Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

SAÚDE

Prefeito homologa concurso público para contratação de médicos e agentes de endemias

O prefeito Beto Lunitti homologou, na tarde de quinta-feira (3), o resultado final do Concurso Público realizado no último dia 26 de agosto de 2012 para contratação de profissionais para a área da saúde e agentes de combate a endemias. Foram homologados o concurso 02/2012 para o provimento de cargos efetivos, cargos de médicos e farmacêutico bioquímico, e também o concurso 01/2012 que prevê a contratação de empregados públicos para o emprego de agentes de endemias.

04/01/2013 - 12:30


Segundo o prefeito apenas no segundo dia de trabalho os encaminhamentos já estão sendo feitos para dar agilidade a solução dos problemas na área da saúde. “As equipes estão trabalhando, diagnosticando, produzindo relatórios de cada setor para que as providências sejam tomadas com o máximo de agilidade. Na campanha defendíamos que a saúde seria prioridade, e já está sendo a demanda número um a ser atendida”, argumentou o prefeito.
Conforme a secretária de Recursos Humanos, Marines Bettega, após a homologação já está autorizada a convocação dos aprovados, entretanto, ela explica que a convocação será feita conforme as necessidades e a prioridade estabelecida pela Secretaria de Saúde. O edital prevê 23 vagas na área médica, uma vaga para farmacêutico bioquímico e 3 vagas para agentes de endemias. Da área médica estão previstas contratações de 7 clínicos gerais,  3 pediatras, 1 neuropediatra,  1 neurologista,  1 oftalmologista, 7 médicos Estratégia Saúde da Família, 1 nefrologista, 1 otorrinolaringologista, 1 médico angiologista. Na área médica a carga horária varia de 20horas semanais a 40 horas. A secretária explica não serão convocados de imediato os profissionais, mas sim à medida que se estabelecerem as prioridades a serem atendidas. Dos últimos três concursos realizados em Toledo, foram aprovados 69 médicos, dos quais 27 desistiram e 42 foram contratados. Neste período, conforme a secretária, 28 dos médicos contratados pediram exoneração, restando apenas 14 servidores no setor.
O secretário de Saúde, Edson Simionato, reiterou que a partir da homologação feita pelo prefeito Beto Lunitti a secretaria irá avaliar as necessidades emergenciais para designar as convocações imediatas que devem acontecer conforme a necessidade. O secretário disse que a equipe está avaliando toda a situação de atendimento no sistema público. Segundo ele constatou-se a necessidade de se realizar uma reorganização dos fluxos de atendimentos. Siminionato afirmou que é preciso repensar atendimento das demandas tanto no Núcleo Integrado de Saúde Dr Jorge Nunes (Mini Hospital) como nas Unidades Básicas de Saúde. “O trabalho será feito em doses homeopáticas, a médio prazo conseguiremos reorganizar todo o sistema de atendimento, pois o  ponto nevrálgico não é somente o Mini Hospital mas também as demandas que surgem nas UBS e são direcionadas para o Núcleo”, explica o secretário de Saúde. Simionato avalia que a contratação de mais médicos contribui para a melhora no atendimento, mas é preciso agir também outras frentes como a reorganização dos fluxos das UBS.
CÂMARA TÉCNICA
Simionato informou ainda que a Câmara Técnica de Saúde criada durante a transição de governo será mantida, com o objetivo de avaliar constantemente a condução dos trabalhos e contribuir na construção de soluções para a saúde no município. “A saúde do município está doente e precisamos curá-la”, afirmou Simionato sobre os desafios. O prefeito Beto Lunitti endossou que a Câmara Técnica terá papel fundamental na avaliação dos problemas e continuará a ser um espaço de debate no qual a sociedade poderá emitir suas considerações e propor novos caminhos que garantam a qualidade no atendimento da saúde.

Da Assessoria - Toledo
Por Rosselane Giordani

Anuncio gene 2