O consumo a mais nos meses de verão corresponde ao volume consumido pelos 350 mil habitantes de Maringá, por um período de nove meses. A diferença entre o consumo de água no inverno e no verão, equivale a 1,65 milhão de caminhões-pipa (de 10 mil litros cada um).
Para atender o aumento na demanda nesta época do ano, a Sanepar investe permanentemente em obras de ampliação dos sistemas de abastecimento de água. Neste ano, por exemplo, o investimento nos sistemas de água ultrapassou R$ 152 milhões.
Apesar dos investimentos, a Sanepar recomenda que todos façam uso racional da água, evitando desperdício do produto. Ações simples, como não deixar a torneira aberta ao escovar os dentes ou reduzir em alguns minutos o tempo no banho, fazem muito bem ao meio ambiente e podem diminuir a conta no fim do mês.
Outras recomendações da Sanepar são:
- Usar a água do tanque, ou da máquina em que foi lavada a roupa, para limpar calçadas e pisos.
- Reusar a água do último enxágue do tanque ou da máquina para regar jardim e grama.
- Lavar o carro usando a água em um balde. Você pode reduzir o consumo de água em até 300 litros.
- Reduzir o tempo no banho com o chuveiro aberto. Cinco minutos embaixo do chuveiro aberto consomem 70 litros de água.
- Reduzir o tempo da torneira aberta enquanto escova os dentes, ensaboa as mãos ou faz a barba. Torneira aberta manda para o ralo 20 litros de água por minuto.
- Fechar a cuba da pia, deixando um pouco de água. Ensaboe toda a louça e enxáge com água limpa. Não deixe a torneira aberta durante todo o tempo.
- Verificar se há torneiras pingando ou vazamento em vaso sanitário e nas demais instalações da rede interna.
- Reduzir a lavagem diária de roupa. Acumule e use a capacidade máxima da máquina de lavar.
- A água em que fez o último enxágue das roupas, no tanque ou na máquina, pode ser usada para ensaboar tapetes, tênis e outras peças.
- Varrer as calçadas com a vassoura antes de lavar. Jamais use a água da mangueira para “varrer” a sujeira.
- Se observar vazamento de água na rua, avise a Sanepar imediatamente pelo telefone 115.
Da AE Notícias
GERAL
No verão, consumo de água tratada aumenta 2 mil litros por mês em cada imóvel paranaense
No verão o consumo de água tratada cresce em todo o Paraná. Em média, cada residência paranaense consome no período cerca de 2 mil litros de água a mais por mês. Em julho de 2012, a média foi de 9,8 mil litros, sendo que em janeiro havia sido de 11,7 mil litros. A Sanepar abastece mais de 10 milhões de pessoas que vivem em 345 dos 399 municípios do Estado.
Mais lidas
- 1Qualidade da água da microbacia do Rio Marreco passa por monitoramento
- 2Hoesp recebe R$ 35 milhões da Itaipu para construção da nova sede
- 3Endividamento das famílias brasileiras bate recorde e reforça importância da educação financeira
- 4Itaipu aporta R$ 35 milhões para a construção da nova sede do Hospital Bom Jesus
- 5Lançamento do “Bioenergia na Escola” reúne alunos do Clube de Ciências
Últimas notícias
- 1Toledo apresenta modelo de governança e inspira debate sobre empregabilidade
- 2Amop recebe Missão Paraná da Secretaria de Estado de Segurança Pública
- 3Tecpar inicia processo de transferência de tecnologia de vacinas com biofarmacêutica Sinovac
- 4Transcatarina reúne cerca de mil pessoas na edição de 2026 e toledanos estão confirmados
- 5Paraná registra o amanhecer mais gelado de 2026 e novos recordes são esperados




