1144x150 %284%29

GERAL

O aumento no número de focos da dengue aponta para o risco de uma epidemia

O último levantamento do LIRAA realizado no inicio de janeiro apontou 2,2% - o índice médio de presença de focos do mosquito transmissor da dengue. O coordenador de Combate a Endemias, Selídio José Schimitt, está preocupado com o aumento no número de focos da dengue encontrados em toda a cidade e adverte para o risco de uma epidemia de dengue.

03/02/2011 - 17:46


Selídio disse que a situação da dengue no aspecto doença, em Toledo, ainda é privilegiada. No entanto, com relação à quantidade de focos com larvas encontradas no Município é um preocupante. “É um relaxo. É algo se a pessoa falar para outra é capaz de não acreditar. A população diminui os cuidados nos quintais. Muitas pessoas acham que não vão pegar a dengue e o risco está aí”.

Preocupações

As principais preocupações da equipe de combate a endemias são: a quantidade de larva encontrada na cidade e o índice de infestação no Município que está acima do preconizado. “Outra preocupação é com a volta as aulas, pois muitos universitários de outras cidades vêm estudar em Toledo e podem estar com o vírus. O Município com o índice muito alto a probabilidade de vir uma pessoa com o vírus e contaminar alguns mosquitos da cidade é grande e se isto se concretizar poderemos passar por uma epidemia em um curto espaço de tempo e, consequentemente, algumas pessoas poderão contrair a dengue hemorrágica”.

Caso confirmado

Segundo Selídio, atualmente, o Município possui um caso importado confirmado. “Uma pessoa que viajou para o Pará contraiu o vírus lá e chegou em Toledo com os sintomas. Ela fez os exames e comprovou a doença. No momento, em que ficamos sabendo da informação, fizemos o raio e o bloqueio, pois precisamos capturar o mosquito para evitar a distribuição para outras pessoas”.

Orientações

Selídio comenta que a equipe está tendo muita dificuldade para fazer a vistoria, porque muitos imóveis estão fechados durante o dia. “Muitas vezes, não temos o contato direto com o proprietário da residência para passar informações, se bem que todos já sabem os cuidados e o clima está propício, porque chove todos os dias e esquenta muito rápido e pedimos aos moradores que zelem um pouco pelos seus quintais e tirem cinco minutos por semana para dar uma olhada se no quintal tem algum objeto acumulando água, tipo tambor caixa d’água, bebedor de animal, que tenham estes cuidados, porque somente o Poder Público não vai conseguir vencer está luta”.

 

Número de focos é alto

Os agentes de endemias estão preocupados com o número de focos encontrados nas residências em Toledo. Na tarde desta quinta-feira (03), a agente de endemia, Elisa Andreia Correia de Lima encontrou um foco de dengue em um pneu, localizado em uma residência, no Jardim Europa e disse que este material é o foco principal do mosquito, porque a cada mil pneus, provavelmente um não terá a larva. “Neste pneu tem larva e pupa. Provavelmente daqui dois dias sairão mosquitos”. Elisa ainda explica que o herbicida consegue matar a larva, mas não a pupa, porque ela está em uma fase que não se alimenta e mesmo colocando o produto não resolve. “O mosquito vai sair picando as pessoas e se encontrar alguém com vírus vai começar o processo de epidemia”.

Diariamente, a principal dificuldade vivida pela agente de endemia Elisa ao bater à porta de um morador para fazer à vistoria de combate a dengue é a conscientização desta pessoa, porque muitas vezes ela solicita a autorização, explica a situação, porém é impedida de entrar, mesmo tendo a autoridade de entrar. “Em outras casas explico o que deve ser eliminado do quintal, entre outros procedimentos. Um mês depois quando retorno nos locais e percebo que não houve nenhuma mudança, são os mesmos problemas, os lixos estão no mesmo lugar. A principal dificuldade é conscientizar o morador e fazer com que ele nos auxilie neste combate”.

Nesta semana, Elisa disse que já encontrou muitos focos. Até a metade da tarde desta quinta-feira ela já havia realizado oito notificações. “Imagina na sexta-feira, o dia em que entregamos o relatório da semana – está infestado de focos, tem notificações em todos os bairros da cidade. A situação está bem complicada”.

Elisa pede a população que ajudem aos agentes de endemias para combater o mosquito. “Se acontecer uma epidemia vai ser difícil para toda a comunidade. Por favor, tenham cuidado com os pneus, caixa d’água e matérias que acumulem água devem ser eliminados”.

Sem nome %281144 x 250 px%29