O IAP pede que os veranistas respeitem a sinalização indicativa nas praias e consultem o boletim de balneabilidade antes de escolher aonde vão se banhar. A bandeira vermelha indica água imprópria para banho nos 100 metros, à esquerda e à direta da sinalização. Nesses locais, os índices de coliformes fecais estão acima do recomendado pelo Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente), vindos principalmente de esgoto clandestino. A bandeira verde indica que a água pode ser aproveitada pelos veranistas.
Também é importante que os turistas procurem se instalar em casas e hotéis que estão ligados corretamente à rede coletora de esgoto. O veranista que frequentar o Litoral poderá acompanhar a qualidade das águas no site do IAP (ww.iap.pr.gov.br), na sinalização e nas barracas de informação instaladas nas praias.
O monitoramento durante da qualidade das águas durante a temporada de verão visa apontar os pontos mais críticos e que merecem mais atenção das autoridades. O objetivo é desenvolver programas para melhorar a qualidade da água nas praias nas próximas temporadas.
Nesta semana, por conta do feriado de Natal, as coletas das amostras foram realizadas na quarta-feira (26), assim como ocorrerá na próxima semana, por conta do feriado de Ano-Novo.
Da AE Notícias
GERAL
Maior parte das praias está própria para banho
O segundo boletim de balneabilidade divulgado nesta sexta-feira (28) pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) indica que, dos 90 quilômetros da orla paranaense, 1.600 metros estão impróprios para banho. Os locais onde não são recomendados aos veranistas são em Morretes; Balneários de Ipanema e Shangri-lá, em Pontal do Paraná; e na praia de Encatadas, na Ilha do Mel. Já no interior os mesmos pontos indicados no primeiro boletim de balneabilidade dessa temporada continuam próprios para banho.
Mais lidas
- 1Primeira Conferência Municipal de Igualdade Racial de Toledo reúne lideranças e fortalece políticas públicas
- 2Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica
- 3Abertura do II Simpósio de Pesquisa da FAG Toledo contará com cinco mesas temáticas
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
Últimas notícias
- 1Eficiência reprodutiva em vacas de corte depende de manejo sanitário e nutricional adequado, defende especialista
- 2"Quem é o Próximo a Morrer pelo Haiti?"
- 3Dia Internacional das Cooperativas: Roberto Rodrigues aponta cooperativismo como solução para desafios globais
- 4Boletim semanal informativo da dengue é divulgado pela Saúde em Toledo
- 5Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”