Para receber os laboratórios, além da oferta do curso técnico, foi necessário que os gestores se comprometessem a adequar os espaços em seus colégios, pois é necessária uma sala específica para cada laboratório. Foi preciso ainda todo um processo documental, organizado pelo Departamento de Educação Profissional do NRE, para a viabilização do recurso. De acordo com o Departamento, a iniciativa irá beneficiar não apenas os alunos da educação profissional, mas também os alunos do Ensino Fundamental e Médio, pois os laboratórios ficam a disposição da escola.
O Colégio Agrícola Estadual Adroaldo Augusto Colombo, de Palotina, foi um dos beneficiados, recebendo cinco laboratórios básicos: física, química, biologia, matemática e informática, e outros três específicos: agroindústrias de leite, vegetais e carnes. “A implantação dos laboratórios dará oportunidade aos professores de desenvolver um trabalho diversificado, trabalhar na prática os conteúdos vistos em sala de aula. Vem contribuir, e muito, com o aprendizado dos nossos alunos”, destaca o diretor do Colégio, Glauco Aurélio Torino.
Um dos colégios com maior investimento foi o Colégio Estadual Ayrton Senna, de Toledo. Por ofertar cursos na área de infraestrutura, o estabelecimento recebeu, além dos laboratórios básicos de biologia, química, física e informática, equipamentos para a prática de topografia, marcenaria e carpintaria. O diretor, Antônio Machado, ressalta que os laboratórios contribuirão para a expansão dos cursos no colégio. “Com isso a expectativa é aumentar o número turmas do Curso Técnico em Edificações, receber novos cursos da área de infraestrutura e atender a demanda de alunos que procuram por esses cursos, pois sempre temos grande procura”, afirma Antônio, ressaltando que a construção civil está entre as primeiras profissões com maior demanda no país, tanto em nível técnico quanto superior.
Brasil Profissionalizado
O programa Brasil Profissionalizado visa fortalecer as redes estaduais de educação profissional e tecnológica. A iniciativa repassa recursos do governo federal para que os estados invistam em suas escolas técnicas. Até 2014, o programa conveniará recursos da ordem de R$ 1,8 bilhões aos estados e municípios que ofertam educação profissional no país. O dinheiro deve ser empregado em obras de infraestrutura, desenvolvimento de gestão, práticas pedagógicas e formação de professores.
Da Assessoria
EDUCAÇÃO
Colégios que ofertam cursos técnicos receberão novos laboratórios
Os cursos técnicos ofertados pelos colégios do Núcleo Regional de Educação de Toledo deram um salto de qualidade, pois contam agora com bibliografia específica e novos laboratórios para a prática profissional. O recurso foi obtido através do programa Brasil Profissionalizado e beneficiará quinze instituições de ensino com 41 laboratórios, entre básicos e específicos.
Mais lidas
- 1Qualidade da água da microbacia do Rio Marreco passa por monitoramento
- 2Hoesp recebe R$ 35 milhões da Itaipu para construção da nova sede
- 3Endividamento das famílias brasileiras bate recorde e reforça importância da educação financeira
- 4Itaipu aporta R$ 35 milhões para a construção da nova sede do Hospital Bom Jesus
- 5Lançamento do “Bioenergia na Escola” reúne alunos do Clube de Ciências
Últimas notícias
- 1Toledo apresenta modelo de governança e inspira debate sobre empregabilidade
- 2Amop recebe Missão Paraná da Secretaria de Estado de Segurança Pública
- 3Tecpar inicia processo de transferência de tecnologia de vacinas com biofarmacêutica Sinovac
- 4Transcatarina reúne cerca de mil pessoas na edição de 2026 e toledanos estão confirmados
- 5Paraná registra o amanhecer mais gelado de 2026 e novos recordes são esperados



