradores”, explicou a diretora de Vigilância Sanitária, Luciane Raquel Gromowski Alcará.
Para tentar melhorar essa situação, uma parceria entre a Secretaria de Saúde de Toledo e Departamento de Segurança Municipal, tem levado os guardas municipais às ruas junto com os ACE´s. “É uma forma de demonstrar que o trabalho é sério, que a situação é preocupante e que precisamos realizar estes trabalhos de vistoria”, afirmou a supervisora administrativa do Combate às Endemias, Elzeni de Souza Carvalho. Os grupos foram formados com dois guardas e dois agentes.
Outro fator relevante em relação a esta soma de esforços apontada por Luciane Alcará é a presença de menores nas residências. “Existe uma preocupação de pais que deixam os seus filhos adolescentes em casa e temem a entrada de estranhos. A parceria com os guardas municipais traz uma sensação de maior segurança para eles também”, salientou. As visitas, nesta semana, acontecem no centro da cidade, próximo ao Centro de Saúde.
Para o secretário de Segurança e Trânsito de Toledo, João Vianei Crespão, o apoio Departamento de Segurança Municipal, em situações como esta, será sempre disponibilizado. “Temos que contribuir na prevenção e a luta não pode mais ser apenas dos agentes de combate às endemias. Vamos nos esforçar ao máximo para ajudar”. No total, participam da ação 22 guardas municipais acompanhados pelo supervisor Ubirajara Vieira.
Casos extremos
De acordo com Luciane Alcará, os domicílios onde os agentes e os guardas municipais forem impedidos de adentrar serão selecionados pelos servidores municipais. Eles receberão a visita de um representante do Departamento de Vigilância Sanitária que tentará realizar a vistoria. Caso a negativa persista, o caso será levado a Promotoria de Justiça para que seja expedida uma autorização de entrada na residência.
Da Assessoria - Toledo
POLÍTICA
Guarda Municipal participa de ação junto aos agentes de combate às endemias
A preocupação com uma possível epidemia de dengue, após os 5,8% de infestação apresentado no Levantamento de Índice Rápido de Infestação de Aedes Aegypti (Liraa), fez com que o Departamento de Vigilância Sanitária de Toledo intensificasse os trabalhos de prevenção e erradicação do mosquito e larvas. Um dos principais focos de ação é a conscientização da população.
Mais lidas
- 1Primeira Conferência Municipal de Igualdade Racial de Toledo reúne lideranças e fortalece políticas públicas
- 2Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica
- 3Abertura do II Simpósio de Pesquisa da FAG Toledo contará com cinco mesas temáticas
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
Últimas notícias
- 1Eficiência reprodutiva em vacas de corte depende de manejo sanitário e nutricional adequado, defende especialista
- 2"Quem é o Próximo a Morrer pelo Haiti?"
- 3Dia Internacional das Cooperativas: Roberto Rodrigues aponta cooperativismo como solução para desafios globais
- 4Boletim semanal informativo da dengue é divulgado pela Saúde em Toledo
- 5Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”