1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

Maripá tem um caso de dengue confirmado e sete suspeitos

O índice de infestação do mosquito transmissor da dengue na sede de Maripá está em 19,6%. O distrito de Vila Candeia tem um índice de infestação de 25,8%, enquanto em Pérola Independente ainda está sendo feito o levantamento. O Município tem um caso confirmado de dengue e sete casos suspeitos. A Secretaria de Saúde considera a situação alarmante e solicita a mobilização da comunidade para que elimine de suas residências os locais onde o mosquito possa se reproduzir, como vasos de plantas, pneus, latas e qualquer outro tipo de recipiente que acumule água.

03/02/2011 - 12:35


Dengue Hemorrágica
O coordenador Regional de Endemias da 20ª Regional de Saúde, Alberto de Jesus Fernandes, alerta que se as famílias não fizerem a limpeza de seus terrenos, eliminando os possíveis criadouros do mosquito, Maripá corre o risco de ter uma epidemia de dengue hemorrágica. “A nossa região não está preparada para uma epidemia desse tipo”, salienta.
Ele lembra que cerca de 90% das pessoas de Maripá já podem ter contraído dengue. “Se essas pessoas pegarem dengue novamente, cerca de 60% dos casos podem vir a ser de dengue hemorrágica e nós não temos estrutura em nenhum hospital da região oeste do Paraná com leitos específicos para atender pacientes com dengue hemorrágica”, explica o coordenador.
Sem parceria
Segundo o coordenador Regional de Endemias da 20ª Regional de Saúde, o município de Maripá realizou todos os procedimentos exigidos para combater a dengue. “O trabalho do poder público do município está seguindo todas as normas do Ministério da Saúde, mas a população não está sendo parceira”, ressalta Alberto. “Cerca de 90% do trabalho de prevenção depende da população”, enfatiza.
A diretora do Departamento de Saúde de Maripá, Cristhiane Novello, alerta para que as pessoas com algum sintoma da doença procurem um posto de saúde o mais rápido possível. “Quem sentir algum sintoma como dor de cabeça e dor no fundo dos olhos é o suficiente para procurar uma Unidade de Saúde”, aconselha.
Mobilização
A secretária Municipal de Saúde, Sônia Wagner, garante que a Secretaria está promovendo uma série de atividades intensificadas para eliminar focos do mosquito e evitar novos casos da doença, como o bloqueio nas residências onde moram pessoas suspeitas de estar com dengue. “O bloqueio consiste em realizar uma pulverização de veneno em um raio de 100 metros da residência”, explica. Também está prevista uma mobilização com a participação de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias. “Vamos visitar todas as casas para identificar os focos da doença e solicitar que o morador o elimine imediatamente. Só vamos sair da residência depois da eliminação de todos os possíveis focos”, enfatiza a diretora do Departamento de Saúde. A Secretaria fará ainda um Mutirão Contra a Dengue, dia 26 de fevereiro, e está preparando um processo de contratação emergencial de pessoas para trabalhar no combate ao mosquito transmissor da doença. “Temos número suficiente de agentes de endemias, mas esta é uma situação especial que precisa de reforço do pessoal’, finaliza a secretária.

 

Da Assessoria - Maripá

Sem nome %281144 x 250 px%29