O debate foi acompanhado por dois dos nove empresários beneficiados pelo projeto, o que também foi discutido antes da votação na Câmara Municipal. Vários vereadores relataram as visitas realizadas ao Tecnoparque e contatos com a Prefeitura de Toledo para avaliar o projeto, entre eles Adelar Holsbach, Ademar Dorfschmidt, Adriano Remonti, Expedito Ferreira, Leoclides Bisognin, Luís Fritzen e Rogério Massing, avaliando a conservação e perspectivas do Tecnoparque e os diferentes números de empregos gerados pelas empresas beneficiadas com terrenos pelo Projeto de Lei nº 148. “Precisamos dar incentivo à indústria para fazer de nosso município um município cada vez melhor”, apontou Ademar, que havia pedido vistas ao projeto para sua melhor análise.
O vereador Adriano Remonti fez o primeiro pedido de vistas para analisar os diferentes números de vagas geradas por cada indústria e o tamanho da área destinada. Ao final da análise ele retirou parcialmente o pedido, antecipando a votação do tema para facilitar a definição do assunto para as empresas. Bisognin lembrou que coordenou o Centro de Desenvolvimento Agroindustrial naquele local por nove anos e disse que pelo que apurou metade das empresas dali pretende melhorar e ampliar suas atividades. Ele defendeu que Toledo precisa implantar um polo metal-mecânico numa área de 5 a 10 alqueires, afirmando que hoje muitas empresas, como fornecedoras da Sadia/BRF, que estão espremidas em suas atuais instalações, teriam condições de ampliar atividades e gerar mais empregos se tivessem mais espaço e incentivo. Para ele há uma demanda reprimida inclusive pela falta de uma perspectiva sobre para onde a cidade vai crescer e uma definição de polos industriais viria atender essa necessidade. Para o vereador “é óbvio que a cidade vai ultrapassar a BR” e terão que ser feitas novas trincheiras e/ou viadutos na rodovia 163/467 e Toledo precisa planejar isso, tendo a seu favor a disponibilidade de recursos federais. “Quem tem bons projetos tem dinheiro sobrando”, afirmou Leoclides Bisognin.
No debate foram lembrados as deficiências da infraestrutura regional, como os ventos no aeroporto de Cascavel que impediram clientes de um industrial de Toledo de descer na cidade vizinha na véspera e a situação do aeroporto de Toledo. Os vereadores lembraram ainda indústrias como a Prati-Donaduzzi, que a partir de um incentivo se tornou uma grande geradora de empregos e tributos. O incentivo destinado a particulares desta forma beneficiou a todos, mostrando a importância do apoio público e que pode ir além dos benefícios que hoje contemplam empreendimentos rurais, como terraplenagem de chiqueirões e aviários. Para o vereador Paulo dos Santos é preciso “uma política de industrialização clara, transparente e que o Legislativo acompanhe essa política”, desejando que “tomara que possamos nos orgulhar muito” das empresas beneficiadas com incentivos municipais.
O PL nº 148 foi aprovado por unanimidade pelos dez vereadores presentes à extraordinária do dia 21.
Da Assessoria
GERAL
Câmara debate e aprova apoio a indústrias em Toledo
A Câmara Municipal debateu na sessão extraordinária da última sexta-feira, dia 21, o desenvolvimento de Toledo e o incentivo às empresas para geração de empregos e renda. O debate foi estabelecido por conta do Projeto de Lei nº 148, que contempla com áreas públicas 9 indústrias estabelecidas no Tecnoparque, o antigo Parque de Exposições.
Mais lidas
- 1Brasil atinge novo recorde com 350 milhões de toneladas de grãos
- 2Mostra e Festival de Circo terá exposição e contação de história nesta quinta
- 3Toledo avança para implantação de Observatório de Indicadores Econômicos e Sociais
- 4Caça e Pesca já vive atmosfera da 52ª Festa Nacional do Porco no Rolete
- 5Prefeitura recebe reitor da Unioeste para tratar da Casa do Estudante
Últimas notícias
- 1Toledo recebe exposição de artista internacional
- 2Seca recua no Oeste e Noroeste do Paraná e se agrava no Norte e RMC, diz monitor da ANA
- 3Prefeitura de Toledo inicia construção de 30 casas populares em Vila Nova
- 4Sicredi apresenta novidades do cartão Mastercard Black com benefícios exclusivos para associados
- 5Capacitação aborda prevenção de doenças para médicos e enfermeiros de Toledo