“A Residência Técnica é uma excelente oportunidade para engenheiros e arquitetos graduados recentemente que pretendam atuar na área pública de edificações, seja como servidores ou prestadores de serviço. Eles poderão cursar uma pós-graduação de qualidade e ainda conhecer de perto os desafios da engenharia na área pública”, afirmou o secretário da Infraestrutura, José Richa Filho, um dos responsáveis pelo programa.
Para se inscrever os interessados deverão acessar o link www.uepg.br/denge/restec na página da Universidade Estadual de Ponta Grossa, responsável pela seleção dos inscritos no programa de Residência Técnica. O curso atenderá profissionais que estejam formados há três anos nas áreas de Engenharia (Civil, Mecânica, Elétrica, Produção e Ambiental) e Arquitetura.
A Residência Técnica é uma modalidade de ensino de pós-graduação, na forma de curso de especialização (Lato sensu) com duração de dois anos e até 40 horas semanais de atividades. O curso é dividido em aulas práticas e teóricas. As aulas teóricas serão ministradas por professores das universidades estaduais localizadas nas cidades polos (Cascavel, Curitiba, Londrina, Maringá e Ponta Grossa), na modalidade educação a distância.
Na parte prática, os alunos acompanharão obras em execução nas secretarias e órgãos estaduais, sob a orientação e supervisão de profissionais, a exemplo da residência médica. Cada aluno, no fim do curso, receberá dois certificados de conclusão de curso: um de Especialização em Gestão de Projetos e Acompanhamento de Obras Públicas e o outro, do Acervo Técnico do Crea-PR.
O programa tem apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná, sindicatos da indústria da construção de todo o Estado e de instituições de ensino superior, como a UEPG, UEL, UEM, Unioeste e Unicentro.
MUNICÍPIOS – Os municípios atendidos são Apucarana, Assis Chateaubriand, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Cornélio Procópio, Cruzeiro do Oeste, Curitiba, Dois Vizinhos, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Goioerê, Guarapuava, Ibaiti, Ibiporã, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Laranjeiras do Sul, Loanda, Londrina, Maringá, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Piraí do Sul, Piraquara, Pitanga, Ponta Grossa, Santo Antônio da Platina, São Mateus do Sul, Telêmaco Borba, Toledo, Umuarama, União da Vitória.
Da AE Notícias
GERAL
Abertas inscrições de especialização em edificações públicas
Estão abertas as inscrições para o curso de especialização – Residência Técnica – para capacitar engenheiros e arquitetos na área e edificações públicas. Serão ofertadas 300 vagas, das quais 100 são destinadas para servidores públicos e 200 para profissionais formados há até três anos, distribuídas em cinco polos, abrangendo 40 municípios. Os participantes do programa receberão bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 1.900,00, até a conclusão do curso, que tem duração de dois anos.
Mais lidas
- 1Primeira Conferência Municipal de Igualdade Racial de Toledo reúne lideranças e fortalece políticas públicas
- 2Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica
- 3Abertura do II Simpósio de Pesquisa da FAG Toledo contará com cinco mesas temáticas
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
Últimas notícias
- 1Eficiência reprodutiva em vacas de corte depende de manejo sanitário e nutricional adequado, defende especialista
- 2"Quem é o Próximo a Morrer pelo Haiti?"
- 3Dia Internacional das Cooperativas: Roberto Rodrigues aponta cooperativismo como solução para desafios globais
- 4Boletim semanal informativo da dengue é divulgado pela Saúde em Toledo
- 5Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”