Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

POLÍTICA

Prefeito Beto Lunitti e vice Pelanka tomam posse e dão início a um novo tempo na política toledana

Um novo tempo. Essa foi a frase que marcou o tom dos discursos e da emoção que tomou conta e invadiu as dependências do Teatro Municipal de Toledo na posse do prefeito Beto Lunitti e do vice Adelar Holsbach (Pelanka). A solenidade de posse oficial foi marcada por muita emoção e sentimento de que uma nova era na política de Toledo se inicia a partir de 1º de janeiro com o governo Beto e Pelanka. Com a presença de autoridades políticas, representantes do Poder Judiciário e Legislativo, além de autoridades civis e militares e da sociedade organizada além da presença empolgante da população que lotou as dependências do Teatro, Beto e Pelanka foram empossados os novos gestores públicos no Poder Executivo de Toledo.

02/01/2013 - 06:52


O evento iniciou em um primeiro momento com a solenidade presidida pela Câmera de Vereadores. No ato foram empossados os novos vereadores eleitos e também eleita a nova Mesa Diretora da Câmara, que será presidida pelo vereador Adriano Remonti.  Remonti destacou em seu pronunciamento como novo presidente da Câmara que no Poder Legislativo também se inicia um novo tempo.  “Nossa Câmara conta com 19 vereadores para bem representar nosso povo, para atender as suas necessidades. Nós nos sentimos orgulhosos de representar vocês e poder compartilhar desse momento”.
Após a eleição da nova mesa diretora, realizou-se a cerimônia de posse do prefeito Beto Lunitti. O novo presidente da Câmara oficializou então Beto como prefeito de Toledo e Pelanka como vice. Também na cerimônia aconteceu o ato de transmissão de cargo feita pelo então prefeito José Carlos Schiavinato ao prefeito eleito Beto Lunitti. O ato simbólico emocionou a platéia que assistia e também ao prefeito Beto Lunitti e o ex-prefeito Schiavinatto. Tomados pela emoção o atual e o ex-prefeito trocaram abraços no ato que selou o fim da gestão do PP frente ao Executivo em Toledo e o início de um novo tempo para a política toledana. Em um discurso breve o ex-prefeito Schiavinatto agradeceu a sua família, equipe de governo e seus colaboradores, assim como aos líderes políticos que o apoiaram durante sua administração.
Também presente na mesa de honra, o deputado estadual Elton Welter falou representando os demais deputados presentes Duilio Genari e Dilceu Sperafico. Welter afirmou que 2013 vai ficar marcado na história de Toledo, pois ele acredita que a partir de agora se inicia um tempo em que Toledo será administrada a partir de um amplo debate com a comunidade. “O Beto tem o perfil de administrador que promoverá uma discussão com a população sobre as suas necessidades e que acima de tudo irá promover políticas públicas para o bem estar geral das pessoas”, disse Welter ressaltando que o governo Beto e Pelanka estará afinado com as políticas do Governo Federal. O deputado ressaltou ainda que Beto e Pelanka farão um governo de participação popular, desenvolvimento econômico e de serviços públicos de qualidade.
No mesmo tom, o vice-prefeito Pelanka frisou em seu discurso que o dia primeiro de janeiro de 2013 ficará marcado na história do município e emocionou-se no palco do Teatro, agradeceu à família, aos colaboradores de campanha e principalmente aos eleitores pela conquista e frisou que sabe da responsabilidade de administrar Toledo e que junto com Beto farão o melhor pela população. “Vocês podem ter certeza que faremos um governo com a marca do humanismo, do progresso e da democracia”, salientou o vice-prefeito Pelanka.
