Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Sicredi Oeste: O diferencial é o atendimento personalizado ao nosso associado, afirma presidente Círio Kunzler

Em 2012, a Organização das Nações Unidas declarou como o Ano Internacional das Cooperativas, destacando a contribuição das cooperativas para o desenvolvimento socioeconômico dos cooperados e comunidades onde atuam. Neste contexto, a cooperativa de Crédito Sicredi Oeste está cumprindo o seu papel em Toledo e região, prova disto que em 2012, a entidade recebeu o Prêmio Destaque Empresarial como a cooperativa mais lembrada pelo sexto ano consecutivo. O presidente da cooperativa de Crédito Sicredi Oeste, Círio Kunzler, afirma que 2012 foi um ano especial para entidade. “No Ano Internacional das Cooperativas, a Sicredi Oeste destacou – ainda mais – a sua contribuição para o desenvolvimento da comunidade. Além que, muitas autoridades começaram focar o tema: Cooperativas Construindo um Mundo Melhor”.

29/12/2012 - 17:19


O presidente da Sicredi Oeste relata que a meta de associados deste ano foi completada ainda em novembro. “O cooperativismo está em alta e com a promoção de diversas ações conseguimos completar a meta de 15 mil associados, maior que 10% da população da nossa área de atuação. É um número significativo, o qual se deve a credibilidade do sistema cooperativo de crédito”.
Kunzler destaca que a renovação do quadro social da Cooperativa auxiliou para que a meta de associados fosse atingida. “Nesta renovação, jovens de 0 a 18 anos passaram a associar-se a cooperativa. A partir do momento em que a criança está inserida em uma instituição financeira, ela passa a ter noção de como trabalhar com sistema financeiro. Com isso, ela pode fazer uma poupança ou um fundo de previdência aos 16 e 18 anos, além ter um cartão de débito e controlar a sua conta”.
Outro programa destacado por Kunzler que auxiliou no desenvolvimento da Cooperativa é o Crescer e Pertencer. Ele explica que neste programa são escolhidos delegados para participarem das assembleias. Na sequência, eles são responsáveis por repassar as informações aos associados. “Acredito que o processo auxiliou para alavancar a credibilidade da Cooperativa, pois ela passou a estar organizada em núcleos”.
A Cooperativa também possui o programa Boas Vindas, o qual é um meio de aproximar o associado da Sicredi Oeste. “Os associados são convidados para um café da manhã para conhecer a Cooperativa, ser apresentado ao gerente e assessor da unidade e conhecer alguns produtos e serviços”.
Kunzler também lembra que a presidenta do Brasil, Dilma Rousseff sancionou a Lei que cria o Dia Nacional do Cooperativismo de Crédito, o qual foi comemorado na sexta-feira, dia 28 de dezembro. Ele comenta que esta data foi escolhida, porque é o dia em que a Cooperativa Pioneira do Rio Grande do Sul completou 110 anos. “Durante o ano o tema foi difundido. Inclusive recebemos uma homenagem na Assembleia Legislativa do Paraná. Estes fatores auxiliaram no desenvolvimento do marketing das cooperativas, porque elas passaram a serem mais vistas, consequentemente, tivemos um aumento de associados”.
Outras ações em 2012
O presidente da Cooperativa de Crédito Sicredi Oeste lembra que neste ano foram realizadas diversas assembleias para a escolha dos novos membros do Conselho Administrativo que estarão a frente da Cooperativa nos próximos quatro anos. “Nas assembleias participaram quase 3 mil associados”.
Em março, a Cooperativa promoveu um evento no Teatro de Toledo em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, no qual mais de mil pessoas participaram do encontro. Também foi realizada a 4ª Copa Sicredi com a participação de 44 equipes masculinas e 5 femininas, sendo que a equipe de Nova Santa Rosa sagrou-se campeã no masculino e a de Concórdia do Oeste campeã pelo feminino.
Conforme Kunzler, em 2012 também foi promovida a Convenção Anual e uma viagem de intercâmbio para a Holanda. “A Holanda é parceira da Sicredi e está presente em 40 países. Observamos que o país tem o funcionamento e a cultura diferenciados. Lá, não há mais atendente no caixa, pois as operações são realizadas com cartões. No Brasil, não conseguiremos fazer uma mudança rápida, porque isto é algo cultural. Este trabalho deve ser feito gradativamente, porque algumas pessoas não aceitam ou tem medo”.
O presidente ainda participou de um Fórum no Banco Central em Porto Alegre. Segundo ele, em 2013 haverá uma inclusão financeira de R$ 30 milhões com a melhoria de renda e qualidade de vida. “Precisamos ter o cuidado de promover uma educação financeira para este público, porque quando eles estiverem um cheque especial, um cartão para débito ou crédito terão uma educação financeira para que não crie um problema tanto para o associado ou cooperativa”.
Estratégias para 2013
De acordo com o presidente da Cooperativa de Crédito Sicredi Oeste, Círio Kunzler, para o próximo ano a entidade pretende ampliar a carteira de crédito e reforçar o treinamento e a capacitação dos colaboradores. “O nosso diferencial é o atendimento personalizado, pois os produtos e os serviços são semelhantes com as demais instituições financeiras. Também pretendemos consolidar o Programa de Desenvolvimento Social por meio do Crescer e Pertencer”.
Em 2013, segundo Kunzler, as parcerias estratégicas com as associações comerciais e entidades terão continuidade. Além de ampliar o foco das reuniões de Boas Vindas.
O presidente relata que programa União faz a Vida será desenvolvido em Toledo em parceria com o Sesi ou entidades particulares. “Neste programa, os nossos colaboradores preparam os professores para divulgarem a cooperação e a cidadania aos alunos. O programa é desenvolvido com crianças do CMEI até adolescentes do Ensino Médio. Em 2012, o projeto foi desenvolvido em Nova Santa Rosa em parceria com a prefeitura daquele Município”.
Outra novidade da Cooperativa para a comunidade toledana é a instalação de mais uma unidade Sicredi. “Estamos definindo a localização. É um presente para Toledo para estarmos ainda mais próximos da população”.

Anuncio gene 2