Eles serão instalados no Memorial da Cerâmica, implantado em Novo Sarandi para resgatar e valorizar o trabalho dos ceramistas naquela região da cidade. A região chegou a contar com mais de uma dezena de cerâmicas, boa parte delas hoje desativadas, e foi uma das principais fontes de renda e geração de empregos da região.
O Memorial, logo na entrada do distrito, preserva uma chaminé antiga existente no local, com cerca de 50 metros de altura. No local, em 1961, funcionou a antiga Cerâmica Ipê. A atividade foi uma das mais importantes da economia do distrito e hoje, das sete cerâmicas existentes no município, seis estão localizadas no distrito.
O Memorial da Cerâmica consiste em um portal de acesso e caminhos até a chaminé, que será preservada. O local também conta com ajardinamento, bancos e iluminação. O espaço será agora enriquecido com os novos equipamentos utilizados nas cerâmicas antigas, como maromba, prensa, cortador de tijolos, entre outros.
Conforme o administrador distrital, Odair Macari, o espaço é bastante apreciado pelos moradores, que freqüentam o local para passeios e contemplação. Bem iluminado, o Memorial também pode ser visitado à noite, com total segurança.
Da Assessoria - Toledo