O grande momento e o mais esperado por todos que ali estavam assistindo a cerimônia era o discurso do prefeito Beto Lunitti. Com a marca da sinceridade e do carisma Beto abriu sua fala embargada pela emoção - emoção que contagiou a todos os presentes ao longo dos seus 26 minutos de discurso. Tempo razoavelmente breve para quem lutou por 4 eleições até alcançar o posto de Prefeito de Toledo. Na fala certeira ele “passou a régua”  nos dissabores do tempo da campanha e propôs começar uma nova fase na política de Toledo, na qual divergências ideológicas não serão mais transformadas em agressões e no embate pessoal e defendeu: “É possível fazer política respeitando o adversário. Vamos começar um novo tempo!”. Para ratificar o ato o prefeito Beto Lunitti quebrou o protocolo e convidou o vereador Luiz Fritzen (ex-líder de governo do ex-prefeito Schiavinatto) e o vereador Ademar Dorfschmidt  que será o seu líder de governo  na Câmara para selar o início desse tempo onde prevalecerá o respeito. Ademar e Fritzen selaram o ato em um aperto de mãos, aplaudidos pela plateia.
O discurso do prefeito Beto não deixou de ter a marca do homem, do cidadão, do pai e do político humanista. Beto lembrou que logo após a sua eleição foi indagado por uma repórter se sonhava em ser prefeito de Toledo e ele mais uma vez disse categoricamente que sempre sonhou “com uma sociedade comprometida com a partilha e com a comunhão” - frisando que foi este sonho que o fez o homem político. Beto lembrou sua trajetória na vida política, do processo de amadurecimento e da construção de um projeto. Mas também lembrou dos momentos difíceis. “A escolha da vida política não foi fácil. Foram muitos anos de confronto de ideias, de jeitos de olhar o mundo, o país, o estado, a nossa cidade. Tentaram me desconstruir enquanto homem, pai e político. A verdade tarda, mas prevalece. E aqui cheguei.Cheguei não sozinho, mas com uma legião de homens e mulheres que caminharam comigo e o Pelanka e nos fizeram prefeito e vice-prefeito de Toledo”, disse. 
A fala firme do início do discurso deu lugar a fala embargada pela emoção no momento em que o prefeito Beto Lunitti pediu licença a plateia para falar diretamente a sua família. Em tom emocionado Beto se dirigiu aos filhos Gibran e Prianka. “Meus filhos, vocês são minha vida e sei o quanto vocês sofreram pela minha escolha política. Mas nós sabemos que o que nos une é maior do que tudo no mundo: o amor. Diante de vocês e toda a gente de Toledo, quero reafirmar: o pai de vocês honrará cada valor ensinado a vocês, que os fez homem e mulher íntegros, honestos, humanos, seres apaixonados pela vida, sem preconceitos”, disse Beto que também fez questão de homenagear os pais Emilia e Guerino que já são falecidos, além dos irmãos Pedro, Paulo, Milton, Rejane, Adelar, Alceu, Dalci, Alaides e suas famílias, e in memoriam João Carlos - representado pelo sobrinho Marcelo.  “Vocês são parte de mim e da minha história. Somos o que nossos pais deixaram: a família Pagnussatt. Este irmão que os ama vai trabalhar como sempre trabalhou na vida respeitando cada valor ensinado pelos nossos pais”. O prefeito também agradeceu e rendeu homenagens aos aliados políticos que formaram a aliança vencedora  formada pelo  PSC, PDT, PT, PSDC, PPL, PCdoB e o PMDB. “Aqui meu especial agradecimento ao deputado Elton Welter que compreendeu o momento histórico e num sinal de desprendimento defendeu o projeto independente dos nomes que viessem a ser indicados a prefeito e vice”, disse Beto enaltecendo o apoio recebido do deputado Elton Welter. O prefeito reforçou ainda que a vitória não seria possível, sem o trabalho de militantes, de todos os candidatos a vereadores e a vereadoras, amigos e simpatizantes dos partidos e destacou o papel determinante do vice-prefeito Pelanka e como  será o tom do seu governo. “A vitória também não seria possível sem esforço do meu querido vice-prefeito Pelanka. Agora formamos um Governo, um governo de um Toledo humano, desenvolvido e participativo, que será intitulado governo BETO LUNITTI E PELANKA. Agora os interesses partidários estão superados, agora temos que governar para todos, não podemos nos esquecer disso”, falou o prefeito que ciente da contribuição dos ex-prefeitos parabenizou cada um a seu tempo por sua contribuição.  “Toledo não começa hoje, nem começou outro dia. Temos 60 anos, e cada cidadão e cidadã conhecido ou anônimo contribuiu com esta história. Cada prefeito com o seu olhar de mundo defendeu um projeto para o município e deu a sua contribuição. Parabéns a todos eles. Agora, é chegada a vez do Beto e do Pelanka, com o seu olhar, conduzirem Toledo”.
