Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

POLÍTICA

Presidente da Câmara de Vereadores e Líder de Governo irão dialogar com os demais colegas, com o governo e a população

O processo de nomeação dos vereadores da Câmara de Toledo e a escolha da mesa diretora era para ser tranquilo, porém não foi bem assim. Nos últimos minutos, o vereador Tita Furlan anunciou a união dos edis dos partidos PDT, PV e PR formando o bloco União por Toledo. Com isso, colocou em cheque o nome do futuro presidente. Além que, os partidos PSC e PSDB poderiam ter somente uma das vagas na mesa. Durante as eleições, os bastidores apontaram que o projeto individual do vereador Neudi Mosconi (PDT) poderá afastá-lo da base de governo. Contudo, a união entre os partidos de base juntamente com PSDB e PPS prevaleceu e com 11 votos, o vereador Adriano Remonti tornou-se o presidente da Casa. Remonti disse que manterá um perfil de articulação com os vereadores e falou da possibilidade da descentralização das sessões. A mesa ainda é composta pelos vereadores: Edinaldo Santos (1º vice-presidente); Walmor Loddi (2º vice-presidente); Sueli Guerra (1ª secretária) e Luis Carlos Johann (2º secretário).

02/01/2013 - 07:04


O presidente da Câmara de Vereadores, Adriano Remonti, disse que prentede manter um perfil tranquilo e de articulação. “Sinto que não tive os 19 votos, mas o processo foi legítimo. A Casa é formada por vereadores experientes, os quais irão auxiliar na condução dos trabalhos, porém tenho as minhas ideias e uma maneira de governar. Isto as pessoas saberão ao longo do tempo por meio das minhas atitudes. É um poder independente, mas não posso negar que participei da construção do plano de governo do prefeito Beto Lunitti e, por isso, irei apoiá-lo nas decisões mais importantes”.
Neste ano, a novidade é a realização das sessões descentralizadas nos bairros e no interior. No ano passado, as sessões aconteceram em alguns pontos da cidade durante a reforma do prédio da Câmara e Remonti pretende repetir a ação. Segundo ele, o objetivo é fazer com que a população opine e entenda o processo. “Ela deve conhecer os seus vereadores e isto é vontade de todos. Pretendemos conhecer e discutir com a população as suas necessidades”.
O vereador e líder de governo, Ademar Dorfschmidt, comemorou a eleição do vereador, Adriano Remonti, para a presidência da Câmara de vereadores. “Foi um trabalho que auxilianos nos bastidores e sabíamos que um projeto individual poderia atrapalhar o processo, mas prevaleceu o companheirismo e a seriedade dos vereadores que se comprometeram em apoior ao nome do vereador Adriano e somente perdemos um voto do então candidato pela oposição. Iremos trabalhar esta questão pelo bem do desenvolvimento de Toledo”.
Dorsfchmidt confirmou que os partidos PMDB, PT e PSC foram os responsáveis pela construção da mesa da Câmara de Vereadores de Toledo. “Após as eleições, os representantes dos partidos dialogaram o assunto. A pedido do prefeito Beto Lunitti aceitei a liderança de governo. Além que, o PMDB entendeu a participação do PT no governo e isto é uma forma de gratidão e resposta a nossa aliança. A aliança precisa se manter firme para que possamos governar de uma forma tranquila”.
Ele ainda agradeceu aos vereadores dos partidos PSDB e PPS, os quais foram fieis em seus votos durante o processo. “Todo o voto tem o seu valor. Obrigada a base e ao PPS, PSDB que demonstraram interesse e comprometimento em ajudar o desenvolvimento de Toledo, demonstrando nas eleições elegendo o presidente da base do prefeito, Beto Lunitti”.
Ao ser questionado se é preocupante o fato do vereador, Neudi Mosconi, ter mantido a candidatura e adquirido oito votos, ele disse que qualquer situação é preocupante. “A legitimidade da candidatura é de todos os vereadores. Não posso esconder a minha frustração diante da situação. Na última reunião, o vereador Mosconi saiu totalmente fechado com voto ao vereador Adriano Remonti e se mostrando fiel. Contudo, durante a eleição se mostrou infiel e isso a população precisa apreciar este posicionamento do vereador Mosconi. Nós tínhamos dialogado em diversas oportunidades e não acreditávamos que viesse a ter este voto na última hora, mas manteve-se a fidelidade dos demais partidos. É frustrante, é desagradável o único vereador da base, do partido do vice-prefeito pertencer a um bloco contrário a todo o acordo feito durante o processo”.
Líder de governo
Para o vereador, Ademar Dorfschmidt, ser líder de governo é um novo desafio, pois ao se iniciar um novo mandato inicia-se novas expectativas. “Eu estarei disponível para conversar com todos os partidos, projetos que virão a ser apreciados para que tenhamos a aprovação já que são de interesse da população de Toledo. Irei me empenhar para conduzir o processo e demonstrar a população de Toledo que os vereadores querem realizar um bom trabalho, o qual resultará em benefícios a sociedade”. O líder de governo salienta que os vereadores devem retribuir a confiança da população realizando um bom trabalho com seriedade.
Dorsfchmidt disse que é um novo tempo no Poder Legislativo. “A demonstração foi muito clara. A mesa foi constituída pelo presidente que é o vereador que já tinha o exercício do mandato, Adriano Remonti e os demais quatro são novos. É um novo tempo. Nós construímos isso aqui e também na nova liderança de governo. Toledo conheceu nos últimos 16 anos a forma de governar do mesmo líder: o vereador Luis Fritzen. Ele fez muito bem o seu papel. Agora eu terei a oportunidade de exercer esta função e irei trabalhar para dar sustentação as ações do novo governo”.

Anuncio gene 2