O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), Edésio Reichert, destaca que é responsabilidade do Município instituir ações para a formação de mão de obra. “É em nosso sistema de ensino que pode estar o começo da solução ou parte do problema. Observo que algumas crianças quando chegam ao quinto ano ainda não sabem as quatro operações de matemática e nem tem uma leitura perfeita e, principalmente, a maioria não consegue interpretar o que lê. Acredito que se forem estabelecidas mudanças nesta fase, elas terão um melhor desenvolvimento nos ensinos médio e superior. O nosso ensino está doente! Há uma evolução no ensino? Há, mas devagar. Como dirigente empresário não posso fechar os olhos para isso. É preciso colocar o dedo na ferida”.
Ele explica que educação refere-se a aquisição de hábitos e sentimentos. Segundo ele, fundamentalmente, a educação acontece na família. Por sua vez, instruir, formar ou ensinar é papel da escola, a qual é responsável por transmitir novos conhecimentos e habilidades. “Tenho a clareza de que educação é responsabilidade dos pais e ensino do professor (escola). A separação dos conceitos educação e ensino pode trazer um resultado melhor no processo de desenvolvimento dos Municípios, pois observando as notícias que tratam sobre o assunto geralmente esbarra na falta de formação de mão de obra qualificada, de ter pessoas preparadas para o mercado”.
O presidente da Associação enfatiza que a reflexão do assunto é fundamental, porque pode ocasionar novos resultados. “Que tipo de sociedade pretendemos construir? O que esperamos para o futuro? O Brasil chegou no limite de sua capacidade, não tem mais como evoluir devido a deficiência e carência de mão de obra. Por que o resultado não acontece? Porque falta conhecimento. A grande dificuldade é fazer com que o jovem se interesse pela leitura. O esforço para ler parece que não existe mais. Segundo cientistas, o conhecimento entra pela visão. O desafio é fazer a criança ou o adolescente ler, porque está a melhor ferramenta de conhecimento para o ser humano”.
Ele comenta que a imprensa tem papel importante na mudança desta concepção. Para Reichert professor não é um educador. “Os empresários não contratam perante a educação, e sim, contratam pela competência do indivíduo. O ato de demissão pode estar relacionado a educação (comportamento, valores, moral, entre outros)”.
Reichert relata que pretende dialogar com os diretores da Acit para mudar a forma de comunicação dos conceitos educação, formação ou instrução. “Nós devemos dar o exemplo, porque se não falarmos o conceito correto estaremos multiplicando a confusão e não contribuiremos para a evolução”.
Ele reafirma que o objetivo da entidade é refletir o assunto. “A Associação está disposta a tratar o tema, porque aprendizagem diz respeito ao mundo empresarial, pois são estas pessoas que irão para o mercado de trabalho. Falar que é preciso um ensino melhor não basta. Também é necessário indicar ações. Eu - como presidente da Acit - me sinto responsável em apontar e influenciar nas mudanças”.
GERAL
Qualidade no ensino público pode influenciar na contratação de profissionais para o mercado de trabalho, afirma Reichert
Na evolução do ensino fundamental e na qualificação de mão de obra profissional, Toledo vive situações antagônicas. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2011 - divulgado em agosto – mostrou que todas as 20 escolas de 5ª à 8ª séries tiveram notas 4.4, apesar de estar acima da meta estipulada para o ano, que era de 4.1, teve um rendimento pior ao de 2009, quando o índice foi de 4.6. Quanto ao fluxo, a 5ª série apresentou o pior índice. Enquanto que em 2009, 83% dos alunos passaram de ano, em 2011, apenas 74.7% dos estudantes conseguiram avançar à 6ª série. Nas outras séries (6ª, 7ª e 8ª), a média de aprovados em 2011 ficou em 79%, pior ao de 2009, que registrou 81%. Durante um café oferecido a imprensa da cidade, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), Edésio Reichert, disse que os resultados do IDEB refletem na continuidade da aprendizagem deste jovem e, principalmente, na inserção no mercado de trabalho. Ele tem constatado que Toledo começa a ter dificuldades em realizar contratações em algumas áreas pela falta de qualificação. Para Reichert é necessário compreender os conceitos 'educação e ensino' e desenvolver ações.
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