A secretária de esportes e lazer, Marli Gonçalves Costa, explica que o plano de governo busca desenvolver novas políticas públicas para o esporte. Uma das metas do plano – conforme Marli - é o fortalecimento das associações. “Elas desenvolvem diversas atividades com os moradores dos bairros e devem ser vistas como um benefício para o Município”.
Outro projeto que deve ser desenvolvido pela Secretaria é a construção do alojamento de esportes do Município, com cerca de 15 salas. Marli comenta que por falta de alojamento, atualmente diversas modalidades esportivas enfrentam dificuldades ao tentarem trazer competições para Toledo. “Geralmente, as competições acontecem de terça-feira a domingo. O Município não pode parar aula para alojar as equipes nas escolas. Nós precisamos ter um alojamento em um ginásio e a ideia é no CCR. Há anos, a estrutura foi repassada para a Prefeitura de Toledo, com o objetivo de ser construído o alojamento no local. Infelizmente, até hoje não foi investido nenhum recurso por metas do governo anterior”.
Outro fator citado por Marli é desenvolver projetos esportivos e buscar recursos nas esferas Estadual e Federal. “Nós temos diversas ações que serão feitas nos quatro anos. É complicado afirmar que todas as mudanças acontecerão ainda neste ano, pois trabalhamos com um orçamento que não foi planejado por este governo”.
Marli – enquanto secretária – salienta que tem uma responsabilidade muito grande, porque ela representa os profissionais de educação física da cidade. “Irei dialogar com a categoria. Em janeiro, a maioria dos servidores está em férias, porém os que me procuraram foram atendidos. É daqui que tem que sair a política pública do esporte para o Município. É aqui que o professor deve ser ouvido. Acredito que teremos avanços que desejamos há tempo na Secretaria, desde o reenquadramento de profissionais. Por exemplo: não posso estar com ginásios fechados a noite ou com piscinas não sendo utilizadas aos finais de semana. Tenho que ter o contato com os professores para que isso funcione de acordo com o que pensamos. A receptividade está sendo boa e os profissionais que conversamos optaram por fazer este trabalho”.
A secretária afirma que em fevereiro, os profissionais retornam das férias e em pouco tempo a população perceberá algumas mudanças. “O que está dando certo no esporte não deve ser alterado. Nós devemos é ampliar e ser pontual onde não funciona”. Marli acrescenta que está fazendo um levantamento dos ambientes esportivos de Toledo para verificar as condições das estruturas. “Por exemplo: uma piscina foi construída no ginásio Euzébio Garcia. Nas aulas de hidroginástica em único horário são atendidas cerca de 60 mulheres, contudo, a estrutura possui somente três banheiros. Como colocar 60 mulheres para tomar banho? Não adianta ter estrutura física e não ter funcionamento”.
Outro exemplo apresentado por Marli é a prática de esportes em todos os bairros. “Uma criança não poder sair do Jardim Europa para praticar algum tipo de esporte no centro da cidade. Temos que fazer com que a modalidade chegue ao bairro”.
Com relação ao o quadro de servidores, Marli explica que alguns profissionais estavam cedidos para outras secretarias e agora voltam a atuar no esporte. “Nós precisamos de profissionais que atuem na quadra, no campo ou na piscina, enfim precisamos de profissionais que atendam a população. A Secretaria visa que o profissional – seja no esporte de rendimento, base ou lazer – esteja atuando em sua área”.
Marli afirma que aos poucos a população vai perceber a execução do plano de governo do prefeito Beto Lunitti e vice Pelanka. “É preciso somente ter um pouco de paciência que tudo será encaminhado. Nós devemos pensar no esporte como benefício público para a criança, o adulto, o idoso e a pessoa com deficiência, enfim temos uma amplitude grande do que precisa ser feito”.
ESPORTES
Esporte deverá interagir com demais secretarias. Promover qualidade de vida da população é o objetivo, afirma secretária
Há muito tempo a relação entre os benefícios promovidos pelo esporte a saúde, educação, meio ambiente e outras áreas são discutidos por especialistas. Diversos argumentos apoiam a ideia de o esporte promover uma melhor qualidade de vida à população. Esta qualidade de vida por meio do esporte é almejada pelo prefeito Beto Lunitti e vice Pelanka. A secretária de esportes e lazer, Marli Gonçalves Costa, afirma que diversas atividades e novos projetos serão desenvolvidos no mandato. “O esporte não uma atividade única ou final. O esporte é o meio. Por isso, pretendemos interagir com as demais secretarias buscando melhorar a qualidade de vida da população toledana”.
Mais lidas
- 1Primeira Conferência Municipal de Igualdade Racial de Toledo reúne lideranças e fortalece políticas públicas
- 2Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica
- 3Abertura do II Simpósio de Pesquisa da FAG Toledo contará com cinco mesas temáticas
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
Últimas notícias
- 1Eficiência reprodutiva em vacas de corte depende de manejo sanitário e nutricional adequado, defende especialista
- 2"Quem é o Próximo a Morrer pelo Haiti?"
- 3Dia Internacional das Cooperativas: Roberto Rodrigues aponta cooperativismo como solução para desafios globais
- 4Boletim semanal informativo da dengue é divulgado pela Saúde em Toledo
- 5Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”