“A comunidade esportiva abraçou a ideia que tínhamos de que divisão A é rendimento e que a divisão B pode ser rendimento, mas o foco principal é a participação nas regionais. Empiricamente nosso resultado foi excelente”, disse o chefe da Divisão de Esporte de Rendimento, José Alberto de Campos
Os Jogos da Juventude vão ser realizados nos mesmos moldes dos Jogos Abertos. Em 2012, na nova proposta, os Jogos Abertos foram realizados nas fases regionais em finais de semana, o que possibilita a participação maior de atletas que tem compromissos profissionais. Outra novidade foi a separação das fases finais em datas e sedes distintas. A Divisão B, com os campeões de cada regional das modalidades coletivas, foi disputada em agosto em Foz do Iguaçu, enquanto a Divisão A, com os melhores das modalidades individuais e a elite das modalidades coletivas, foi realizado em setembro em Maringá.
SEDES – Para este ano, as sedes já estão definidas: nos Jogos Abertos na divisão A, Cascavel vai sediar mais uma vez a grande festa esportiva. A última vez que os JAP estiveram lá foi em 2008. Na divisão B, Apucarana foi escolhida para receber os campeões das 12 regionais esportivas do Estado. Os Jogos da Juventude tem sede confirmada em Umuarama, mas escolha da cidade sede da divisão B ainda não foi homologada. Para os Jogos Universitários, em que a Secretaria do Esporte faz parceria com a Federação Paranaense do Desporto Universitário, a cidade sede é Campo Mourão.
José Alberto Campos salienta que a separação das divisões pode incluir no rol de cidades-sedes municípios com menor envergadura esportiva. “Com a separação de sedes e datas, já está certo que o badminton vai estar nos Jogos Abertos, tiro esportivo já voltou. Na divisão B vai ser modalidade integrante o kickboxer, e o boxe terá em 2013 uma participação como apresentação, assim como o futebol sete, o antigo futebol suíço. Outra modalidade a ser estudada é o skate, mas somente para os Jogos da Juventude.”
A Secretaria do Esporte também já publicou o calendário oficial das suas atividades esportivas para 2013. A fase regional dos Jogos Abertos deve acontecer entre 13 a 16 e de 20 a 23 de junho e a fase final da divisão B em Apucarana de 23 a 29 de agosto. A fase final da divisão a dos JAP's será em Cascavel de 22 a 30 de novembro.
Os Jogos da Juventude terão suas fases regionais de 19 a 25 de julho com as fases finais da divisão A em Umuarama de 18 a 26 de outubro, e a final da divisão B sem sede definida entre os dias 20 a 26 de setembro. Entre 12 a 18 de julho em Campo Mourão acontece os Jogos Universitários do Paraná.
Da AE Notícias
ESPORTES
Mudanças em jogos oficiais permitem inclusão de mais modalidades
Os jogos oficiais promovidos pelas secretarias do Esporte e da Educação tiveram mudanças em 2012 que continuarão neste ano para os Jogos Abertos e Jogos Escolares. Algumas alterações permitem a inclusão de mais cidades-sede e mais modalidades esportivas em algumas competições. Discussões com regionais do esporte diminuíram em um ano a idade para os participantes da divisão B, dos Jogos da Juventude. A mesma equipe que subiu de divisão vai estar com o mesmo grupo de atletas para compor a elite, melhorando a qualidade técnica da divisão A.
Mais lidas
- 1Primeira Conferência Municipal de Igualdade Racial de Toledo reúne lideranças e fortalece políticas públicas
- 2Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica
- 3Abertura do II Simpósio de Pesquisa da FAG Toledo contará com cinco mesas temáticas
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
Últimas notícias
- 1Eficiência reprodutiva em vacas de corte depende de manejo sanitário e nutricional adequado, defende especialista
- 2"Quem é o Próximo a Morrer pelo Haiti?"
- 3Dia Internacional das Cooperativas: Roberto Rodrigues aponta cooperativismo como solução para desafios globais
- 4Boletim semanal informativo da dengue é divulgado pela Saúde em Toledo
- 5Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”