Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Calor excessivo: fique atento para os danos à saúde

Com a chegada do verão é comum que a temperatura do ambiente suba. Porém, a atenção deve ser voltada para os danos que o excesso de calor causa ao organismo. Embora o corpo humano tenha mecanismos para regular a temperatura, com a exposição ao calor as pessoas podem notar sintomas como: fraqueza, ansiedade e irritabilidade. Em casos mais graves, desidratação, erupções na pele, câimbras e insolação são inevitáveis.

09/01/2013 - 13:59


Segundo Fernando Roman, médico cooperado à Unimed Costa Oeste, a mortalidade por “síncope” ou inconsciência do calor pode atingir até 50% das pessoas expostas à temperatura excedida. “Esses dados estão associados às crianças, idosos e indivíduos com insuficiência orgânica grave”, complementa o médico.
Prevenção
Alguns cuidados devem ser tomados na exposição prologada ao calor: use protetor solar, opte por roupas de cor clara e tecidos leves - que permitem a transpiração - evite o consumo de bebidas alcoólicas e alimentos de difícil digestão, realize atividades físicas em horários que a incidência solar for menor e, principalmente, beba água constantemente - mesmo que não sinta sede - para manter o organismo hidratado.
Para ajudar
Pessoas próximas podem auxiliar indivíduos que apresentem alguns sintomas de excesso de calor. “Em caso de insolação, a vítima deve ser levada imediatamente para um local arejado e com sombra, além de receber a hidratação via oral para repor líquidos perdidos”, observa o médico. “Compressas com soro fisiológico podem ser aplicadas em queimaduras solares, para aliviar a inflamação da pele”, complementa Roman. Porém, nada substitui o tratamento médico. “Essas são medidas que podem ser adotadas no momento que os sintomas se tornam visíveis. Mas, não substituem uma avaliação profissional de um médico, que pode indicar o melhor tratamento para uma total e rápida recuperação”, finaliza o Roman.

Da Assessoria

Anuncio gene 2