O prefeito Beto Lunitti elencou uma série de prioridades e desafios a serem vencidos na sua gestão defendendo que é chegada a hora de se quebrar paradigmas e se trabalhar para colocar Toledo num patamar de desenvolvimento sustentável e continuo que transforme o município em um lugar de oportunidades. “É preciso olhar para o futuro e deixar um legado para as próximas gerações. Isso é estratégico. Neste sentido o governo deverá necessariamente ter duas agendas de trabalho: uma específica para conduzir o seu processo de gestão diária, articulando o conjunto de secretarias e autarquias, e outra que visa o desenvolvimento estratégico a longo prazo, que irá apontar os novos caminhos a serem trilhados pelo município, ao tempo em que o processo de gestão administrativa integrada se desenvolve”. O prefeito afirmou que o Governo Beto e Pelanka vai trabalhar por novas matrizes econômicas que possam absorver a mão de obra formada nas nossas universidades e faculdades e assim gerar emprego com mais renda. Além disso, Beto ratificou seu compromisso com os empreendedores individuais, das pequenas e microempresas como também com o homem e a mulher do campo.
Beto retomou em seu discurso a fala sobre uma das suas bandeiras da campanha – a saúde preventiva. “Temos o desafio de cuidar de nossa gente antes que ela adoeça. Precisamos criar a cultura da prevenção. O número de consultas não é sinônimo de eficácia de políticas públicas, ao contrário, é sinal que algo não vai bem. Então o grande desafio é organizar o sistema de saúde pública para que avance, que qualifique o cuidado com as pessoas”, disse e reforçou o tom que irá marcar a sua gestão “a partir de amanhã começamos um longo e grande trabalho na promoção da cidadania, no fortalecimento da sociedade organizada, no fortalecimento das associações porque acreditamos que se governarmos juntos com a sociedade acertamos mais e governamos melhor. A sociedade está acostumada com um jeito de governar e nós vamos imprimir o nosso jeito, seremos um governo de diálogo, sem rupturas, mas de personalidade e aos poucos a sociedade vai compreender este novo jeito”, disse o prefeito.
Finalizando seu discurso o prefeito Beto Lunitti propôs que se firmasse um pacto não só entre os partidos que o elegeram, mas com a sociedade civil, a Câmara de Vereadores, o Ministério Público, o Judiciário e, em especial, com os servidores e servidoras, secretários e secretárias. “Juntos podemos transformar o sonho da comunhão e da partilha em realidade, desde que cada um de nós faça a sua parte e ajude ao outro”, disse Beto que convocou a todos para trabalharem por Toledo. “De mãos dadas, a partir de hoje, vamos governar para os 123 mil habitantes. Trabalhar para que o sonho de um Toledo humano, desenvolvido e participativo seja realidade, por que a partir de hoje, vivemos um novo tempo. Um tempo de cidadania!”.
Ao final dos discursos Beto e Pelanka foram homenageados com a apresentação do Coral Cristo Rei e do cantor gauchesco Delcio Tavares, que brindaram o encerramento do evento com a apresentação de canções que empolgaram a platéia presente. Participou também da cerimônia a Orquestra de Viola Caipira que executou o Hino Nacional e do Hino de Toledo.

 

Da Assessoria - Toledo

Por Rosselane Giordani

Anuncio gene 2