A cozinha e a área de serviço merecem atenção especial. Medidas simples como direcionar o cabo da panela para dentro do fogão, evitam esbarrões e queimaduras. Objetos cortantes e equipamentos elétricos devem ser mantidos fora do alcance delas. Também ficam mais expostas a envenenamentos por ingestão de remédios, produtos de limpeza, inseticidas e outros venenos. Esses produtos devem estar tampados e guardados em locais fechados.
Para evitar os choques elétricos, coloque dispositivos que vedem as tomadas e oriente as crianças sobre os riscos de brincar perto dos fios da rede elétrica. De acordo com o Ministério da Saúde, em caso de contaminação ou queimadura, é importante nunca fazer a automedicação. É aconselhável procurar o pronto-socorro e, na ocorrência de envenenamento, levar o produto para análise da equipe médica.
O órgão também orienta para que as janelas dos apartamentos estejam com redes de proteção ou grades. É recomendado não deixar móveis posicionados abaixo delas. Pisos molhados também são um risco para acidentes domésticos.
Da Agência Brasil
GERAL
Ministério alerta sobre adoção de medidas que evitem acidentes com crianças nas férias
O mês de janeiro é para muitas crianças o período mais aguardado do ano. Com as férias escolares, grande parte delas fica mais tempo em casa. Para os pais ou responsáveis, é preciso redobrar a atenção, pois os riscos de acidentes domésticos nesta época tendem a aumentar. Curiosas, elas acabam tocando, cheirando e até colocando na boca as coisas que encontram pela frente, o que pode representar um grande perigo, principalmente para os mais novos. No entanto, segundo o Ministério da Saúde, acidentes infantis podem ser evitados com atitudes de prevenção.
Mais lidas
- 1Primeira Conferência Municipal de Igualdade Racial de Toledo reúne lideranças e fortalece políticas públicas
- 2Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica
- 3Abertura do II Simpósio de Pesquisa da FAG Toledo contará com cinco mesas temáticas
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
Últimas notícias
- 1Eficiência reprodutiva em vacas de corte depende de manejo sanitário e nutricional adequado, defende especialista
- 2"Quem é o Próximo a Morrer pelo Haiti?"
- 3Dia Internacional das Cooperativas: Roberto Rodrigues aponta cooperativismo como solução para desafios globais
- 4Boletim semanal informativo da dengue é divulgado pela Saúde em Toledo
- 5Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”