Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

POLÍTICA

É um tempo de inversão de prioridades, em que o ser humano está em primeiro lugar,diz o prefeito diplomado, Beto Lunitti

A Justiça Eleitoral de Toledo promoveu, nesta terça-feira (18), a sessão solene de diplomação do prefeito eleito de Toledo, Beto Lunitti, do vice-prefeito eleito, Adelar Holsbach e dos vereadores. O prefeito eleito, Beto Lunitti, destaca que hoje se cumpriu mais um rito na jornada do exercício da cidadania. Ele afirma que a eleição é o resultado do trabalho de uma coligação que sempre buscou manter o diálogo, analisar diagnósticos e estudar potencialidades do Município. “Vimos que Toledo pode mais e este mais se traduzia na renovação do poder. Era necessário um projeto que oxigenasse os rumos da cidade. E para isso começamos um longo trabalho em prol da unidade do PMDB, PDT, PT, PSC, PSDC, PPL e PCdoB. Nos preparamos, estudamos e construímos junto com a sociedade civil, técnicos e servidores um plano de governo que foi vitorioso nas urnas”.

18/12/2012 - 17:32


O prefeito eleito, Beto Lunitti, disse que a população depositou nas urnas a confiança ao escolher o seu nome e do Pelanka. “A esperança de um novo tempo, um tempo em que o ser humano esteja em primeiro lugar. É um tempo de inversão de prioridades, pois é preciso reverter indicadores que não são compatíveis com a grandiosidade de Toledo”.
Durante o seu pronunciamento, Beto Lunitti, lamenta que a cidade de Toledo seja a segunda pior saúde do Estado do Paraná, de acordo com os dados do IDSUS. Ele exemplificou a informação, citando a saúde das mulheres. “As políticas conduzidas até o momento não deram conta de cumprir metas pactuadas de prevenção de câncer de colo de útero, metas inferiores as médias nacionais; Toledo teve nota de 4,57 no IDUS numa escala de zero a 10 pontos. E mamografia é ainda pior: 2,78 em 10”. O prefeito diplomado cita que na área da odontologia, a média da ação coletiva de escovação dental supervisionada recebeu nota 0,04 numa escala de 0 a 10.
Com relação a educação, Beto Lunitti, afirma que a maior incidência de abandono escolar está nas 5ª e 6ª séries, no ensino fundamental e o 1º ano do ensino médio. “As razões apontadas estão à adaptação ao sistema da rede municipal para a estadual e o ingresso no mercado de trabalho”.
Outro dado que preocupa Beto Lunitti pertence a economia. Segundo ele, o índice de participação do ICMS tem diminuído a cada ano. "Ao comparar os valores de 2011 e 2012 Toledo perdeu cerca de 4,5%, na participação do bolo do ICMS. A inversão de prioridade que falamos é isso. É olhar para estes indicadores e muitos outros e pensar um Toledo humano, desenvolvido e participativo para nossos filhos e netos. Temos ainda outra convicção: A de que governar com a sociedade é a oportunidade de fazermos mais e melhor. Por isso, a partir do dia 2 de janeiro trabalharemos no fortalecimento dos vínculos do governo municipal com a sociedade civil organizada”.

Democracia
O vereador eleito mais votado, Lúcio de Marchi, afirma que o Poder Legislativo tem a responsabilidade de representar a sociedade. “Muitos acreditam que ser vereador é tomar cafezinho ou bater nas costas. Isto é um equívoco. A população depositou a sua esperança ao votar em cada vereador. Ela pode ter a certeza que vamos vigiar e fiscalizar dentro dos parâmetros da Lei. Os vereadores eleitos e os suplentes tem esta responsabilidade e desafio. Quero agradecer aos eleitores por acreditarem em nosso trabalho e dizer aos vereadores que cada um sabe da sua responsabilidade. Parabéns a todos”.
Beto Lunitti afirma que será um prefeito democrático e vai respeitar o exercício do mandato de cada vereador. “Mas sempre que necessário, irei chamá-los para o debate público das demandas públicas, debater projetos que visem o bem comum e tenho a certeza que, como homens de bem e comprometidos com a gente de Toledo estarão abertos a este diálogo”.
Ele salienta que respeita a independência dos poderes, mas a de se ter o entendimento que o diálogo entre o Executivo, Legislativo e Judiciário precisa ser permanente. “Afinal todos nós perseguimos o mesmo fim: o bem público. Queremos fazer o melhor governo e temos o compromisso de fazer o melhor governo. Por isso vamos ao trabalho, porque já vivemos sob um novo tempo”.
Avaliação
conforme a presidente da sessão, Denise Terezinha Correa de Mello Kruger, a solenidade finaliza as eleições municipais de Toledo. “Com a diplomação, os vereadores suplentes e eleitos, o vice-prefeito e o prefeito estão em ordem com a justiça eleitoral, pois zerei a prestação de contas dos eleitos para diplomá-los hoje. Eles estão aptos a tomar posse em 1º janeiro de 2013 e seguir até o dia 31 de dezembro de 2016”.
Ela afirma que as eleições municipais em Toledo transcorreram com trâmites rápidos e diversos plantões. “No contexto geral, as eleições aconteceram dentro de uma normalidade e tranquilidade. Estou pessoalmente realizada por concluir este trabalho”.

Anuncio gene 2